HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 26 de abril de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: O MOLHO DA SALADA

Semana passada levantei aqui a tese sobre aquilo que rotulo como saladas genéticas. O termo salada é meu. A genética é mundial. Pois bem, aconteceu dias atrás, um fato que pode definir com exatidão,  minha maneira de pensar. Um cavalo chamado Liam´s Cruiser do Zimbawe, venceu em Cingapura uma prova de graduação 3. Até ai morreu o Neves, imediatamente diria vó Adelina, embora não seja um fato corriqueiro um nascido em Zimbawe, ganhar prova de grupo onde quer que seja. Mas ele ganhou e me interessei em saber o porque. A curiosidade as vezes o leva as certas cpmclusões.

Penso que qualquer salada fica mais palatavel, com o molho adequado. Para muitos - e me incluo neste grupo - salada sem molho é que nem empada sem azeitona. Da para comer, mas nunca é a mesma coisa. Pois bem Liam´s Cruiser trás em seu pedigree, uma salada genética composta pelo doublé mágico - imbreeds em Northern Dancer e Mr. Prospector - e mais duas duplicações em matriarcas do naipe de Natalma e Best in Show. Agora o que diferencia este pedigree de tantos outros com as mesmas características é o fato dele ter até a sexta geração nada menos que sete linhas de Northern Dancer, e pasmem, por sete mensageiros distintos. Isto \e muito dificil de ser conseguido.

A base do pensamento de Tesio, sempre foi os linebreeds. Eles os explorav na forma de St. Simon, seu pai Galopin e de grandes matriarcas, de uma maneira avassaladora. Nearco tinha 24 linhas de Pocahontas, até a nona geração, o mesmo número de Galopins, existentes no pedigree de Ribot, que igualmente trazia 13 de St. Simon, por 10 diferentes mensageiros. Um verdadeiro luxo!

Como luxo, igualmente é  o quadro de imbreeds de Liamºs Cruiser. Numa breve pesquisa, constataremos até a nona geração, a presença de 18 linhas de Nearco, 14 linhas de Hyperion e 10 de Native Dancer. Há de se notar que estes trÇes, estão entre os cinco mais importantes chefes de raça do ´seculo passado.

Vou dar uma dica, de como elabora minha lista de selecionados. Quando você seleciona um cavalo, o primeiro passo, - e acredito  que seja melhor forma de se fazê-lo - é isentar-se do pedigree, pois, um belo mapa genético acaba o influenciando. E aquilo que é mais ou menos, envolvido em um pedigree de luxo, o acaba tornando mais condencendente. Na lista final, sempre existirão mais elementos do que aquilo que você acha viável de adquirir e assim éexatamente neste momeno, que você entra com o estudo dos pedigrees, para se separar genéticamente o joio do trigo.


Lembro, que haverão, além dos reservados e daqueles a quem você não tem acesso, os feios que correm, e os geneticamente incorretos que o fazem também. Outrossim, estas duas últimas categorias, são na vedade exceções e por isto deverão ser tratados como tal.  Nunca como uma regra. Mas que um molho certo torna uma salada mais palatavel, disto não tenho o menor resquicio de dúvida.

Amanha trarei outro caso.