HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

PEQUENO PAPO DE PEDIGREE - A LINEARIDADE


Sempre dei muita importância a linearidade, isto é, para mim as coisas tem que ter um principio, um meio e um fim, O que para um arquiteto como eu, representam um projeto. Para outros, simplesmente a lei natural das coisas. Não importa. O importante é que a nossa reconhecida impotência diante do reino da genética - uma ciência inexata - nos faz pensar que certas coisas quando acontecem mais de uma vez, podem ser o prenuncio de algo que poderá vir a acontecer novamente. Não existem garantias. Mas pelo menos, maiores probabilidades.

Existem pedigrees cuja ineficiência funcional pode ser vista a olho nu. Outros, dão a mesma impressão, principalmente aqueles cujas duas primeiras mães demonstraram ineficácia em pista. Eles caem para catálogos mais fracos e como existe gente, que ainda elimina uma determinada potencial reprodutora pelo simples fato, de suas duas primeiras mães não terem apresentado valor locomotor, para ali são dirigidos. É uma realidade, porém, o número de elementos de esfera clássica, cujas duas primeiras mães nada fizeram em pista, criados por HH Aga Khan, Prince Khalid Abdullah, Ogden Phipps e Paul Mellon, é por demais significativo. Mas todos estes tinham uma coisa em comum: perfeita simetria genética, linhas baixas acima de qualquer suspeita e duplicações em égua que de alguma forma fizeram uma diferença no breeding-shed.

Um exemplo recente de um ganhador de grupo na Argentina, chamado Il Fornaio, me faz pensar que nós, que disputamos carreiras em um centro menos competitivos que a Europa, Estados Unidos, Japão e Australia, não podemos abrir mão desta hipótese.

Vejamos o caso de Istishaary - mãe de Il Fornaio - que não correu, filha que era de Eshaadeh que sequer se colocou. Para muitos o mapa do inferno. Pois bem, Istihaary tinha como pai o ganhador dos 2,000 Guineas e Champion Stakes, Haafhd, este um descendente da linha 9-e, de bom pedigree, sem que este possa ser considerado fashionable. Outrossim Eshaadeh era uma filha de Storm Cat, numa ganhador de apenas 3 carreiras, esta por Mr. Prospector na grande chefe de raça Height of Fashion - uma das melhores correntes da linha 2-f, que é de conhecimento público eu ter insano respeito.

Haafhd descende por linha direta de Unfuwain - seu avô - que se trata de um filho de Height of Fashion. Desta forma o que era interessante passa a ser excepcional, pois, estamos com uma égua, que além dos atributos já citados, tem uma duplicação em Height of Fashion. E ela acaba de provar em seu primeiro produto, sua capacidade de transmissão. 



Como esta, existem várias saídas de campanha e vendidas em Tattersalls em Julho.

Não quero com isto subir ao púlpito e pregar, que a ineficiência das duas primeiras mães em pista é algo louvável. Pelo contrário. Mas que a estrutura genética, sobre uma linha materna consagrada e ainda contendo uma duplicação desta envergadura, mesmo tendo a presença de duas primeiras mães ineficazes em pista, pode florir e dela brotar um cavalo de poderio locomotor bem acima da média.