HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PONTO CEGO: O ESCAFANDRISTA DA AURORA


Estou de volta a minha casa, depois de uma breve visita ao Brasil. E ainda no avião vim pensando, em certas coisas, e por que em minha visão elas acontecem. Sou ainda daqueles que acredito, que as coisas não acontecem por acaso. Só na loteria. Algo a induz para que aconteça. E, em meu ponto de vista, se você der uma ajudinha, pode ser até que ela aconteça a seu favor.

Gostaria de explicar uma coisa, que vejo as vezes confundir-se na mente alheia, mesmo entre aqueles que acreditam na tese da importância da estrutura genética, principalmente na mãe do produto. Esta estrutura genética, formada, pelos avô maternos, e os pais de segunda, e terceira mães, é de suma importância e a simples presença de um eletricista, que de alguma forma possa cortar a transmissão de energia de uma linha materna consagrada,  compromete a performance, daquele que é de seu interesse.

Quando se adquire uma reprodutora, aquele que é o avô materno, passara a ser no produto, o pai da segunda mãe, da mesma forma que o pai desta referida reprodutora ocupará a posição de avô materno. Logo vic~e quando seleciona uma determinada éguas, terá que fazer esta mudança de posições em sua cabeça, já que é na verdade, o futuro potro, o objetivo de sua aquisição.

Vamos a um exemplo prático. Selecionei e adquiri para o Stud Colorado, uma reprodutora filha de Galileo, mas o plus da questão, era o fato dela ser uma 8-f, com mãe Machiavellian e segunda mãe Irish River.

Na época, arrisquei no fato de tanto Galileo, quanto Machiavellian, serem ainda jovens para se ter uma verdadeira ideia do que poderiam vir a ser futuramente, nas posições de avô e pai de segunda mãe, respectivamente. Não tinha duvidas sobre a solidez de Irish River, que é um dos mais importantes pais de terceira mãe a níveis globais. Este ano conta dom nove individuais ganhadores de grupo e esta entre os 15 maiores nesta posição. E arriscar em Galileo, é sempre mais sólido e menos perigoso. do que fazê-lo em um Zé Mané qualquer.

O tempo passou e Southern Blues, vai para seu terceiro produto. Todos sem exceção que agradam sobremaneira e a visão que tenho hoje de Galileo e Machiavellian, é de que o passo tenha sido bem dado na ocasião. Machiavellian, embora ainda jovem, é o pai das segundas mães de Avenir Certain e Charm Spirit, que indubitavelmente disputarão, sem outras adversárias, o cetro de melhores três anos em solo francês. Outro fato que agrada a primeira vista, é o de Charm Spirit ter como avô materno Montjeu, outro Sadlers Wells como Galileo o é. Avenir Certain, tem como avô materno a Darshaan, o que também ajuda.

Lembro-me muito de uma coluna do incomparável Sergio Porto, mais conhecido como Stanislaw Ponte Preta. Era sobre um amigo seu a quem reconhecia como o Escafandrista da Aurora. O dito cujo tinha a capacidade de ver o detalhe e a beleza das coisas, principalmente bêbado e já perto do amanhecer.  Não conseguia explicar o por que. No máximo apontar a direção a um amigo, de forma que este reconhecesse a singeleza de certa situação ou coisa. Talvez instinto. E é isto, exatamente o que tento fazer.

São os pequenos detalhes que podem de alguma forma lhe dar o plus, que todos nós - sem exceções - necessitamos para estar um degrau acima na criação. Comprar uma Galileo por comprar, já ajuda. Outrossim, se você puder ter certeza que existe algo mais em seu pedigree, que possa faze-la não apenas ser mais uma, porém um must, ajuda. E não custa absolutamente nada. Apenas observação e um certo grau de risco previsível.