HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

PONTO CEGO: O FENOMENO CHAMADO URBAN SEA

Born to Sea

Sempre houve no mundo, em qualquer atividade que você desejar escolher, um movimento para eleger o melhor. As olimpiadas são um claro exemplo disto. Assim, quando se fala no cavalo do século, embora seja um movimento empirico, tenta-se na verdade coroar-se aquele que melhor desempenhou nas pistas algo que esteve acima de seus adversários.

Poucos são aqueles que tem a oportunidade de viver um século. E você precisaria no minimo nascer 15 anos, antes do inicio de um século e só morrer depois que este século viesse a terminar, para poder fazer uma análise exata de quem foi o melhor para aquele período. Isto deixa de ser empitico e passa a ser utópico. Afinal, acho que 115 anos, uma idade improvavel de ser vivida por um turfista.

Portanto, tento trabalhar no máximo com décadas. E a três das mesmas vejo Urban Sea como um dos maiores fenomenos já aparecidos neste mercado, o de cavalos de corrida. Na década de 90, ela ganhou o Arco, o que fez dela uma das maiores corredoras de todos os tempos. Na primeira decada deste século, ela veio a gerar a Galileo - seu terceiro produto - ganhador dos Derbies da Inglaterra e da Irlanda, além do King George VI e em sequência a mais cinco ganhadores de grupo, sendo um deles, Sea the Stars, igualmente ganhou o Arco. O que fez dela uma reprodutora de altíssimo nivel. Ai chegamos a atual década com Urban Sea sendo a mãe dos dois primeiros colocados nas estatísticas europeias de reprodutores por prêmios ganhos, Galileo e Sea the Stars. O que faz dela uma qualificadíssim dam of sires. Do mesmo nível que selene, Plucky Liege, Scapa Flow, Somethingroyal e outras poucas espalhadas pelo mundo.

Seu filho Black Black Sam Bellamy não pode ser considerado um  reprodutor bem sucedido, porém, Born to Sea, - seu último produto registrado - que impressionou a todos em sua brilhante estréia nos 1,200 metros do Blenheim Stakes e depois veio a ser segundo colocado para o quase triplice coroado Camelot, no Irish Derby (Gr.1), tem seu primeiro filho graduado no hemisfério norte.

A titulo apenas de ilustração Usain Bolt provou ser supremo em 100 e 200 metros. Mas teria ele o mesmo desempenho nos 400? Acho dificil, pois exige-se não só conformação como aptidões distintas. Tendo em vista a forma com que estrous aos 1,200 metros e depois ser segundo nos 2,400 metros do Irish derby (Gr.1) me parece que Born to Sea, seja um cavalo a ser respeitado.

Urban Sea pode não ser a égua de nenhum dos séculos em que viveu, mas tenho certeza que foi uma das melhores nas três decadas que tivemos o ensejo de ve-la viva.