HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 15 de novembro de 2016

A CRONICA DO HOMEM DO SAPATO VERMELHO: NÃO SERIA IMPORTANTE SABER QUEM CRIOU SEU POTRO?


Se há coisa complicada de se saber, nas vendas de potros em Keeneland, é ter certeza de onde veio o produto. Você sabe em que Estado ele foi criado, mas dificilmente o haras que ele nasceu e cresceu. A figura do agente consignador é forte demais aqui nos Estados Unidos. Criou-se até griffes. E poucos são aqueles haras que vendem sendo eles os agentes. Opção? Talvez.

Estas é uma das poucas coisas que não estou interessado em saber o porque? É que nem opção sexual. Cada um tem a sua.

Contudo, mesmo neste estado de coisas, existem alguns que tem orgulho de colocar seu nome acima de um pedigree. A Claiborne é uma delas. Quem conhece a história da criação de cavalos neste pais, sabe do valor que esta fazenda teve para seu desenvolvimento. Basta visitar seu cemiterio e tirar a prova. 


Pois bem, existe um grupo de fazendas, que apenas vendem seus próprios produtos, que andam colocando seus nomes acima dos pedigrees oferecidos. Vejam não estamos falando de uma Lanes End, que vende seus produtos e daqueles que a querem como agente consignador. Outros misturam seus animais a outros de fazendas de melhores resultados, na esperança de que não se saibam de onde eles vieram. E com o tempo, anunciam que venderam este o aquele, na impossibilidade de afirmar que os criaram. Vários são os exemplos, aqui em Lexington.

Qualquer um pode vender com quem quizer. E colocar seu nome após o agente consignador que o representa. Ninguém o desobriga a isto. Mas poucos, são realmente o que fazem. Porque? Não sei. Penso que talvez tenha muito a ver com os resultados em pista e outros como Juddmonte Farms, que sabem que o que não serve para ela, não servirá para ninguém. Então como descobrir de onde vem aquele produto que o interessou?

Morei mais de 20 anos em Lexington, e tenho meus metodos, Outros terão os seus, todavia, uma fazenda que vem tendo os mais espetaculares resultados nestes últimos anos, parece estar orgulhosa do que vem produzindo e vendendo em seu próprio nome. Seu nome? Clearsky.

O que você pode considerar como espetaculares resultados?  Alguém por exemplo que tenha criado nestes ultimos anos, cavalos do naipe de Arrogate, Firing Line, Lord Nelson, New Years Day e Mohayman. Resultados altamente positivos me levam a escandalosas preferências. Desculpem, mas isto é mais forte do que comprar por comprar. este ano em Setembro, adquiri a uma potranca por Congrats, que nasceu e foi criada na Clearsky. Acredito que além de você querer ter uma campeã em pista, existe sempre aquele valor residual. Porém, em meu modo de ver, além de pedigree e  conformação, se você puder somar o que os norte-americanos chamam de heritage, melhor.  Não é assim no Brasil, quando você adquiri algo do Mondesir, do São José e Expedictus e do Santa maria de Araras? Porque seria distinto em outro lugar do mundo?

O problema passa a ser descobrir de onde aquele produto vem, pois, poucas são as fazendas como a Clearsky que se orgulham de seus resultados. Ou sendo ainda mais cético que tenham resultados, pois, dificilmente você será orgulhoso com derrotas.