HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: A PROCURA DA STAMINA

Perguntaram como trazer de volta a stamina que um dia tivemos, em nossos pedigrees. Foi um leitor, recentemente. E eu digo que o processo não é bem trazer o atual staminado, em sua grande maioria galopadores, e sim aquele que seja dotado de velocidade e traga em seu pedigree elementos capazes de transmitir stamina, quando duplicados.

Horacio Luro, descobriu Princequillo. Um cavalo de claiming na curta que ele adquiriu e estendeu, transformando-o em um champion. Pois, bem se você adotar como politica em seus cruzamentos, imbreeds em Princequillo, certamente vai criar uma grande possibilidade de stamina, no produto em questão.

Esta semana, em uma prova de graduação máxima na Nova Zelandia, um elemento com imbreeds em Nasrullah, Nearco e Princequillo, teve sucesso. Era uma prova de 2,000 metros, o Ormond Memorial em Hastings, e Willie Cazals, o elemento em questão, venceu. Ele que fora segundo para, um dos melhores cavalos clássicos da atualidade - Flintshire - na Hong Kong Vase (Gr,1), foi igualmente segundo no Champion Chatter (Gr.1) e no Queen Mother (Gr.3), deste mesmo pais. Todas carreiras disputadas na distância de 2,400 metros.

Foi o imbreed em Princequillo, que lhe propiciou a stamina? Provavelmente. Outrossim, há de se levar em consideração a ação dos demaias imbreeds, existentes no pedigree. Por exemplo, a champion Tenpin, é imbreed no principal filho de Princequillo, Round Table, mas tem em seu pedigree, igualmente duplicacão em Northern Dancer. Vence tudo, ou quase tudo, entre a milha e os 1,800 metros. Outro bom elemento imbreed em Round Table, é a égua uruguaia, Homily, ganhadora de um punhado de carreiras ao redor dos 2,000 metros, Em seu caso, ela possue igualmente duplicações em Somethingroyal e Nijinsky, dois igualmente transmissores de stamina.

O ganhador esta temporada do Champion Stakes (Gr1), Hawkbill, é imbreed em Prince John, outro Princequillo, com outras duplicações, tais como Somethingroyal, Roberto e sempre ele, Northern Dancer. Atendo-se a algo nosso, diria que o melhor filho de Holy Roman Emperor em atividade, Designs of Roman, é igualmente imbreed em Princequillo, somado a outras duplicações, como as de Ribot, Northern Dancer e Natalma.

Poucas são as chances de você duplicar hoje Ribot e Princequillo. Eles, pelas leis das dominâncias, estão paulatinamente sendo eliminados dos pedigrees modernos, mas não Nijinsky e Somethingroyal. Logo se você quiser stamina, em algum destes terá que duplicar, para aumentar suas chances de ter um elemento que vá aos 2,400 metros.

Como sempre digo, o turfe é um mapa. Ele o levará a algum lugar se o cavalo que o tem, conseguir a atingir a meta proposta. Pelas leis da s dominâncias, de alguma forma os cavalos transmissores de stamina, estão sendo hoje expulsos de nosso convivio. E como na vida alguém tem que ganhar, na atualidade, até os sprinters são capazes de produzir ganhadores de clássicos. Coisa impossível de acontecer, decadas atrás.

Temos alguns reprodutores no Brasil, que possuem, em seus pedigrees, Princequillo, Nijinsky, Ribot, Somethingroyal e outros transmissores de stamina. Dependendo da qualidade de seus mensageiros, algo pode ser feito em termos de duplicações. Tentem e me cobrem depois.