HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 20 de maio de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: QUANDO UM SPRINTER PODE ATÉ VIR A DARN A UM GANHADOR DO EPSON DERBY.


Recentemente perguntaram a mim, se eu prefiro que a velocidade venha mais pelo lado pai ou pela da mãe, ou de forma distinta em relação a stamina. A estas boas almas que tentam decifrar o que penso, respondo que francamente nem eu sou capaz de decifrar o que penso. Por sua vez não tenho um modelo fisico, seja do cavalo ou da forma que é construído seu pedigree. E o mais importante de tudo, é que se o cavalo tiver aquela velocidade através da distâcia, eu aprecio da mesma forma de onde ela vier.

Porém dai achar que um filho do sprinter e reconhecido como transmissor de velocidade, Kodiac numa  milheiro Kingmambo - filho pelo também sprinter e emérito transmissor de velocidade Mr. Prospector, numa das melhores milheiras de todos o tempos, Miesque  - estar em minha lista de pretendentes ao Derby em Epson, pode parecer que finalmente me entreguei ao desejo de muitos e estou a caminho de uma camisa da força. 

Mas aos que vibram com esta possibilidade - a da camisa de força - sinto avisar que o meu grande problema, é que sou ainda um crente nas leis da dominância de certas linhas sobre outras e até agora esta teoria, que para mim parece básica - mas não para muitos - não tem deixado na mão.

A grande verdade, é que você pode ansiar com Kingmambo chegar ao fundo, estando ele no quadrado superior ou inferior de um pedigree. Entre os seus mais importantes produtos, há de se notar a presença de ganhadores de provas de milha e meia para cima como o Oaks, a Japan Cup, o Belmont, Grand Prix de Saint-Cloud, o St. Leger, o Grande Premio del jockey Club e o Derby japonês. Nunca fiz esta pesquisa, mas arrisco a afirmar que ele é o único filho de Mr. Prospector a gerar a dois ganhadores de St. Leger. O que em outras palabvras quer dizer, que quando ele é instigado por alguém staminado, é capaz de transmitir stamina.

Vejam na tabela que se segue, quem foram os principai filhos de Kingmambo e em que distâncias eles foram capazes de vencer



Mas Kodiac me parece impossibilitado de instigar quem quer que seja, em relação a stamina, porém, uma filha de Kingmambo, com um estrutura genética formada por Sadlers Wells (segundo no derby francês e reconhecido transmissor de stamina clássica), Alleged (Prix de lÁrc du Triomphe - 2 vezes e segundo no St. Leger), Star Appeal (Prix de lÁrc du Triomphe), Vimy (King George VI and Queen Elizabeth stakes e segundo no Derby,  francês), neta de Eva Luna (Park Hill Stakes e já mãe de um ganhador do St. leger, por Sadlers Wells), na familia de Pretty Polly, você tem inclusive o direito de achar que Kodiac seja apenas um figurante de luxo. 



Esta é a importância de acreditar em uma estrutura genética Mas para que isto fkua bem dentro de seu imaginário você deve saber ler um pedigree. Porque? Para poder pelo menos imaginar, o perfil locomotor daquele que está as suas mãos. É o que infelizmente falta a grande maioria dos treinadores e proprietarios do turfe brasileiro. Treinam um stayer como um sprinter para depois de muitas tentativas frustadas. descobrir que o jogo daquele animal não é bem aquele. Quem paga? O proprietário.

No sábado em Lingfiel foi disputado o Derby trial, hoje apenas uma listed race, mas no passado um muito importante trial para o derby Epson, o mesmo utilizado por Aga Khan para que Kahyasi conquistasse os Derbies Ingles e Irlandes. Evidente que já se passaram quase 30 anos, mas pelo que vi acontecer em Lingfield,  esta semana, acho que Best Solution, pode vir a ser a melhor solução para o momento. E confesso que ele já está em meu radar, desde ano passado quando foi segundo para Waldgeist - um filho de Galileo em mãe Monsun - nos 2,000m do Criterium de Saint-Cloud. Demonstrou uma stamina, que aparentemente seu pedigree não trazia, se você não souber ler os pedigrees.

E afinal se os sprinters Cape Cross produtor de dois ganhadores do derby e Danehill, de um, podem, porque Kodiac deveria ser barrado deste baile?