HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 10 de setembro de 2016

PONTO CEGO: A FORÇA DOS LINEBREEDS


Galileo é um modelo de genética, que funcionou tanto na pista como fora delas. Ele é exatamente aquilo que se espera de um grande cavalo de corrida. Politicamente correto.

Todavia, sempre me fascinou aquele grande cavalo de corrida cujo pedigree a primeira vista não se mostra pródigo em termos de transmissão de classicismo. Evidente que em pedigrees de cavalos de corrida, buscando-se acha-se, até onde não exista o que achar. Basta se ir até a décima quinta geração que coisas assombrosas saltam as vistas. E é exatamente ai que os papagaios de almanaque, se fartam com suas teorias. Agora chegou a hora de eu me tornar um papagaio de almanaque.

Invasor foi um dos maiores cavalos que eu vi correr. Triplice coroado no Uruguai, este argentino era produto do cruzamento de Candy Stripes em mãe por Interprete. Dois reprodutores que sempre considerei de alto nível. Segunda mãe por Cipayo, que para mim, junto com Congreve, são a base do pedigree moderno argentino. Pois, bem, nunca me aprofundei muito, em seu pedigree, pois, estes poucos atributos já me convenciam.

Invasor perdeu uma carreira apenas em sua vida, e justamente para um cavalo chamado Discreet Cat que corria qual um demônio. Esta carreira foi o Derby de Dubai, prova em que ele, ainda por cima teve que sofrer com as agruras de uma mudança de hemisfério, sem um tempo mínimo de aclimatação. No mais, em sua última corrida tratou a Bernardini como se este fosse um corredor de claimings.

Um dia rwesolvi entrar a fundo no pedigree de Invasor, buscando em seus linebreeds outras razões que pudessem justificar tanta velocidade. Tanta vontade de ganhar. E eis que descobri uma coisa que considerei fantástica.

Invasor tinha em seu pedigree quatro reprodutores advindos de Lady Juror - Aristophanes, Fair Trial, The Recorder e Tudor Minstrel - e quatro outros de Mumtaz Mahal, - Nasrullah, Royal Charger, Mahmoud e Badruddin. E como Mumtaz Mahal e Lady Juror, descendiam de Lady Josephine, isto me pareceu bastante convincente.

Analisando o pedigree de Street Cry, - outro que corria o que sabia e o que não sabia - cheguei a algo bastante similar, justamente com os mesmos garanhões. Seria uma grande coincidência?

Com uma menor concentração de Lady Juror e Mumtaz Mahal,  outrossim, igualmente significativa, duas linhas individuais de cada, aparece a seguir Holy Bull, outro que corria para burro e a principio genéticamente era considerado um aborto da natureza.

Em se tratando apenas de Mumtaz Mahal, descobrimos que Gato de Sol, outro enigma genético, era também um encontro de descendentes desta matriarca. E os exemplos são muitos.

Não acredito que linebreeds possam ser considerados a resposta para tudo. Mas não custa nada atentar para os mesmos.