HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

sábado, 20 de maio de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: QUANDO UM SPRINTER PODE ATÉ VIR A DARN A UM GANHADOR DO EPSON DERBY.


Recentemente perguntaram a mim, se eu prefiro que a velocidade venha mais pelo lado pai ou pela da mãe, ou de forma distinta em relação a stamina. A estas boas almas que tentam decifrar o que penso, respondo que francamente nem eu sou capaz de decifrar o que penso. Por sua vez não tenho um modelo fisico, seja do cavalo ou da forma que é construído seu pedigree. E o mais importante de tudo, é que se o cavalo tiver aquela velocidade através da distâcia, eu aprecio da mesma forma de onde ela vier.

Porém dai achar que um filho do sprinter e reconhecido como transmissor de velocidade, Kodiac numa  milheiro Kingmambo - filho pelo também sprinter e emérito transmissor de velocidade Mr. Prospector, numa das melhores milheiras de todos o tempos, Miesque  - estar em minha lista de pretendentes ao Derby em Epson, pode parecer que finalmente me entreguei ao desejo de muitos e estou a caminho de uma camisa da força. 

Mas aos que vibram com esta possibilidade - a da camisa de força - sinto avisar que o meu grande problema, é que sou ainda um crente nas leis da dominância de certas linhas sobre outras e até agora esta teoria, que para mim parece básica - mas não para muitos - não tem deixado na mão.

A grande verdade, é que você pode ansiar com Kingmambo chegar ao fundo, estando ele no quadrado superior ou inferior de um pedigree. Entre os seus mais importantes produtos, há de se notar a presença de ganhadores de provas de milha e meia para cima como o Oaks, a Japan Cup, o Belmont, Grand Prix de Saint-Cloud, o St. Leger, o Grande Premio del jockey Club e o Derby japonês. Nunca fiz esta pesquisa, mas arrisco a afirmar que ele é o único filho de Mr. Prospector a gerar a dois ganhadores de St. Leger. O que em outras palabvras quer dizer, que quando ele é instigado por alguém staminado, é capaz de transmitir stamina.

Vejam na tabela que se segue, quem foram os principai filhos de Kingmambo e em que distâncias eles foram capazes de vencer



Mas Kodiac me parece impossibilitado de instigar quem quer que seja, em relação a stamina, porém, uma filha de Kingmambo, com um estrutura genética formada por Sadlers Wells (segundo no derby francês e reconhecido transmissor de stamina clássica), Alleged (Prix de lÁrc du Triomphe - 2 vezes e segundo no St. Leger), Star Appeal (Prix de lÁrc du Triomphe), Vimy (King George VI and Queen Elizabeth stakes e segundo no Derby,  francês), neta de Eva Luna (Park Hill Stakes e já mãe de um ganhador do St. leger, por Sadlers Wells), na familia de Pretty Polly, você tem inclusive o direito de achar que Kodiac seja apenas um figurante de luxo. 



Esta é a importância de acreditar em uma estrutura genética Mas para que isto fkua bem dentro de seu imaginário você deve saber ler um pedigree. Porque? Para poder pelo menos imaginar, o perfil locomotor daquele que está as suas mãos. É o que infelizmente falta a grande maioria dos treinadores e proprietarios do turfe brasileiro. Treinam um stayer como um sprinter para depois de muitas tentativas frustadas. descobrir que o jogo daquele animal não é bem aquele. Quem paga? O proprietário.

No sábado em Lingfiel foi disputado o Derby trial, hoje apenas uma listed race, mas no passado um muito importante trial para o derby Epson, o mesmo utilizado por Aga Khan para que Kahyasi conquistasse os Derbies Ingles e Irlandes. Evidente que já se passaram quase 30 anos, mas pelo que vi acontecer em Lingfield,  esta semana, acho que Best Solution, pode vir a ser a melhor solução para o momento. E confesso que ele já está em meu radar, desde ano passado quando foi segundo para Waldgeist - um filho de Galileo em mãe Monsun - nos 2,000m do Criterium de Saint-Cloud. Demonstrou uma stamina, que aparentemente seu pedigree não trazia, se você não souber ler os pedigrees.

E afinal se os sprinters Cape Cross produtor de dois ganhadores do derby e Danehill, de um, podem, porque Kodiac deveria ser barrado deste baile?