HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 4 de junho de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: DOIS DIAS DE FESTAS EM EPSOM

Enable

 Desculpem a picardia, mas reincidência é uma coisa por qual nutro muitas restrições, principalmente em se tratando de fatos que aconteceram de forma negativa, ou inpenssada. Sexta-Feira, uma das postulantes ao cetro em Epson, a norte-americana Daddy's Lil Darling, foi levada a correr em Epson e pelo que demonstrou, antes ainda no paddock, e depois quando na ida para o starting-gate, onde mostrou-se completamente fora de si. Como se perguntasse, o que estou fazendo aqui? Eu responderia que absolutamente nada, mas infelizmente ela derrubou o experiente Olivier Peslier e foi retirada da carreira, e com isto ficou impossível se provar a tese do desperdicio de um custo insano, para uma aventura fadada ao insucesso. Para mim, era potranca para disputar a nona colocação, num pareo que com ela, perfaziam dez competidoras.

Porque reincidência? Pelo simples fato, que este mesmo treinador alguns anos atrás foi a Royal Ascot com um potro, também treinado nos Estados Unidos e este simplesmente se recusou a largar. Esta total falta de conceitos me assuta, bem como a falta de planejamento, ou a incapacidade de por em pratica o que foi planejado. Isto tornou estas duas  inuteis viagens, além de custosas aos bolsos dos proprietarios destes dois animais, como também contraproducente, já que no caso de Daddys Lil Darling, ela vinha de uma segunda colocação no Oaks, não importa se "achada" ou merecida. É assim que muito proprietário enjoa sua ração...

O tempo de mostrar a farda ou da promoção pessoal do profissional, que se fascina com o aparecimento nas noticias e na televisão, as custas de seus proprietarios, eu pensei estar extinta. Pelo menos em corridas de alta necessidade técnica no continente europeu, onde os campos das grandes provas, às exceções do derby e do Arco, tem o número de seus participantes limitada a qualidade apresentada anteriormente pelos mesmos. Ninguém corre pelo simples fato de pronover-se. A derrota conta negativamente na vida atlética de um animal.

Mas corrida a carreira, notou-se que a mesma se cristalizou num mano a mano entre Enable e a proibitiva favorita Rhododendron. Eu, que achava que teriamos um passeio no parque, para a segunda, deveras me impressionei com a primeira, que depois de 500 metros de luta durante a longa reta de Epson, onde as duas desvencilharam-se das demais, ela não só resistou, como nos 200 metros finais foi tirando. Parecia inteira ao cruzar o disco.

O simples fato, das duas serem descencentes de Galileo, não me surpreendeu. Rhododendron, é sua filha e nquanto Enable sua neta, já que se trata de uma filha de Nathaniel, como também não me surpreende a ganhadora ser imbreed em Sadlers Wells,  Nearctic e Hail To Reason, assim como duplicada em Lalun, e a segunda trazer o doublé - que chamo de mágico - formado pelos imbreeds em Northern Dancer e Mr. Prospector e uma duplicação em Special. Porque não me surpreendo? Pois, 90% dos ganhadores das mais importantes carreiras européias, principalmente na milha e meia, não tem seus pedigrees "abertos". Porque então abri-los? Pelo simples fato de querer peitar a parte sã da humanidade?

Um pequeno parênteses. Quando aberto  o sindicato de Nathaniel, o H e R, quiz comprar uma cota. Escrevi ao haras que lideraria o sindicato e nem uma resposta recebi, o que prova, que a nós brasileros, nem é dada a singela conceção do respeito. Fecho parênteses.

Highland Reel juntamente com Flintshire, foram os cavalos que mais gosto me deram de assistir correr, estes ultimos dois anos, no velho mundo e mesmo na Breeders Cup. Eles parecem ter prazer no que fazem, Highland Reel, é imbreed em Northern Dancer e Buckpasser - outro doublé que me agrada muito - e ainda por cima, com duplicações em Natalma.



Highland Reel

O fato do ganhador de ponta a ponta da Coronation Cup, Highland Reel (Galileo) ser um 22-b, e de Enable ser uma 4-m, apenas provam que na grande maioria dos casos, são aqueles mesmos segmentos maternos - ao quais alcunho de familias - que geralmente triunfam, independentemente de simpatias e crendices. Logo, o vencedor do derby, Wings of Eagles, ser um Pretty Polly, me causou apenas a confirmação destes conceitos.

Não foi o melhor Derby que assisti, e digo porque acompanho esta prova desde que esta prova foi gravada em video, porém, diria que foi um dos mais instigantes. Efetivamente um com um trem dos mais acelerados e com um final eletrizante, decidido apenas nos metros derradeiros.


Wings of Grace



Wings of Grace, a exemplo de seu pai, veio de trás. Onde corria, não tenho a menor iréia. mas sua aceleração final, foi suficiente para alcançar Cliffs of Moher (Galileo), tão logo ele conseguiu ultrapassar Cracksman (Pivotal), que por sua vez, havia acabado de sobrepujar a Eminent e Benbati. Foi um final eletrizante.

Pour Moi, foi uma daquelas joias raras que apenas treinadores com a capacidade de um André Fabre, sabem explorar. Trata-se de um 22-b, imbreed em Northern Dancer e duplicado em Lalun, que por ser um elemento eminentemente de fundo - como dificilmente poderia deixar de ser já que se trata de um Montjeu em mãe Darshaan - já foi downgrade a reprodutor de cavalos de steeplechase.

Todavia, é bom se ressaltar que a festa de Epson, não se limita a suas três provas de graduação máxima. Os 1,700m do Diomed Stakes Stakes e do Princess Elizabeth Stakes, ambas de graduação 3, sendo a segunda, restrita a fêmeas, são provas igualmente representativas e creio que Laugh Aloud, a vencedora do Princess Elizabethm deva ser alvo de atenção. 

Trata-se de um filha de Dubawi, para mim o segundo mais importante reprodutore em serviço na Europa, numa mãe Singspiel, que está se tornando um dos mais importantes avôs maternos modernos, duplicada em Sunbittern, uma matriarca que está cada vez mais se consolidado com a presença dupla em pedigrees de ganhadores de grupo.