Mark Casse me disse uma vez que cavalos de exceção ganham, não importa em que condições tenha que disputar a carreira. Eu tenho minhas duvidas. O terreno anormal, na minha maneira de ver, diminui as diferenças e pode chegar a um ponto do outsider ficar num mesmo nivel que o fora de serie. Além do que a chuva afugenta gente que não quer ficar debaixo de um pau de água por horas a fio.
Muita da área de Churchill é desprotegida. E me parece revoltante gastar-se uma nota preta por um acento, que receba a chuva de braços abertos. É um hipódromo limitado e uma verdadeira muldidão comparece no primeiro sabado de Maio. Em Cidade Jardim e Gavea, além de serem construções enormes, pouca gente comparece. Logo, tem lugar para todo mundo se abrigar. O que eu chamo uma multidão? Por exemplo a que compaceu neste sábado. Nada menos que 158,070. Foi muito? Analisem estes números sobre os últimos cinco Kentucky derbies.
2012 - 165,307 pessoas
2013 - 151,616 pessoas
2914 -164,906 pessoas
2015 - 170,513 pessoas
2016 - 167,227 pessoas
Pois é, isto que eram publicos de Fla-Flu no Maracanã nos anos 80, hoje é a admissão "normal" no Kentucky Derby, disputado em um hipodromo menor que Cidade Jardim ou Gávea.
ESTIVE PRESENTE EM MAIS DE
30 KENTUCKY DERBIES
E SINTO QUE NESTA DECADA
O INTERESSE DO TURFISTAS
CRESCEU AINDA MAIS
SERIAM A PRESENÇA DOS VIP´S ?
OU O MARKETING É CADA ANO MAIS AGRESSIVO?
Atentem para estes números e imaginem extrapolando isto para um turfe financeiro de terceiro mundo como o nosso
Kentucky Derby - 2016
na carreira principal
US$11,3 milões em Churchill Downs
US$124.7 milhões no resto do mundo
durante o dia da carreira
US$23,5 milhões em Churchill Downs
US$192,6 milhões no resto do mundo
O marketing vendido pela NBC, pela Blood-Horse e os demais orgãos de comunicação é que se trata da maior carreira do planeta. E para quem nunca ouviu falar no Arco, no King George, no Derby e na Dubai Cup, a coisa parece soar como verdadeira. E assim vir a Kentucky Derby passa a ser mais do que um prazer. É uma necessidade. Mesmo daqueles que não tenha a minima noção do que possa ser uma ponta ou uma dupla,
Foram contados mais de 450 pequenos aviões no sabado, estacionados no Louisville Airport. gente vinda de todos os lugares do mundo. Outra prova de pujança
Premiação? Não é a maior. Hoje com a Dubai Cup e a Pegasus, a premiação do Kentucky derby, levando-se em consideração a dificuldade de vence-lo, me parece ridicula. Mas no dia do Kentucky derby, joga-se mais que na Japan Cup. Não existe mais paralelo. O Kentucky derby virou uma espécie de Superball.
2.03 e la vai fumaça, não me parece um tempo bom, ou pelo menos em do nivel que esta carreira possa ter, em que peze o estado em que se encontrava a pista. Mas sobre Always Dream e os demais vencedores da tarde, nos ateremos amanhã.
O marketing vendido pela NBC, pela Blood-Horse e os demais orgãos de comunicação é que se trata da maior carreira do planeta. E para quem nunca ouviu falar no Arco, no King George, no Derby e na Dubai Cup, a coisa parece soar como verdadeira. E assim vir a Kentucky Derby passa a ser mais do que um prazer. É uma necessidade. Mesmo daqueles que não tenha a minima noção do que possa ser uma ponta ou uma dupla,
Foram contados mais de 450 pequenos aviões no sabado, estacionados no Louisville Airport. gente vinda de todos os lugares do mundo. Outra prova de pujança
Premiação? Não é a maior. Hoje com a Dubai Cup e a Pegasus, a premiação do Kentucky derby, levando-se em consideração a dificuldade de vence-lo, me parece ridicula. Mas no dia do Kentucky derby, joga-se mais que na Japan Cup. Não existe mais paralelo. O Kentucky derby virou uma espécie de Superball.
2.03 e la vai fumaça, não me parece um tempo bom, ou pelo menos em do nivel que esta carreira possa ter, em que peze o estado em que se encontrava a pista. Mas sobre Always Dream e os demais vencedores da tarde, nos ateremos amanhã.