HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

HABEMOS DERBY WINNER?


Huber

Tenho aqui reeinteradamente escrito sobre meu respeito para com o reprodutor nacional, principalmente aquele cujos pais são  importados,e  que tenham fisico e boa campanha em pista. E vejam que em quatro semanas nove filhos do nacional Acteon Man, correram de sete ganharam. Isto percentualmente me parece um fato extraordinário.

Huber, neste domingo, provou que na distância de 2,400m, os filhos de Acteon, dominam e que não foi a toa dele já ter produzido a um ganhador do Derby e outro de nossa mais importante carreira, o GP. Brasil, com pouco mais de 40 produtos registrados na época.

Huber como famous Acteon é um filho de uma égua Roi Normand, em égua Ghadeer. Isto por acaso seria um nick? Se levarmos em consideração que a mãe de Belo Acteon é uma filha de Ghadeer, poder-se-ia dizer que sim, pois quando você une Acteon a Ghadeer, observa-se uma triplicação na extraordinária Somethingroyal. Mas o caso de Huber é ainda mais distinto. Ele, alem disto, é imbreed no sistema fórmula 1 em Key Bridge, uma das éguas base de Paul Mellon, na razão 5x5.

Abro aqui um parênteses, que se torna necessário. Poucas são as éguas, que no hemisfério norte, são capazes de produzir a quatro individuais ganhadores de grupo. Key Bridge, foi uma delas. Logo, duplica-la em um pedigree, me parece lógico, para maximizar suas chances de transmissão de classe, E quando isto é feito no sistema Formula 1, isto é, por linhas maternas, a situação se torna ainda, a meu ver, mais lógica de ser levada adiante. Fecho parênteses.

Três foram as éguas selecionadas para Acteon que propiciavam no pedigree de seus filhos esta duplicação em Key Bridge. Em minha opinião duas funcionaram a contendo e uma não, A outra resposta positiva foi dada pela mãe de Gladiador Acteon, que tido em alta conta pelo Guignone, infelizmente se acidentou e deve ficar um ano fora das pistas. Gladiador Acteon é imbreed em Key Bridge na razão 5x4, também no sistema de fórmula 1. A que nada deu, era uma filha de Known Heights, que determina outro tipo de duplicação, e simplesmente não funcionou da forma que era suposta a funcionar.

O reprodutor nacional precisa de amparo, mesmo tendo pais importados. Pois, poucas serão as pessoas de fora que acreditarão nele. A vantagem é que este amparo se torna menor no momento em que seus pedigrees facilitam duplicações em matriarcas e chefes de raça. Como é o caso de Acteon Man.

Habemos Derby winner? Cedo de se afirmar, embora a forma como Huber ganhou de até para arriscar um palpite. Mas creio que muita água há de rolar por baixo da ponte.  Outrossim, quando Huber meses atrás, ganhou sua primeira carreira, o Guignone me disse que com Huber ganharia o Derby, e parece que ele não está muito longe da verdade.


Harsted


Considero os números de Acteon Man, impressionantes. São até aqui apenas 69 produtos registrados, sendo que 49 (71%) correram, 35 (51%) ganharam, um total de 472 carreiras transformadas em  80 vitórias e  244 colocações.

São 8 elementos ganhadores ou colocados em provas de grupo. Isto representa 12% de aproveitamento clássico. Destes quatro efetivamente ganharam provas de grupo, o que implica em afirmar que seu indice de classicismo hoje esta na casa dos 6%. Vocês acham, 6% baixo? 

Royal Academy - 184 produtos registrados, 116 (63%) corridos, 101 (54%) ganhadores e 16 (8,7%) ganhadores de grupo.
Elusive Quality - 224 produtos registrados, 172 (77%) correram, 150 (67%) ganharam e 12 (5,3%) ganharam provas de grupo. Ora se levarmos em consideração que Royal Academy e Elusive Quality foram as duas aquisições mais caras no sistema de shuttle que tivemos, veremos que em termos de classicismo, Acteon Man, se coloca, entre Royal Academy e Elusive Quality, embora ele não tenha vido a cobrir uma ganhadora de grupo 1 sequer, entre seus produtos registrados ate 2013. No caso de Acteon, sequer um de grupo 3 !!! Isto não credenciaria a dizer que o aproveitamento do reprodutor nacional, amparado é do mesmo nivel dos mais caros trazidos em sistema de shuttle?

Estou neste negócio a mais de 40 anos, e creiam, o reprodutor nacional, com pais importados, de bom fisico e campanha, se for amparado de forma inteligente, nada deve ao importado a peso de ouro. O número de éguas pode ser menor, que não fará diferença no resultado clássico. Mesmo recebendo éguas, que não tenham demonstrado em pista um excedente em classe. E esta, acredito ser, a única saida, ou pelo menos, a atual, que deveremos ter, para manter o nivel de nossa criação, pelo menos no estágio que se encontra.

Se Huber ganhar o Derby, do qual passou a ser favorito, após esta sua última apresentação, seu pai Acteon Man, alcançará um patamar que recentemente apenas três elementos conseguiram alcançar. O dos que produziram mais do que um ganhador do Derby. E lembre, que apenas Royal Academy, entre os trazidos em sistema de shuttle, consegui produzir a um ganhador do derby no Rio de Janeiro. E coincidentemente este ganhador do Derby, Herói do Brafra, foi em uma égua não corrida, filha de Roi Normand, em mãe Ghadeer...

Era Moderna
Clackson - 4
Roi Normand - 3
Know Heights - 2

Era Antiga
Coaraze - 2
Felicitation - 2
Formasterus - 2
Fort Napoleon - 2 
Nermaus - 2
Santarem - 2
Sin Rumbo - 2
Swallow Tail - 2

Sou suspeito de defender Acteon Man? Claro que sim. Fui contratado para o munir daquilo que ele precisa, para se equiparar aos caros importados. Porém, creio que ele tem respondido a altura. Se isto que foi apresentado sob a ótica fria de números e percentuais não o convencer, nada mais o convencerá.