HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 23 de abril de 2017

PONTO CEGO: TEMOS A ÁRVORE, MAS CADÊ A FLORESTA?

O melhor potro que comprei na minha vida era filho de Baynoun. As melhores potrancas a quem tive acesso eram filhas de Royal Roberto e Monarchos. Logo, quando falo em genética teoricamente estaria falando da boca para fora. Afinal, os reprodutores citados, em minha concepção, - e creio do mundo inteiro - tiveram um resultado abaixo da critica.

Mas quando falo em estrutura genética, você tem que ter em mente não apenas uma peça da equação. Você tem que ver a equação como um todo. É aquela história da arvore e da floresta. A floresta ainda é mais significativa que uma única árvore. Embora toda e qualquer árvore o é também.

Impressionei-me com o pedigree do ganhador do Craven Stakes. O simples fato dele ser um filho da primeira geração de Frankel, - o sétimo individual ganhador de grupo - por si só impressiona a qualquer um. Mas a estrutura genética formada em sua mãe por Kingmambo, Sadlers Wells e Darshaan, na linha materna de Mumtaz Mahal, cria uma impressão acima de toda e qualquer suspeita. Ela é simplesmente perfeita.


MUITA GENTE HÁ DE BRAMIR, 
QUE ISTO SEMPRE EXISTIU
NADA DE NOVO FOI INSERIDO
BOM COM BOM TENDE A DAR BOM

O grande hudine - o mágico - em suas memórias disse que mais vale um velho truque que impressione a todos, do que um novo, que a ninguém impressiona. Sim o conceito da qualidade tem que prevalecer. Mas acredito que de outra forma. Aqui não é o caso de um craque e uma craque. A mãe de Eminent, correu dez, ganhou apenas uma, e é certo que foi terceira em prova de grupo 1 aos dois anos. Mas longe de poder ser considerada uma craque. O que se verifica nela é um pedigree de altissima qualidade, que mesmo não demonstrando em pista toda a sua potencialidade, no breeding shed, parace que irá virar a mesa.

Sei que o Craven stakes, já não é mais uma poderosa arma para se chegar aos 2,000 Guineas. Se a minha memória não está falha, creio que apenas Haafhd está entre os seus vencedores neste século. O fato deles não conseguirem ganhar a primeira prova da triplice coroa inglêsa, me assusta, mas Eminent - invicto em duas atuações - me impressiona. A triplice coroa britânica é aquela que deu razão a criação de todas as outras no mundo. É uma tarefa dura conquista-la e os 2,000 Guineos, hoje parece ter o mesmo grau de dificuldade que o derby. Mas com um pedigree deste, Eminent impressiona e creio que de alguma forma, a força desta genética, poderá ser um poderoso aliado seu na reta de Newmarket. Aliás, já p fopi em duas oportunidades.

Dentro daqueles por ele batidos, np Craven Stakes, estava Rivet, que chegou na segunda colocação, e que em sua temporada juvenil, venceu um grupo 1. Logo, não se tratava de um bando de ingênuos. Mas a forma como Eminent se despregou do grupo, nos metros derradeiros, é a razão de minha retórica a seu favor.

Imaginem a qualidade de criação do cavalo brasileiro, que sem ajuda genética, mesmo que em apenas algumas vezes, consegue suplantar uma genética infinitivamente superior nos Estados Unidos. Ainda não na Inglaterra. Temos o fisico, falta a genética se a idéia é crescer, como a Australia e o Japão o fizeram. Em outras palavras, cada um está plantando a sua árvore, mas cadê a floresta?