HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 26 de maio de 2016

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: UM PEDIGREE PITORESCO

O final 200 metros de Jet Setting e Mining, nesta última versão do Irish 1,000 Guineas em the Curragh, foi aquilo que chamo de épico. David contra Golias. E como na Bíblia foi aquela que ninguém esperava, a ganhadora. Parecia que a grande favorita iria passar de passagem por sua adversária, uma verdadeira patinha feia, mas no turfe as coisas nem sempre acontecem como deveriam acontecer. Ou pelo menos da forma que você acredita que deva acontecer. As duas se desprenderam das demais e juntas seguiram cabeça a cabeça até o disco, com a patinha feia, levando a melhor.

Não sou daqueles que para tentar justificar algo, venho aqui e escrevo que a ganhadora do One thousand guineas de Newmartket criada em purpura, não ganhou por isto, ou por aquilo. Nada houve, a não ser o fato que Jet Setting engrossou e mostrou que naquele domingo, ninguém a ultrapassaria nos metros derradeiros.

Evidente que para o analista, analisar o pedigree de Miding é mais fácil. Existem razões de sobra, para ela ser o que é. Mas em relação a Jet Setting, não me parece ser tão fácil assim. E vocês sabem que justificar um pedigree, já é uma coisa subjetiva por definição. Um pedigree pitoresco, passa a ser uma tarefa quase que impossível.

Jet Setting não é nenhuma matunga. Ganhou três de seus oito compromissos, inclusive o preparatório para os 1,000 Guineas em Leopardstown, com 200 metros a menos. Trata-se de uma descendente de Danehill em mãe por um descendente de Storm Cat, o que viabiliza se dizer que se trata de um cruzamento altamente moderno. Porém, seu pedigree me parece complicado. Não é a toa que custou 7,000 Guineas como desmamada e creio que não mais de 12,000 quando em treinamento e após perder suas quatro primeiras provas. De um esquema de primeira linha.para um de segunda, cristalizou-se em sucesso. Como explicar? Não serei eu a fazê-lo.

Na procura de pontos de força em seu pedigree, cremos que o fato de ter quase um binômio mágico pode ter influindo em sua performance. Ela é Mr. Prospector 5x5. Northern Dancer 5x6x6 e seu pai Fast Company é imbreed em Buckpasser, o que quase configura um tripé mágico, da forma que uma vez já discuti por aqui. Aquela de quem não tem cão, tenta um gato. Se este gato tiver mais cinco casos, como os dois que vislumbrei este ano, passa a ser um gato importante...

Ter uma mãe Johannesburgo, cuja estrutura genética é formada por Pivotal, Lear Fan, Tap on Wood, em familia B3, igualmente não ajuda a consolidar uma análise do porque. Por isto, seu pedigree deve ser cognominado, na melhor das hipóteses de pitoresco.

Fast Company foi um seguro dois anos, que venceu dois de seus três compromissos, sendo segundo - quando era ainda invicto - no Dewhurt Stakes (Gr.1) a meio corpo de New Approach, que viria a ganhar o derby, e ser o lider de sua geração. Com a primeira geração nascida em 2012, Fast Company já contando com três ganhadores de grupo, dois deles este fim de semana, e creio que assim ele demonstra que em termos de precocidade e velocidade, de alguma forma está se impondo. O que para um reprodutor cujo serviço não trás multidões em sua direção, em apenas 4,000 libras, é na verdade um plus.

E os outros dois graduados de Fast Company? A que contas andam? Devonshire, ganhadora na vespera, de uma prova de graduação 2, foi terceira no Irish One Thousand Guineas (Gr.1), ano passado e também não conta com uma estrutura genética materna das mais convincentes. É filha de uma Trans Island, em mãe Nordico-Diesis-Exclusive Native num ramo mambembe da 22-d, que conta como seu maior atrativo um imbreed no velocista Sharpen Up na razão 4x4x5 e outros imbreeds em Northern Dancer e seu filho Danzig.

Baitha Alga, também ganhadora de graduação dois, apresenta as mesmas duplicações em Northern Dancer e seu filho Danzig, numa mãe Fastastic Dancer, cuja estrutura genética é formada por Danzig-Prince Tenderfoot- Never Say Die, numa corrente da comportada linha 13-e.

Portanto, falando-se francamente, eu acho que o segredo do pedigree de Jet Setting, é mesmo seu pai, que além dos já citados imbreeds em Northern Dancer e Buckpasser, apresenta uma duplicação, que em meus estudos já verifiquei que funciona, o na égua Mixed Marriage, mãe de Atan - o pai de Sharpen up - e de Tamerett - a avó de Gone West.

Muita gente não tinha Fast Company em sua lista de possibilidades, mesmo ele sendo um Danehill Dancer em mãe Zafonic. Era um elemento descendente da famila 52 e que pintou precoce, mas sem nenhuma efetividade aos três anos, já que nem correu. Mas creio que depois deste fim de semana, esta forma de pensar, foi dispensada...