HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 25 de maio de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: A VELOCIDADE ATRAVÉZ DA DISTÂNCIA


Nos últimos dez anos, um detalhe sobre o Derby - o verdadeiro disputado em Epson - me chamou muita atenção. Nove destes ganhadores pertenciam a tribo Northern Dancer, sendo este, indubitavelmente um chefe de raça, mas como atleta, incapaz de ganhar em 2,400 metros e ainda por cima, nunca testado na grama. 

Outrossim, via Sadler´s Wells - um filho seu que tinha igualmente limitações staminicas para a milha e meia - ele teve sucesso via o French derby winner, Montjeu pai se três ganhadores e do English and Irish derby winner Galileo, pai de três ganhadores. E os outros três? Pois é, descendem do sprinter-flyer, Danzig, via o sprinter Green Desert, por seu filho o sprinter miler, Cape Cross. E deve ser notado, que estes três estão entre os oito últimos ganhadores. Um significativa mudança do perfil genético de um Derby winner.

Isto não lhes parece uma prova cabal da importância da velocidade - que chamo de atravéz da distância - na construção da stamina moderna? Imaginem que se aumentarmos esta universo de pesquisa, para os 18 últimos ganhadores, notaremos a existência de outros nove elementos, nenhum capaz de vencer na milha e meia, a se tornarem pais de derby winners: King´s Best, Mark of Esteem. Sadler´s Wells, Grand Lodge, Danehill e Kris S. Resumindo a exceção de Galileo (3) e Montjeu (4), nenhum outro pai de um ganhador dos 18 últimos ganhadores do derby, veio a ganhar na milha e meia. E olha que estamos falando de um total de nove individuos.

Porque me refiro ao Derby, e não ao Arco ou o King George, que teoricamente são provas até mais expressivas, como base de minha pesquisa, respondo que a complexidade do Derby de Epson não se atem apenas a distância. O número de concorrentes e dificílimo traçado de sua pista, fazem desta carreira, algo dificil de ser conseguido. Logo, não é apenas stamina. É necessário também endurance.

Tesio tinha por esta prova um respeito descomunal e ele que para mim é o responsavel pelo aparecimento da teoria da velocidade através da distância, iniciada por Nearco, tem que sempre ser levado em consideração. Alguém bramira que ele era produto de uma outra realidade. E acho que o Pelé, o Eisntein, o Leonardo da Vinci e o Mozart também- E daí? Pergunto, alguém arriscaria a garantir - assinando embaixo - que suas respectivas massas cefálicas e habilidades não funcionariam na era da internet? 

Como me reportei semana passada, um dos sérios pretendentes este ano ao cetro máximo da geração inglesa, - e, minha solitária opinião - é um filho do sprinter e até aqui apenas transmissor de velocidade Kodiac. Coloco-me na posição de perguntar: e daí?