HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

sábado, 20 de agosto de 2016

PONTO CEGO: MEA CULPAS FARJUTOS

As desculpas esfarrapadas de Ryan Lochte - o mentiroso nadador norte-americano - me lembraram demais o falso mea culpa de Dona Dilma, dias atrás aos senadores. Escrito por terceiros e de forma impessoal, como aqueles que iriam ouvir, tratassem de retardados mentais. Que o idiota perca suas medalhas e patrocinio, pague multas, pelo muito que fez tentando denegrir ainda mais a imagem de um pais, que infelizmente o recebeu bem. E que dona Dilma seja expulsa da politica, pelo estado lastimável que se encontram tanto nossa economia, quanto nossa imagem internacional.

Como justificar, ou legitimar um ato de má fé, de coerção a inteligência humana, que aceite por imposição de uma desculpa esfarrapada e desta forma, de o seu perdão a quem não o merece?

Infelizmente vivemos em um mundo, que mentir parece ser uma alternativa viável, afinal se colar, colou.  Responder que não sabe no turfe parece não ser mais um sinal de honestidade profissional e sim de burrice em termos de marketing pessoal. Todos sabem tudo. Não ganham absolutamente nada, mas sabem tudo. 

No turfe os detratores do óbvio e os papagaios de almanaque, são muitos. Todos estes, estão no mesmo barco: o do se colar colou. Vivem da crensa que palavras bonitas e termos complexos, irão melhorar a performance dos cavalos que administram. E quando o resultado não vem, sempre há um treinador, um jóckey e mesmo a sorte, para pagar o pato.

O turfe de terceiro mundo vive de conhecimento e imaginação, já que financeiramente não temos como competir, com os grandes investidores internacionais. Agora, quando a imaginação é inexistente e o conhecimento, nenhum, fica-se a mercê da sorte o seu destino na atividade.

Não vou ser hipocrita, mesmo sendo um dos poucos que louvam as linhas maternas, - ou familias a quem sempre me refiro - acredito que possa existir a transmissão linear entre tribos, pois, se assim assim não o fosse, não haveriam os sires of sires, e as proprias familias formadas por grandes éguas, E uso como exemplo o segmento Northern Dancer-Sadlers Wells-Galileo, por ser o mais recente, é também por ser formado por três gerações, o que o torna mais sensacional. Quando esta transmissão linear não passa de duas gerações, como por exemplo no após guerra Nasrullah-Bold Ruler, ou no antes guerra Tourbillon-Djebel - muitas duvidas são levantadas. Northern Dancer talvez tenha sido um dos mais importantes sires of sires. Apenas Mr. Prospector acredito que lhe possa fazer frente, mesmo assim, guardando as devidas proporções. A Sadlers Wells, podem ser imputados quatro reprodutores. E como fica Galileo?

Há de se convir que ele se trata de um dos maiores de todos os tempos, mas quanto filhos podem garantir  sua sequência daqui para frente. Eu acho prematuro se discutir isto, pois, até os 15 anos, Sadlers Wells só havia produzido um importante reprodutor, El Prado, assim mesmo desterrado para os Estados Unidos, e nunca visto pelos europeus como algo de grande importância. O que me parece um erro. Mas como gosto não se discute.

Esta semana no Peru, o décimo filho de Galileo foi capaz de gerar a um ganhador de grupo na temporada de 2016. Parece-me que ainda a esta altura do campeonato, já ter dez filhos produtores de grupo, um índicio da possibilidade de Galileo ser um sire of sires. Ainda mais que um deles, é o fenomeno Frankel, que já conta com dois aos dois anos - produtos de sua primeira geração.

Yazamaan, foi um mero ganhador de duas carreiras, mas que trás em seu pedigree, uma duplicação em Special e imbreeds em Northern Dancer e Buckpasser.

