Porque teoricamente? Porque não é no catalogo 1, que se encontram o maior número de ganhadores de grupo. E sim nos catalogos 2 e 3, que na verdade são originalmente os antigos catalodos 1 e 2, do antigo September Sale e o atual 1, era a venda selecionada de Julho instinta a décadas. Vamos voltar décadas atrás.
Fasig Tipton em New York era o centro das vendas norte-americanas de yearlings, mas a II Guerra propiciou o aumento excessivo dos combustiveis e chegou-se a conclusão que seria mais barato se vender os cavalos em Lexington, do que traze-los de Kentucky para serem vendidos em New York.
Keeneland nasceu da união de criadores de Lexington, que assumiram a responsabilidade de vender seus próprios produtos formando assim um associação sem fins lucrativos, onde o percentual a ela cabivel era para pagar suas despesas e os premios dos meetings disputados no hipódromo de mesmo nome. Assim verdadeiramente nasceram as vendas de Keeneland
Desde o inicio, tanto nas carreiras, quanto nas vendas, Keeneland passaram a ser vistos como um sinal de alta classe. Um must, no nivel Saratoga, então apenas representado pela alta sociedade novayorkina. Para o setor de vendas, o importante era vender bem na representação do vendedor e garantir os direitos do comprador na representação daqueles que compareciam e colocavam a mão no bolso. Keeneland tentou e tenta se manter neutro nas situações de discordâncias. E cada vez mais aumenta seu regulamento, na tentativa de minimizar estas divergências que possam surgir.
Havia inicialmente um leilão milionário em Julho e outro maior em número de participantes em Setembro onde era vendida o restante da produção. O tempo, como frisei anteriormente, fez ver aos responsáveis que Keenland, que era melhor extinguir as vendas de Julho e transforma-las no primeiro catalogo de Setembro. E assim foi feito, quando o mercado parecia fadado a uma queda constante. Esta mudança mudou a direção das tendências.
Isto deu uma força grande ao catalogo 2, mas expremeu o resto da venda. Logo hoje o cavalo que vai ser vendido domingo, - primeira parte do catalogo 3 - só pode ser examinado a partir das 8 horas de sabado e como se tratam de mais de 400 cavalos, muita coisa pode passar a desapercebido. É a chance daquele que tem menos a gastar, mas que quer adquirir algo com chances a se tornar um bom cavalo de corrida. No nível dos constantes seis e sete digitos existentes nos catálagos anteriores. E lembrem-se que são seis catálogos. Logo tem cavalo para todo mundo e de todos os gostos e preços.
Hoje posso afirmar, sem medo de errar, que os catalogos três e quatro estão recheados de grandes animais, principalmente para nós brasileiros. Mas mesmo assim você tem que estar pronto a gastar médios e altos cinco digitos,
Não seria este o modelo que o turfe brasileiro deveria adotar? As vendas de São Paulo organizadas pela ABCPCC são as mais semelhantes em seu formato a estas, porém os haras que conseguem maiores resultados em pista, portanto os que melhor vendem, o fazem em Julho, com noites personalisadas.
Como sempre digo o bom cavalo de corrida pode vir de qualquer lugar, mas percentualmente eles aparecem com mais frequência nas vendas de Keeneland. Isto não é uma opinião. Isto é um fato. Todavia, você tem que ter um raciocinio lógico para descobrir entre os quase 5,000 lotes quais são aqueles que realmente lhe poderão trazer o que você almeja. Não dá para ver todos, o jeito é formar short lists e estas tem que ser inteligênte e assim formadas pelos pontos que realmente podem vir a fazer diferença. O grande cavalo de corrida, tem seu inicio em sua short list.
Uma short list, bem feita, é meio caminho andado. Vide cara Rafaela, Giulia, Estrel Monarchos, Little Baby Bear, Indian Hope e muitas outras mais.
Os investidores brasileiros estão sendo obrigados pelos altos custos de viagem somados a uma taxação absurda do govermo, a se afastarem das vendas internacionais. Hoje somos um peso morto nas mesmas. E, graças a isto, cada vez descapitalizando mais nosso banco genético, que já não era importante, mas pelo menos vinha de algumas atualizações.
Keeneland é fundamental. O criador moderno de um mercado de segundo e terceiro mundos, deve investir nestas vendas, principalmente em potrancas que possam ser o futuro de suas criações. O resto não passa de conversa para inglês ver.
Amanhã continuaremos, pois, o assunto é extenso.