HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

terça-feira, 15 de novembro de 2016

A CRONICA DO HOMEM DO SAPATO VERMELHO: NÃO SERIA IMPORTANTE SABER QUEM CRIOU SEU POTRO?


Se há coisa complicada de se saber, nas vendas de potros em Keeneland, é ter certeza de onde veio o produto. Você sabe em que Estado ele foi criado, mas dificilmente o haras que ele nasceu e cresceu. A figura do agente consignador é forte demais aqui nos Estados Unidos. Criou-se até griffes. E poucos são aqueles haras que vendem sendo eles os agentes. Opção? Talvez.

Estas é uma das poucas coisas que não estou interessado em saber o porque? É que nem opção sexual. Cada um tem a sua.

Contudo, mesmo neste estado de coisas, existem alguns que tem orgulho de colocar seu nome acima de um pedigree. A Claiborne é uma delas. Quem conhece a história da criação de cavalos neste pais, sabe do valor que esta fazenda teve para seu desenvolvimento. Basta visitar seu cemiterio e tirar a prova. 


Pois bem, existe um grupo de fazendas, que apenas vendem seus próprios produtos, que andam colocando seus nomes acima dos pedigrees oferecidos. Vejam não estamos falando de uma Lanes End, que vende seus produtos e daqueles que a querem como agente consignador. Outros misturam seus animais a outros de fazendas de melhores resultados, na esperança de que não se saibam de onde eles vieram. E com o tempo, anunciam que venderam este o aquele, na impossibilidade de afirmar que os criaram. Vários são os exemplos, aqui em Lexington.

Qualquer um pode vender com quem quizer. E colocar seu nome após o agente consignador que o representa. Ninguém o desobriga a isto. Mas poucos, são realmente o que fazem. Porque? Não sei. Penso que talvez tenha muito a ver com os resultados em pista e outros como Juddmonte Farms, que sabem que o que não serve para ela, não servirá para ninguém. Então como descobrir de onde vem aquele produto que o interessou?

Morei mais de 20 anos em Lexington, e tenho meus metodos, Outros terão os seus, todavia, uma fazenda que vem tendo os mais espetaculares resultados nestes últimos anos, parece estar orgulhosa do que vem produzindo e vendendo em seu próprio nome. Seu nome? Clearsky.

O que você pode considerar como espetaculares resultados?  Alguém por exemplo que tenha criado nestes ultimos anos, cavalos do naipe de Arrogate, Firing Line, Lord Nelson, New Years Day e Mohayman. Resultados altamente positivos me levam a escandalosas preferências. Desculpem, mas isto é mais forte do que comprar por comprar. este ano em Setembro, adquiri a uma potranca por Congrats, que nasceu e foi criada na Clearsky. Acredito que além de você querer ter uma campeã em pista, existe sempre aquele valor residual. Porém, em meu modo de ver, além de pedigree e  conformação, se você puder somar o que os norte-americanos chamam de heritage, melhor.  Não é assim no Brasil, quando você adquiri algo do Mondesir, do São José e Expedictus e do Santa maria de Araras? Porque seria distinto em outro lugar do mundo?

O problema passa a ser descobrir de onde aquele produto vem, pois, poucas são as fazendas como a Clearsky que se orgulham de seus resultados. Ou sendo ainda mais cético que tenham resultados, pois, dificilmente você será orgulhoso com derrotas.