.....Galileo
..........ALICE SPRINGS (Gr.1-GB)
..........BEACON ROCK (Gr.3-IRE)
..........BONDI BEACH (Gr.3-IRE)
..........CHURCHILL (Gr.3-IRE)
..........Cima da Triomphe
...............BESITOS (Gr.2-ARG)
...............MISSILE TOP (Gr.1 ARG)
..........DEAUVILLE (Gr.3-USA)
......... DECORATED KNIGHT (Gr.3-IRE).
..........FAUFILIER (Gr.3-USA)
..........FOUND (Gr.3 - IRE)
..........Frankel
...............FAIR EVA (Gr.3-GB)
...............QUEEN KINDLY (Gr.2-GB)
..........Heliostatic
...............QUE PESTO (Gr.3-ARG)
..........HIGHLAND REEL (Gr.1-GB)
..........HOUSESOFPARLIAMENT (Gr.3-GB)
..........IDAHO (Gr.1-GB)
..........MIDTERM (Gr.3 - GB)
..........MINDING (Gr.1 - GB)
..........MIZZOU (Gr.2 - GB)
..........MONDIALISTE (Gr.1-USA)
..........New Approach
...............BEAUTIFUL ROMANCE (Gr,2 - GB)
...............ELLIPTIQUE (Gr.1-GER)
...............NEW PREDATOR (Gr.3-GB)
...............POTEMKIN (Gr.3-GER)
...............SWORD OF LIGHT (Gr.1 - AUS)
..........ORDER OF ST. GEORGE (Gr.1-GB)
..........PHOTO CALL (Gr.3 USA)
..........PRETTY PERFECT (GR.3-IRE)
..........PROMISE TO BE TRUE (Gr.3-IRE)
..........Rip van Winkle
...............FIRST IMPRESSION (Gr.3- AUS)
..........Roderic O'Connor
...............EL SHAKLAN (Gr.3 - BRZ)
..........SEVENTH HEAVEN (Gr.1-GB/IRE)
..........SIR ISAAC NEWTON (Gr.3-IRE)
..........Sixties Icon
...............EPSON ICON (Gr.3-GB)
...............NANCY FROM NAIROBI (Gr.3 - USA)
..........Soldier of Fortune
...............REY DEL ROCK (Gr.1-CHI)
..........SWORD FIGHTER (Gr.2-IRE)
..........Teofilo
...............DIPLOMAT (Gr.2 - ITY)
...............HUMIDOR (Gr.3 - NZ)
...............PALENTINO (Gr.1 - AUS)
...............SACRED FIGHTER (Gr.1 - UAE)
..........SPECIAL FIGHTER (Gr.1-UAE)
..........THE GURKHA (Gr.1 - GB/FR)
..........THE UNITED STATES (Gr.1 - AUS)
..........ULYSSES (Gr.3-GB)
..........US ARMY RANGER (Gr.3 - GB)
..........Yazamaan
...............HANOMAN (Gr.3-PER)

Analisando-se o pedigree de Hanomaan, veremos que além dele ser imbreed em Mr. Prospector e duplicado em Lalun, seus pais, Yamazaan e Maricucha, possuem duplicações, respectivamente em Special - como já foi comentado - e em Grand Splendour. O que em minha maneira de ver, tem algum valor dentro desta transmissão clássica.

O que quero dizer, é que não é apenas usar um filho de Galileo, na reprodução, e achar que todo o trabalho será feito. Neste por menor não acredito que irá haver uma extenção da transmissão linear, advinda de seu pai, avô e bisavô. Vejam o que esta tribo vem conseguido aqui no baixo clero do hemisfério sul.

Rey del Rock, possivelmente um dos melhores fihos de Soldier of Fortune, no Chile, é imbreed em Northern Dancer e duplicado em Somethingroyal. El Shaklan, o segundo melhor potro em atividade na Gávea, é filho de Roderic O'Connor, possue duplicações em Natalma e é imbreed em Northern Dancer e Mr. Prospector. O quarto descendente de Galileo a ganhar prova de grupo na atual temporada no baixo clero do turfe do hemisfério sul - A América do Sul - foi Que Pesto na Argentina, e ele como filho de Heliostatic, trás em seu pedigree imbreeds em Northern Dancer e Nearctic. Não é necessário se mentir para convencer alguém. 


NÃO SÃO NECESSÁRIOS 
MEA-CULPAS PROTOCOLARES E FARJUTAS, 
PARA TENTAR EXPLICAR 
AQUILO QUE NÃO TEM EXPLICAÇÃO. 

Acredito eu, que meus leitores já estão suficientemente grandinhos, para tirar as suas próprias conclusões. Ainda mas, que nós não podemos nos dar ao luxo de esperar que um milagroso reprodutor aqui aporte e resolva todos os nossos problemas. A tranmissão linear existe, outrossim, não podemos depender dela, para melhorar genéticamente nosso plantel. 

Ixquenta, Maraton e El Shaklan são ainda apenas os três frutos maiores das nossas mais ousadas últimas importações, Holy Roman Emperor e Roderic O'Connor. Mas quantos filhos estes dois importantes reprodutores deixaram por aqui?