HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 24 de junho de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: CRUZAMENTO ENTRE IRMÃOS

Para quem gosta de polêmica vai aqui um prato cheio.

Quem não acredita que o quase impossivel pode acontecer, tem que se lembrar que no turfe quase tudo é possivel, mesmo aqueles fatos que lhe pareçam por demais estranhos. Quando Boussac saiu com estes dois pedigrees representados abaixo, foi considerado um louco. Mas quiz o destino que Coronation V, ganhasse a Poule e o Arco e Ormara produzisse a nosso bastante conhecido Locris. E como sempre, a loucura passou a ser genealidade.




Evidentemente que açgins - arroscaria a dizer muito poucos - passaram a copiar o modelo e deram com os burros n'água. O que há meu ver não estaria muito longe da verdade. Boussac era um gênio. Aqueles que tentaram o copiar, nem tando. Vou mais longe. Eu acho que gênio foi apenas Tesio. Boussac era um homem que não tinha medo de ousar e gastar seu dinheirinho. Tesio não tinha dinheirinho, como Boussaca, o velho Aga Khan e Lord derby, logo não podia errar. Tinha que usar a cachola!

E que me desculpem aqueles que assim não concordam, mas não reprovo quem achou ou acha Boussac um gênio. O cara em menos de 30 anos de atividade dos anos 30 aos 60, que venceu 17 estatisticas de criadores, quatorze de proprietario e tinha em sua sala, as taças dos derbies, do Oaks, dos Guineos, dos St. Leger tanto da Inglaterra como da França, e de quebra uma Ascot Gold Cup, quando esta era considerada do mesmo nivel das outras provas citadas. Para mim, sempre esteve, mais para gênio do que para louco. Embora nunca tenh sido meu preferido modelo de ação.

Homem dos tecidos, ele financiou um tal de Christian Dior, quando este ainda dava os primeiros passos na alta costura e até jornal chegou a ter, Ele foi em sua época o maior difundidor da técnica dos imbreeds. Como disse um ousado.

Teria alguem a coragem de montar um pedigree como os de Coronation V e Ormara, nos dias de hoje? Eu afirmo que sim, basta ver o pedigree do recente vencedor da milha da Kings Cup (Gr.3) em Greyville na África do Sul, que apresento abaixo. Os responsaveis pela Lammerskral Stud, fizeram algo mais ousado do que cruzar irmãos paternos. Eles o fizeram entre irmãos maternos.



Evidentemente que outros imbreeds em grandes chefes de raça, como Northern Dancer, Secretariat e Raise a Native, possuem sua parcela de contrinuição neste acontecimento, até certo ponto impar, porém, creio eu que a ousadia de cruzar irmãos maternos, cristalizou-se em sucesso. Nasceu um produto com uma cabeçã, duas orelhas e quatro patas que corria, como um verdadeiro cavalo de corrida.

Logo, é possivel se cruzar tanto irmãos paternos como maternos. Eu particularmente não o faria. Mas tem gente, como os acima citados, que o fizeram e conseguiram sucesso. Assim sendo não há o que se negar. Não posso precisar a que custo e sacrificio, e acima de tudo, o tempo que isto levou, outrossim, tenho que admitir que os imbreeds 2x3 e 3x3, principalmente na tribo de Danzig, me fascinam. Estaria sendo ousado? Não pois, os exemplos de sucesso nesta questão, fazem joje a adoção desta estrutura, algo normal. Viável de ser levado adiante

Você tem todo o direito de não gostar dos imbreeds, afinal tem gente que gosta até de roleta e loteria, onde suas chances de ganhar são a meu ver, ínfimas. Mas eu prefiro ficar na faixa dos mais de 80% que hoje ganham provas de grupo pelo mundo, por optarem por pedigrees com imbreeds. Porém, não afirmaria, que devemos ser tão ousados.

Bulleting Home

Pena que Bolleting Home, seja castrado, pois, gostaria muito de ve-lo no breeding shed, já que Ormara também provou que isto não é uma loucura