HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 11 de maio de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: PAI TEM OBRIGAÇÃO DE GERAR ALGO MELHOR DO QUE ELE

Muita gente que não é carioca não sabe que o Flamengo nasceu de uma dissidencia do Fluminense, e por isto disputou dez titulos a menos que aquele que o ajudou a forma-se como agremiação de futebol. E completou este fim de semana 34 campeonatos estaduais,  - o maior ganhador do Estado - sendo que este último se trata do sexto de forma invicta. E invencibilidade não se discute. Aceita-se. 

No turfe também esta regra se repete. Quem permanece invicto e ganha muitas carreiras tem algo de especial em si. A função do pai, é produzir algo igual ou melhor do que ele. Sadler's Wells foi tão bom como Northern Dancer, só que Galileo parece ser o melhor dos três. Com o inicio conseguido por Frankel, a gente chega até a acreditar que esta hegemonia se perpetue por mais algumas décadas. Não será fácil, mas longe de ser impossível.

Quando algo suplanta aquilo que o gerou e era bom, geralmente virá chefia de uma raça. Northern Dancer-Sadlers Wells-Galileo é um exemplo disto. E o que dizer de Nearco em relação a Pharos? ou de Mr. Prospector em relação a Raise a Native, de Danehill e Danzig e de A. P. Indy com Seattle Slew? São assim que são formadas as novas chefias de raça. Quando um determinado reprodutor produz algo semelhante ou melhor do que ele foi na pista ou no breeding-shed.

Enquanto isto outras chefias de rala definham, pelo simples fato deste chefe de raça, ser incapaz de gerar algo superior, ao que ele foi. Por isto deve haver muito cuidado, na duplicação de chefes de raça. Não me apetece em fazê-las em cavalos cuja tribo se mostra em extinção. E assim penso, pois, mais uma vez os números provam existirem mais imbreeds e duplicações, em elementos de tribos atuantes, do que naqueles que atuaram um dia, e não mais o fazem. Por]em, existem exceções, como tudo em que tiver uma regra. Buckpasser é uma delas. Apenas vivos, e de forma singela, na América do Sul, ele é um sólido imbreed, principalmente se acompanhado por outros em Northern Dancer e Mr. Prospector. Um segundo exemplo? Secretariat. Tantp ele como Buckpasser foram superiores em pista que seus respectivos pais. Contudo, não o foram no breeding-shed. E talnez seja esta a razão de não terem desenvolvido uma sólida transmissão. Outrossim, isto não impossibilita que eles duplicados tenham uma ação positiva naqueles que assim o tem

As coisa não acontecem na genética de uma forma aleatoria, pois, se isto acontecesse, do cruzamento de um negro com um japonês. poderia nascer um louro de olhos azuis. Você tem que induzir ela, a tomar uma direção e creio que as duplicações e imbreeds, tem uma maior capacidade de fixar caracteristicas. Quando positiva ela fixa uma caracteristica. Ou em caso contrário, anula-a. O que em outra palavras quer dizer, que usar um imbreed em um elemento cuja tribo está em extinção, talvez seja mais perigodo, do que partir para um pedigree aberto.

Volto a repetir, não sou contra pedigrees abertos. Much Better é a maior prova do que afirmo. Mas por exemplo Da Hoss, não tinha aparentemente imbreeds, mas diria não ter um pedigree aberto, no momento em que seu pai trazia um imbreed em Nasrullah e sua mãe em Aureole e Owen Tudor. E é ai que reforça-se a teoria da fixações. Existem coisas que denominamos de linebreeds. Jolly Saint, a mãe de Da Hoss, tinha 27 linhas de St. Simon, sendo 13 por distintos agentes, e da forma como aprecio, sete machos e seis fêmeas. Foi criado por aquele que considero o maior criador da antiga Irlanda. O Tesio de lá: o Captain Rogers.

Esta teoria da fixação tentarei dissertar futuramente. Logo, neste exato momento, você tem que ser flexivel na hora de analisar um pedigree. O que eu não acredito, é o produto do nada. Este como o ar que respiramos, não dá para se vender, se bem que na lojinha de dona Dilma, talvez você o encontre engarrafado...