HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

sábado, 30 de julho de 2016

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: CADA REI EM SEU REINADO


Grandes forças da natureza agem de formas diferentes, em distintos mercados. Galileo com 23 individuis ganhadores, é o rei da Europa. Eu diria que deep Impact com 18, impera na terra do sol nascente. E o que dizer de Tapit com 10 ganhadores? Ele pode não ser o presidemte dos Estados Unidos, mas parece ter plenos poderes, nestas últimas três temporadas..

Fico pensando por que isto acontece, já que Galileo no inicio de sua carreira fez shuttle com a Australia, e quase passou a desapercebido. Isto apenas nos induz a pensar que tribos, por mais prepotentes que possam ser, são escravas dos habitats, onde se desenvolvem. Levando-se em conta que habitat, não é apenas as condições de criação (pasto, bóia, lida), mas igualmente as éguas, o treinamento e a forma de se adptar aos diversos calendários.  Em alguns mais significativamente que em outros, isto é nitidamente notado. Desculpem, mas isto não é uma opinião. Isto é um fato. Consubstanciado em números. Aqueles tais que podem exagerar, mas nunca mentir. 

O mundo é redondo, mas tem dois hemisférios e até terras longinquas. Os Buckpasser e os Caros reinam na América do Sul. Os Halos, no Japão e na Argentina. Até pouca décadas atrás os Hyperions tinham seu último reduto na Australia, hoje terra de Danehills. Volto a perguntar: seria isto normal? É, porque acontece frequentemente. 

Danehill é o primeiro grande exemplo de um cavalo capaz de exalar classe nos dois hemisférios que passou. Na Europa e na Austrália. Porém, guardadas as devidas proporções, existem quatro reprodutores hoje que não escolhem lugar. Seus filhos correm em qualquer ponto do planeta. São eles Footstepsinthe sand, Scat Daddy, More Than Ready e Lonhro.

Embora seu pai Giant´s Causeway tenha provado muito melhor aproveitamento no hemisfério norte, nos dois lados do Atlântico, Footstepsinthesand, provou-se em disyintos países, inclusive Argentina, onde fez shuttle. O que de alguma forma nega aquele velho ditado, que filho de peixinho, peixinho é. Olhem o resultado de 2016.

..........Footstepsinthesand
...............HESHEM (Gr.2-FR)
...............KASPERSKY (Gr.2-GER;Gr.3-ITY)
...............LIVING THE LIFE (Gr.3-USA)
...............ONENIGHTIDREAMED (Gr.3 - IRE)
...............SANDIVA (Gr.3 - USA)

Acho qie Scat Daddy foi uma das mais precoces perdas de nossa criação. Se foi muito cedo, outrossim, barbarizou no Chile, onde ganhou todas as estatísticas em que participou e pelo resto do mundo, já está provado que seus filhos correm. Olhem o resultado de 2016.

...............Scat Daddy
...................CARAVAGGIO (Gr.3-GB)
...................CELESTINE (Gr.1-USA)
...................DON LUCAS (Gr.3 - VEN)
...................EL BROMISTA (Gr.2 - CHI)
...................EL REY IVAN (Gr.3 - CHI)
...................KITCAT (Gr.1-CHI)
...................LADY AURELIA (Gr.2-GB)
...................PANZER BARCELONA (Gr.1 - VEN) 

E o que dizer do reprodutor que faz o seu LuiZ morrer de rir? Sei pai foi uma força da natureza na Argentina, talvez a maior de sua história, e não conseguiu fazer um reprodutor sequer. Com poucos anos nos Estados Unidos, pouco conseguiu, mas seu filho More Than Ready, internacionalizou seu nome, nos pedigrees de distintgos países.

..........More Than Ready
...............BOYTRON (Gr.2-GB)
...............CATCH A FIRE (Gr.2 - AUS)
...............EAGLE WAY (Gr.1-AUS)
...............HATORI HANZO (Gr.2-AUS)
...............IDEAL IMAGE (GR.3 - AUS)
...............KISS AND MAKE UP (GR.2 - AUS)
...............LIFES IMITATES ART (Gr.3 - USA)
...............PRIZED ICON (Gr.1 - AUS)

Olhem como Lonhro está se desenvolvendo em três distintos continentes, ele que recentemente deu inicio a um shuttle com a Inglaterra.


..........Lonhro
...............ESOSPHERE (GR.2 - GB)
...............GHISONI (Gr.2 - AUS)
...............HEATHERLY (Gr.3 - AUS)
...............OLD NORTH (Gr.2 - AUS)
...............SHAKHIMAT (Gr.3 - USA)
...............SOUCHEZ (Gr.2 - AUS)
...............THE CONGLOMERATE (GR.1-SAF)
...............WAWAIL (GR.3-AUS)

Não creio que haja nada de errado com o fato de um Galileo, de um Deep Impact e mesmo de um Tapit, terem sucessos apenas em seus continentes. Quisera eu ter um deles. Todavia para nós, que vivemos do shuttle ou então de cavalos off-broadway, esperar que uma cavalo nos de o que queremos, sempre é melhor se trabalhar com aquele que independe do habitat de onde tiver. ou arriscar num que pouco tenh dado no hemisfério norte, e no sul desabroche.

Cyllene foi o cavalo sem preço. Northfields ganhou estatísticas na Inglaterra. Cambremont na França. Giant´s Causeway no hemisfério norte. Pois bem, trazidos a centros menos desenvolvidos, como Argentina e África do Sul, não reeditaram aquilo que deles era esperado. Não diria que foram fracassos. mas não ficaram muito longe disto, acreditem.

Cantei a bola de Giants Causeway, e na verdade ninguém quiz me ouvir. Éguas foram transferidas para Argentina, a um processo de altíssimo custo, por lá ficaram por alguns meses, em condições inferiores a que tinham aqui, e trocando em miudos, quem foi se arrependeu. Quem não, é porque são que nem as mulheres personagens do Nelson Rodrigues: gostam de apanhar!