HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 30 de maio de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: DE SANDICE EM SANDICE

Vivo ouvindo coisas extraordinárias. Sinto-me, as vezes, como um padre no confessionário. Perolas e mais perolas são a mim escritas, que vão de conclusões lúcidas a desagravos barbéricos. De raciocinios lógicos, a completa inversões da racionalidade humana. Leio, compi-lo e desti-lo.

A última que me chegou foi semana passada, quando um leitor afirma, quase em estado de epilepsia, que não entende qual a razão deu achar Arrogate um cavalo do mais alto nivel, chegando ao cumulo de coloca-lo no mesmo patamar de Frankel, assim que ele venceu o Travers Stakes (Gr.1) do ano passado. Senhores, Man O'War, Citation, Native Dancer, Secretariat e Seattle Slew, podem igualmente vir a ser considerados do nivel de Frankel. Nenhum deles foi invicto, mas acredito que pertenciam a um mesmo patamar. Respiravam um mesmo ar. Então porque Arrogate não poderia ser? Por ter acabado de vencer apenas sua quinta carreira?

Discordar é o direito de cada um. Opinar o certo deveria ser a obrigação de todos. Pois bem, primeiramente, que estar no mesmo patamar, não implica um cavalo ser inferior, igual ou melhor do que outro. Ele apenas respira o mesmo ar. Os classifico como almas que apresentam a mesma coerencia. Frankel nunca foi batido em suas 14 saidas. Arrogate o foi uma só vez, em oito saida as pistas. Man O'War venceu 20 de suas 21 carreiras, Citation 32 de suas 45, Native Dancer 21 de suas 22, Secretariat 16 de suas 21 e Seattle Slew 14 de suas 17. Logo como um cavalo que havia corrido apenas 5 vezes poderia ser considerado de um mesmo patamar, que estes monstros sagrados? Leiam a história do Travers Stakes, e compreenderão. 

Frankel era um milheiro alongado, que chegou aos 2,000 metros graças a um treinador, considerado por muitos, como um dos mais importantes da era moderna na Inglaterra, Arrogate provou ser um cavalo do meio fundo, treinado por um eximio profissional que no dirt e nesta distância, parece ser nos dias de hoje, o que melhor é oferecido no mercado norte-americano. Um corria na grama e outro no dirt. Mas ambos possuem duas coisas que chamam a atenção. São de propriedade da mesma pessoa e correm uma enormidade. Isto é que me faz crer, serem seres do mesmo patamar. Eu acho que na milha na grama Frankel seria o melhor. E Arrogate nos 2,000 metros no dirt, o seria. Logo, não se trata de alhos e bugalhos, mas talvez frutas de cestos distintos, mas ambas altamente palatáveis.


Arrogate no Travers Stakes

Mas porque Arrogate despertou ainda cedo em mim aquela ânsia de profanar o ouvido alheio? Arrogate estabeleceu o record de Saratoga, 1'59"36 quando ganhou o Travers Stakes por mais de 13 corpos. O meeting de Saratoga está no mais alto padrão seletivo. Desde que foi definitivamente assentado na distância de 2,000 metros, apenas em quatro oportunidades esta importante carreira - para muitos considerado o derby do verão - tinha sido ganho em uma faixa inferior aos 2'01"00 e isto levando em consideração um total de 111 disputas. Aí, aparece um tordilho que de ponta a ponta, por mais de 13 corpos e baixa a marca dos 2'00"00. Será que foi um insanidade acha-lo do nivel de Frankel?

General Assembly - 2'00"00
Honest Pleasure - 2'00"20
Easy Goer - 2'00"80
Thunder Rumble - 2'00"99

Concordo que tempo é apenas um referencial, mas também acredito que a forma como ganhou seja um dado a ser levado em consideração. Pois bem, vi no Travers, aquilo que todos hoje são capazes de ver, quando em sequência, Arrogate veio a vencer as três provas mais bem dotadas do planeta. 

Na Breeders Cup Classic, meteu 2'00"11, um tempo bastante similar ao alcançado no ano anterior pelo triplice coroado American Pharoah, - 2'00"07 - mas bateu um record: o de ser o primeiro Travers Stakes winner a fazê-lo. A seguir na Dubai Cup estabeleceu o terceiro melhor tempo, desde que a prova veio a ser transferida para Meydan, ganhando e, 2'02"33, daquele que detém o record da pista, California Hope. E na milionária invenção de Frank Stronach, estabeleceu o record em 1'46"83 para os 1,800 metros, se levarmos em consideração que o Pegasus é a continuação do Donn Handicap, prova que desde 2006 - quando estreou-se a nova pista de Gulfstream - foi disputada e só vencida por dois elementos abaixo dos 1'47. Quem pertence a galeria de seus vencedores neste periodo? Eu diria que algo bastante grande, como um argentino chamado Invasor.


Frankel

Dizer que Frankel era em pista um cavalo do nivel de Ribot (foto de fechamento) e Sea-Bird (foto de abertura(, hoje todos podem dizer. Mas fazê-lo no dia seguinte de sua estreia não creio que muitos. Aliás, não li ou ouvi nada sobre isto de quem quer que seja. Mas sempre pode haver um outro... Quanto a Arrogate, hoje ser idolatrado, diria, que recebeu de mim um comentário, minutos depois de sua vitória em Saratoga, que acabaramos de presenciar o nascimento de um novo Frankel. Não sei se alguém mais disse. Eu pelo menos não me lembro de ter lido....