HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

quinta-feira, 25 de maio de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: A VELOCIDADE ATRAVÉZ DA DISTÂNCIA


Nos últimos dez anos, um detalhe sobre o Derby - o verdadeiro disputado em Epson - me chamou muita atenção. Nove destes ganhadores pertenciam a tribo Northern Dancer, sendo este, indubitavelmente um chefe de raça, mas como atleta, incapaz de ganhar em 2,400 metros e ainda por cima, nunca testado na grama. 

Outrossim, via Sadler´s Wells - um filho seu que tinha igualmente limitações staminicas para a milha e meia - ele teve sucesso via o French derby winner, Montjeu pai se três ganhadores e do English and Irish derby winner Galileo, pai de três ganhadores. E os outros três? Pois é, descendem do sprinter-flyer, Danzig, via o sprinter Green Desert, por seu filho o sprinter miler, Cape Cross. E deve ser notado, que estes três estão entre os oito últimos ganhadores. Um significativa mudança do perfil genético de um Derby winner.

Isto não lhes parece uma prova cabal da importância da velocidade - que chamo de atravéz da distância - na construção da stamina moderna? Imaginem que se aumentarmos esta universo de pesquisa, para os 18 últimos ganhadores, notaremos a existência de outros nove elementos, nenhum capaz de vencer na milha e meia, a se tornarem pais de derby winners: King´s Best, Mark of Esteem. Sadler´s Wells, Grand Lodge, Danehill e Kris S. Resumindo a exceção de Galileo (3) e Montjeu (4), nenhum outro pai de um ganhador dos 18 últimos ganhadores do derby, veio a ganhar na milha e meia. E olha que estamos falando de um total de nove individuos.

Porque me refiro ao Derby, e não ao Arco ou o King George, que teoricamente são provas até mais expressivas, como base de minha pesquisa, respondo que a complexidade do Derby de Epson não se atem apenas a distância. O número de concorrentes e dificílimo traçado de sua pista, fazem desta carreira, algo dificil de ser conseguido. Logo, não é apenas stamina. É necessário também endurance.

Tesio tinha por esta prova um respeito descomunal e ele que para mim é o responsavel pelo aparecimento da teoria da velocidade através da distância, iniciada por Nearco, tem que sempre ser levado em consideração. Alguém bramira que ele era produto de uma outra realidade. E acho que o Pelé, o Eisntein, o Leonardo da Vinci e o Mozart também- E daí? Pergunto, alguém arriscaria a garantir - assinando embaixo - que suas respectivas massas cefálicas e habilidades não funcionariam na era da internet? 

Como me reportei semana passada, um dos sérios pretendentes este ano ao cetro máximo da geração inglesa, - e, minha solitária opinião - é um filho do sprinter e até aqui apenas transmissor de velocidade Kodiac. Coloco-me na posição de perguntar: e daí?