HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 31 de julho de 2016

PONTO CEGO: NUNCA AJUDE QUEM NÂO QUER SER AJUDADO

Nunca me esqueço de um dos ditos de vó Adelina. Nunca ajude quem não quer ajudado, pois, quem trabalha de graça, entra em desgraça.

E não é que a nobre senhora estava certa. Confesso que levei alguns anos para ter certeza disto, e é por isto não dou palpites. Dou consultoria. Mas para não perder o hábito observo coisas,  escrevo sobre elas, coisas que para um bom entendedor, servem como útil informação. Na última carreira de Very Nice Moon, comentei que não gostei de seu final. Vozes do além imediatamente clamaram que eu estava exagerando. A todos que consultei em São Paulo - e tenho o hábito de não consultar desavisados e abobados - senti que todos tinham o mesmo temor. Logo naquele angu, havia um caroço... Afinal, o desenlace da carreira fora aquém da égua que ela aparentava ser. Pois bem, ontem pela manha, voltando de minha caminhada na praia, recebo a noticia, não oficial que Very Nice Moon quebrou o joelho em trabalhos para a Taça.

Será que ela mancou no treino, ou fissurou na última carreira? Foram feitas chapas após a última carreira? 

Abro um parênteses. Houve por parte de nós profissionais ligados a Black Opal, uma certa hesitação, pelo final de English Major em sua última carreira. Foi um certo temor. Ele era a nosso conceito para passar de viagem e ganhar de El Shaklan. Um bom potro, mas que não nos metia medo. English Major dominou a carreira e venceu não deixando dúvidas ser ele o melhor potro da geração. Mas a pulga ficou atrás da orelha. Teria sido o estado da grama?  No dia seguinte chapas radiograficas demonstraram um pequeno problema no joelho que foi imediatamente sanado, mas que vai lhe custar alguns meses de campanha. Esta é a atitude profissional de quem tem um bom cavalo de corrida em suas mãos. Fecho parênteses.

Não se brinca com cavalo de corrida. Ainda mais aqueles poucos que são considerados bons. O profissionalismo tem que existir sempre em qualquer equipe. E o mais importante, de baixo para cima. Do proprietario ao escovador. Nada pode passar a desapercebido. Ou então a vaca vai para o brejo, pois, o craque chega a seu limite. O matungo, não, está sempre se defendendo, por isto se transforma num cinco anos sem vitória.

Quando fiz o comentário sobre Very Nice Moon, naturalmente posso não ter agradado a gregos ou a troianos. Não me importo. Era apenas uma observação. Outrossim, que me desculpem aqueles que me acham metido, uma observação de quem acompanha muitas carreiras pelo mundo, e não digo que tenha visto de tudo. Porém, diria que quase tudo.

Uma observação pode ter um recado embutido. Não foi o caso, mas se houver interesse, dos interessados, a coisa a fazer seria examinar Very Nice Noon, da orelha direita ao casco do posterior esquerdo, depois daquela carreira. Pois seu final, não foi condizente com o que ela havia apresentado até o momento. Se na equipe dela, ninguém notou ou achou um exagero de minha parte, um preço tem que ser pago. E se for veridica a noticia que recebi - e que muito me deixa triste - a conta já foi mandada. E o preço é bastante alto...