HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

quarta-feira, 27 de julho de 2016

MINIMO PAPO DE BOTEQUIM. QUEM NÃO TEM BANCA, NÃO SE ESTABELECE


Não vem muito ao caso, mas outro dia um leitor me perguntou por que publico, ma maioria das vezes, fotos de praia oi de haras, no inicio de meus artigos, E eu respondo. São os dois lugares que me sinto melhor, principalmente quando estou sózinho.

Daqui a algumas horas teremos um dos embates que mais me chama a atenção dentro do calendário turfistico europeu. A milha do Sussex Stakes, que na verdade é a primeira confrontação dos de diversas idades nesta distância. E é, com cetreza, o ponto alto do rápido mas muito bom meeting de Glorious Goodwood.

E nesta edição estarão presentes os três elementos que provaram ser os melhores três anos da geração nascida em 2013. Galileo Gold (Paco Boy em mãe Galileo) , Awtaad (Cape Cross em mãe Shamardal) e The Gurkha (Galileo em mãe Danehill Dancer). Há de se convir que são três estruturas primárias que genéticamente, devem der consideradas, do mais alto padrão. 

Galileo Gold, o meu favorito, ganhou os 2,000 Guineos de Newmarket e o Sr. James Palace Stakes de Royal Ascot, sendo ainda segundo para Awtaad, no Irish 2,000 Guineos de Curragh. Awtaad, herói em Curragh, foi terceiro no St, James. Emquanto The Gurkha, que venceu os Guineos franceses - a Poule d´Essai des Poulains ano disputada em Deauville - foi segundo no reprodutor St. James. E agora no confronto onde haverá a participação dos mais velhos, decidirão quem é o melhor três anos milheiro.

Eu acima escrevi tratarem-se de três estruturas primárias que geneticamente estão num nível superior. The Gurkha é filho do mais importante reprodutor deste século, num dos mais importantes avôs maternos atuais, sendo que com isto nos brinda, com o nick do momento. Galileo Gold, tem similar estrutura básica a de The Gurkha, só que na ordem inversa, Sendo que Paco Boy, seu pai, foi segundo no Sussex Stakes e ganhou o Lochinge, a outra milha de confronto entre gerações que pode ser considerada do mesmo nível do Sussex Stakes. E Awtaad e um filho do consagrado Cape Cross, ganhador do Lockinge, no não menos consagrado Shamardal, ganhador não só do St. James, como também das duas primeiras provas da triplice coroa francesa, a Poule e o Prix du Jockey Club.

São três grandes estruturas, geneticamente ligadas a milha. Extremamente pontuais em distância e tendo como base, apenas três chefes de raça, Danzig - por seus filhos Green Desert e Danehill - Sadlers Wells - por intermédio de Galileo - e Storm Cat - via Shamardal. 

Pergunta. onde estão os Hyperions, Blandfords e St. Simons? Não pecam tempo em tentar acha-los, pois, há muito já se foram. Existem sim alguns remanescentes que lutam ferrenhamente por suas respectivas sobrevivências. Mas o turfe europeu, não está moldado de sobreviventes. E sim de elementos que possam transmitir a nova classe que o calendário moderno exige.

Vou ainda mais longe. Hoje, no altamente competitivo turfe europeu, não há grandes espaços para improvisações. A estrutura primaria tem que ser genéticamente formada, acima do patamar muio bom e além disto tem que estar moldada à distância em que se quer chegar. Não exisrem mais improvisções e muito menos apelo a sorte ou ao acaso. Ou como diria võ Adelina, em sua roda de poker, quem não tem banca, não se estabelece.