HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sexta-feira, 26 de maio de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: RECONDITAS AFIRMATIVAS

Você descobre que envelheceu quando aquela menina que você acha bonita, o chama de tio, ou precisa de óculos para operar o controle remoto da televisão. E ao mesmo tempo, você suspeita que sua opinião passa a ter algum impacto, quando escuta que alguém disse que você deu a seguinte opinião. Mas existem seres humanos bem mais importantes que você - os verdadeiros formadores de opinião - que tem seu nome evocado em vão como Deus, o é. E creio que no caso dos humanos, a coisa deveria ser tratada como a igreja trata este problema: também como pecado. Nem que apenas venial...

Um "expert" numa roda de conversa em que participava em Cidade Jardim, apenas como ouvinte, surpreendeu-me, pois, no auge de uma frivola discussão, exclamou algo, que segundo ele, fora retirado de um livro assinado pelo senhor fulano de tal. Acreditem foi a coisa mais idiota e sem nexo, que chegaram a meus ouvidos. E olha que chegam muitas... Ainda não totalmente refeito de minha perplexidade, já no hotel, fui atrás de quem pudesse ser este senhor fulano de tal. E vocês sabem que até sobre o cachorro do seu vizinho, existe algo na Internet. Mas no caso presente não tinha. Logo, era mais uma daquelas reconditas afirmativas que faz muita gente gozar de prestigio e que no minimo atrai a atenção dos menos versados do assunto.

Quando estudei Tesio, tive o cuidado de separar aquilo que ele afirmou e ao mesmo tempo, interpretei algumas de suas atitudes, e quando publiquei meu livro sobre o mesmo, tive cuidado de demonstrar o que ele disse e do outro lado, o que eu achava que ele pensou. São duas coisas distintas, mas só reconhecidas por alguém com conhecimento e imaginação.

Não vou negar que o citado "expert" seja dotado de extrema imaginação. Afinal para afirmar o que ele afirmou e citar uma fonte inexistente, requer, a meu ver, extrema imaginação. E é exatamente aí, que se necessita conhecimento. O abuso de criar afirmações e coloca-las na boca de outrem, me parece uma arte. Perigosa, mentirosa, mas uma arte. Mas cada um age como a própria consciência dita. Já ouvi coisas que dizem ter eu afirmado escabrosas. Hoje não me surprendo mais. 

Ninguém seria capaz de dizer que o Lula não tenha uma tremenda imaginação na arte de sobreviver, e isto mesmo considerando ter aprontado o que aprontou. E isto é uma prova, não apenas de imaginação. Requer conhecimento. Pelo menos da alma do brasileiro de baixa renda, e do intelectual champagne-caviar.

Senhores, tudo que penso, aqui escrevo. Sou a perfeita definição do ser humano cuja vida é considerada um livro aberto. Se não aberto de todos os assuntos, pelo menos aberto do que penso sobre o turfe. Se estarei certo ou errado, que cada um julgue, eu apenas exponho.

Vamos a uma afirmativa nada recondita. Baseada na análise de fatos. Olhem os resultados apresentados abaixo.



Keeneland é um dos meetings, que considero de maior importância nesta parte do mundo. Para ganhar em Keeneland, na sua grande maioria dos casos é necessário classe. E certas coincidências podem evidenciar uma indução a esta classe.

Por exemplo o fato de três vencedores terem como segunda mães, filhas de Nureyev. Mas as coincidências não param por ai. Examinem os pedigrees destas três éguas. Elas representam 20% da amostragem, um percentual de alta significância,




Notem a interação destas éguas com Seattle Slew e Mr. Prospector em especial duas das mesmas e o percentual impressionante da presença das tribos de Seattle Slew, Mr. Prospector, Deputy Minister e Storm Cat, nos pedigrees destes 15 animais. Abster-se de pelo menos duas destas, em um mesmo pedigree, me parece é o mapa para se chegar a lugar nenhum, nos meetings de primeira grandeza aqui nos Estados Unidos.

O pedigree é um mapa e certas posições e mensageiros se repetem. Esta é a forma de se tentar descubrir a fonte da classe de um pedigree. Destes 15 vencedores 13 (86,6%) possuem pelo menos uma duplicação, três destes com três duplicações e um com cinco.  Em se tratando de mães, 14 (93,3%) são as que possuem pelo menos uma duplicação, sendo uma com três, uma com quatro e uma com cinco.

Quantas foram as reprodutoras, mães destes ganhadores, que foram incapazes de vencer em pista? Apenas uma, que não correu e consequentemente não ganhou. São 14 (93,3%) vencedoras, sendo 6 (40%) que devem ser consideradas clássicas em pista. Da mesma forma que foram seis que tiveram seus uteros fecundados quando tinham 10 ou mais anos de idade. Noves destas éguas tinham entre quatro e nove anos de idade.

Levantem estes 15 pedigrees, e descubram o porque destes comentários. Garanto que é um exercicio importante e que deve ser feito se a idéia é selecionar cavalos que sejam geneticamente superiores. Brevemente faremos uma comparação destes resultados com um meeting, disputado a 75 milhas dali, no importante no fim de semana do Kentucky Derby.