HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: MORRER NUNCA É BOM, MAS TEM AS SUAS VANTAGENS

A sempre opinativa Adelina Gameiro, dizia que a grande vantagem de morrer, é que você tem todos os seus pecados esquecidos e as poucas vantagens enaltecidas. E isto é uma verdade não só brasileira, como me parece ser, uma tendência mundial. Fidel Castro, depois de morto deixou de ser visto, de ditador sanguinário e passou a ser chamado de presidente.  De grande comandante. De lider politico. Ai eu me pergunto, como se ele não ganhou nunca o voto popular e existem mais cubanos fora de Cuba, do que na pequena ilha? Ilusionismo?

O carnaval em Little Cuba, bairro aqui de Miami, foi de altíssimas proporções. Nunca seus moradores demonstraram tanta felicidade, quanto sabado passado. E a festa e o jubilo seguiu por domingo a dentro. E as frases ditas e expostas de maneira alguma enalteciam os feitos de Fidel. Eram criticas e tomdas de um ódio, que só os grandes ditadores são capazes de nitrir contra si. A Fidel Castro, segundo a revista Forbes, é imputado uma fortuna maior que a da Raínha da Inglaterra, que reina, mas não manda e cujos antecessores seus, da idade média, agiram qual Fidel. Com despotismo, arrogância e instintos sanguinários.

Lembro que na história brasileira, o antes ditador e então presidente Getulio Vargas estava prontinho para ser destitído de seu cargo e consequentemente de seu poder - dado diga-se de passagem, legitimamente pelo povo por intermédio de seu voto - quando suicidou-se e imediatamente foi Carlos Lacerda - teoricamente o politico que iria o destituir do poder - que passou a ser o inimigo número 1 das instituições. Morrer nunca é bom, mas também tem suas vantagens, por isto, todos os dias rezo, pela saude e bem estar do Lula e dona Dilma...

No turfe brasileiro, ao contrário da vida real,  um cavalo morre, e ninguém se preocupa em prezervar a sua memória. Imediatamente é transferido para um arquivo de inativos e prontamente esquecido da memória popular. Eu disse no Brasil. Você visita a Juddmonte, a Lanes End, a Claiborne e outros grandes estabelecimentos de cria, e um dos pontos alyos de visita aos locais, são os cemitérios, pois, ali está enterrada a história do turfe e principalmente, daquele estabelecimento. Lembro do Ojo de Agua que enterrava suas grandes matriarcas aos pés dos ciprestes plantados num estilo de corredor, com a lápide de Cyllene dando inicio ao mesmo. É uma imagem que nunca saiu de minha mente, Guardo-a com carinho e sei que ela não deve mais existir, pois, para a Nestlé, deveria ser uma perda de espaço.









Temos que prezevar na memória, alguns grandes cavalos. Eles são a história. Eles são os nosso heróis. Ele são a razão da atividade sobreviver por todos estes séculos.






No mndo, por onde você passar, sejam em hipódromos, tattersalls e haras, sempre terá a oportunidade de encontrará,pelo menos uma imagem, ou placas comemorativas, de um grande cavalo que por ali passou. Este é o legado que grandes cavalos mereceram e ficam para as novas gerações que não os viram correr.

O que apresento nesta nota, de exaltação a aqueles que merecem, são as lápides de grandes cavalos que vieram a servir e morrer na Lanes End, em recente visita que fiz acompanhado dos criadores brasileiros, Ricardo e Rafael Steinbruch. Muitos destes cavalos vi correr, outros apenas falar. Mas creio que todos, sem exceção deixaram sua marca indelevel na história do turfe mundial.