HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

domingo, 4 de setembro de 2016

PONTO CEGO: CUSTO E BENEFICIO.


Cada dia fica mais dificil se avaliar um cavalo de corrida, quando ainda inédito. A avaliação na realidade, é um chute técnico. Você se coloca na cabeça dos outros e tenta raciocinar o que estas pessoas farão numa determinada situação. Logo, um chute, que por mais técnico que seja, não deixa de ser um exercicio de imaginação.

O preço do inédito, é seu último lance. Evidentemente que tanto agentes como fortes investidores, procuram aqueles lotes mais expressivos em termos de classicismo. Outrossim, a grande maioria evoca a importância do reprodutor. Se é Tapit, tem que valer de seis digitos para cima. E a gente sabe muito bem que existem TAPITS e existiram uma legião de outros Tapits.

Não entendo nada de obras de arte. Apenas as aprecio. Numa venda de quadros o nome do pintor chama para sim, muita do preço do quadro. Um bom Picasso vale X. Um mal Picasso vale Y. Mas com o passar do tempo e a escacez dos mesmos, o mal Picasso um dia passa a valer o preço de um bom Picasso, pois, se tornou de repente a última Coca Cola do deserto. Em cavalos de corrida, o mal Tapit, sempre será um mal Tapit, nas pistas e fora delas. Mas seu preço agiganta-se na escacez dos mesmos. E este é o cuidado que você tem que ter.

Lembro-me que quando comprei Estrela Monarchos por US$20,000 nas vendas de Setembro de Keeneland, um outro investidor brasileiro, dias antes na mesma venda, havia gasto cerca de US$450,000 em uma má Galileo. Muita gente veio me perguntar e alguns até interceder, dizendo que ela não deveria ser tão ruim assim, pois custara, quase meio milhão de dolares. Eu respondia que ela era o único Picasso daquela venda. Mas era um mal Picasso e provou isto com o passar do tempo. Já Estrela Monarchos...

Cavalo não se mede por preço e sim por que ele é capaz de fazer em pista. Evidente que você tem que colocar dinheiro antes e cobrar de seu agente depois. Esta é a real mecânica do negócio. Logo, há de haver um voto de confiança. E creio que mesmo votos de confiança, podem vir a ser revogados com o tempo, resultantes dos resultados obtidos. Infelizmente no turfe, não existe que o mercado externo chama de custo-beneficio. No turfe se não houver benefício, até o cavalo dado de torna caro e um estorvo.

Não é agradável chegar em um haras e de nada gostar. Mas isto me acontece frequentemente. Em outros casos voc~e goista quatro de 40, e mesmo assim o dono não fica feliz, esquecendo-se que nas contas - mesmo nas de dima Roussef - 10% é 10%, um percentual de classicismo, no turfe, dificil de ser alcançado.

Vou a um leilão munido de uma short list., Examino 50 produtos, que antes passaram pelo crivo do papel, e chego a conclusão que apenas 10 valem a pena. Ai entra a questão do preço e você dia após dia vê sua lista diminuindo. Até que chegar o momento e você compra. Isto não quer dizer que aquilo que você compra, foi o pior do lote final. Foi o que deu para comprar. Qualquer um do lote se serviria. Cito o caso de English Major. Adquirimos quatro lotes, para dois clientes distintos. Dentro do pacote estava English Major. Que até aqui provou ser o melhor daquela venda. Como na venda anterior do Santa Maria de Araras, adquiri Drollig, que naquela venda não só era o melhor, como em pista demonstrou o único de nível clássico até aqui.

Você pode selecionar, um quatro ou oito, e tem que ter certeza que qualquer um deles irá lhe fazer o serviço. Evidente a sorte se aporesenta no momento que quando de 10, você deixa escapar oito, entre nos dois que você adquiriu, estar o bilhete premiado.