HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 16 de julho de 2016

PAP0 DE BOTEQUIM: DECISÕES ABRUPTAS


Existem sempre, varias maneiras de resolver um problema, contudo a melhor de todas sempre será aquela que tenha o melhor senso. Soluções abruptas, cessam a sua capacidade de elevar o problema temporário ao nivel de solução permanente. Criam, na verdade, outros problemas, que consequentemente exigirão outras soluções. E a coisa vira, de uma hora para outra, uma bola de neve, montanha abaixo. Mas dependendo do problema, de alguma forma você tem que criar mecanismos que ajudem a ater as soluções.

No final do século XVIII, os Estados Unidos da América sofreu sua primeira grande depressão, muito proviniente da guerra civil, entre o sul e o norte. Além, do sul ter sido arrasado, as feridas nunca cicatrizaram e nem a morte de Lincoln, alcalmou os dois lados. 

A única solução seria outras formas de riquezas e ela foi encontrada no Estado de South Dakota, nas chamadas colinas negras. Porém, estas terras tinham um dono. Era exatamente onde estavam os indios Sioux. Grant, agora elevado a categoria de presidente, achou que a melhor forma de suavisar o problema, era comprar as terras de Touro Sentado e fez uma proposta milionária. Seis milhoes em expécie e novas reservas ambientais. Touro Sentado, que sentado estava até então, mas longe de estar adormecido, levantou-se reuniu todas as tribos, montando assim um exército de 6.000 guerreiros, pois, sabia que sua recusa não seria bem recebida pelo governo dos brancos.  Entre as tribos, havia a de Cavalo Louco.

Precionado por Sherman, Grant possibilitou a ida de seu rival politico, Custer e 1,500 soldados, para fazer o Touro voltar a sentar. Custer cometeu um erro de avaliação simples: 6.000 é um número bem maior que 1,500 e não satisfeito com este detalhe, dividiu suas tropas em três esquadrões. O que sucedeu? A batalha de Little Big Horne, onde as tropas federais foram dizimadas em questão de horas, Custer morto e a moral do exército do norte, tremendamente afetada, já que agora havia além de Jessie James incitando os sulistas, um touro estava sentado sobre eles. Moral da história: nova guerra estava armada.

Sherman, o braço direito de Grant, passou a um segundo plano. Onde haviam 6000 guerreiros, haveriam também grandes necessidades de um amplo suplemento de comida, para saciar guerreiros e suas familias. Este suplemento era os bufalos. Animais pré-históricos mas lhe garantiam com sua carne comida e o calor de sua pele, a sobrevivência nas temporadas frias, Sem provisões 6,000 valeria menos que zero. Caçadores foram contratados para dizimar com a grande manada de bufalos.Entre eles um chamado Wyat Earp. Mais de 3,000,000 foram abatidos, num curto espaço de tempo. Acabada a comida, os indios deveriam se render. Moral da história Touro Sentado seguiu em direção ao Canadá com 5,000 guerreiros e Cavalo Louco ficou na retaguarda com apenas 1,000 guerreiros e acabou tendo que recolher o remanescente de sua gente, nas reservas ofertadas anteriormente por Grant.

Mas neste interim, com as tropas ainda preocupadas em vencer a rebelião indigena, Jessie James virou assaltante de banco e Billy the Kid, transformou-se num bandolero que roubava o gado, que passou a ser a nova comodity requerida para alimentar esta nova população.

Sim porque, embora os brancos dominaram a região e exploraram o ouro de que tanto necessitavam, igualmente passaram a conviver com o mesmo problema. Não tinham também o que comer e foi assim que nasceu a industria da criação de bois nos Estados Unidos, valendo-se das pradarias do Oeste, ainda quase selvagem. Até ali apenas o Texas era produtor de gado.

Como se vê, um problema mal superado em seu inicio, o leva a meias soluções, que se transformam em outros problemas, configurando-se assim, a aqui chamada de bola de neve montanha abaixo.

Tenho clinte que são vidrados em velocidade, e quando tento apresentar a um pedigree diferente daqueles que está acostumado, imediatamente há uma rejeição. Não adianta tentar explicar que se Danehill caísse nas pencas, poucas seriam as chances dos Light Horse Harrys, mas não adianta. Se no pedigree que você oferecer, não tivar um Carson City, um Music Prospector, ou um Mt. Livermore, narizes serão imediatamente torcidos.

Nunca especializei-me em velocidade, embora tenha criado a Preta do Mangueirão (Cat´s Night) e tenha selecionado e importado Tiger Heart e Music Prospector, ambos para o Brasil. Três nomes de altíssimo respeito nas provas de duração curta. Pouco ou nada sei deste tipo de corrida, mas uma coisa para mim sempre foi bastante clara. A velocidade por maior que se apresente, sem classe, torna-se incapaz de leva-lo a lugar algum.

Não podemos analisar o pedigree de um cavalo de corrida de forma pontual. Seria simples demais. Tem Mt. Livermore, toma velocidade. Temos que sim captar quais seus pontos de força e tratar de supor do que eles serão capazes de fazer, quando juntos em uma mesma equação genética. Esta seria a forma correta de tratar deste problema. Sem subterfujos.

Mas existem casos que se tornam quase que pontuais, pela forma pontual que se aplicam, Por exemplo, os Galileos. Eles pontuam independentemente da estrutura genética a ele ofertadas. Isto seria um caso tipico da dominância. Outro exemplo, mais afastado do paraíso? Kitten's Joy. De Galileo falaremos amanhã. Hoje fiquemos com Kitten´s Joy.  

Meus amigos, eles correm na grama e vão a distância aqui nos Estados Unidos como exímia frequência. Diria até poder ser ele considerado um dos reprodutores de maior capacidade de transmissão de stamina clássica na grama, entre os reprodutores em serviço no continente norte-americano. Mas o que ele fez semana passada, ultrapassa a compreensão inicial que lhe é dada no mercado.

Hawkhill, um de seus três anos, um dos poucos em campanha em slo europeu, bateu aos mais velhos, no prestimoso Eclipse Stakes de Sandown, Na distância de 2,000 metros, que é para os norte-americanos a clássica por excelência. Logo, mesmo na seara dos Galileos e Sea the Stars, ele prevalesceu. O que isto representa? Que Kitten's Joy passou agora a ser visto, como um reprodutor internacional.

O fato de sua mãe ter Roberto no pedigree, apenas confirma aquela nossa antiga tese, que elementos filhos de Kittens Joy, com imbreeds em Roberto, tem levado vantagem sobre os demais. Todavia, mais importante ainda parece ser notado, que éguas, e estruturas de criação e treinamento, foram criados por seus responsáveis, para respalda'lo. E acreditem funcionou.

Porque a foto de Forestry ? Nenhuma razão maior, apenas a achei interessante...