HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 29 de junho de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: A LISURA E A TRANSPARÊNCIA DE QUALQUER TRANSAÇÃO

Uma coisa puxa a outra. Muita gente ficou preocupada com os resultados obtidos nas vendas da Associação, no hipódromo da Gavea. Eu confesso que achei bom, principalmente no inicio onde constavam os quatro cavalos que haviam me agradado, cujos numeros eram 5,6,10 e 13. Não vi a todos. Mas quase todos, e lhes garanto que estes sobravam na turma. O fato dos dois mais caros, irem, um para os Estados Unidos, num acerto de possivel sociedade, e o outro para o agente do Mondesir na Argentina, sucitou em muitos uma certa desconfiança.

Antes de mais nada, aviso aos navegantes, que anualmente faço visitas ao Mondesir, ainda no periodo de crescimento dos potros. Foi assim que identifiquei Einstein. Não havia este ano outro Einstein, mas três de seus lotes me agradavam muito. E quando adquirimos a Einstein, a idéia era a de leva-lo para ser domado nos Estados Unidos.

Eu penso que os números 5 e 6, são aqueles que dão o inicio a veracidade de um leilão. E eles atingiram preços altos, segundo quatro de meus leitores, considerando-se o fato - que segundo eles - o Mondesir não ter os mesmos resultados em pista do Sta. Maria de Araras, outrossim, tem que se levar em consideração, que cavalo é individuo. Não importa onde tenha vindo a nascer.

A verdade tem perna curta, diz um de meus leitores. Eu não me preocupo com isto, pois, você tenta comprar aquilo que mais lhe apetece, e se há defesa camuflada ou venda límpida, não importa. Importa é que pelo menos alguém que animal mais que você. A responsabilidade do agente é repassar para seus clientes aquilo que julga ser o melhor apresentado. O valor e em que condições estes animais irão a ser adquitidos, não esyá mais sob a responsabilidade daquele que o indicou.

Acredito que tenhamos que ter mais atenção em outros aspectos de nosso mercado, do que se um cavalo foi defendido ou não. Aliás, eu sou a favor da defesa aberta, ou da RNA, a reserva não atendida de Keeneland, que é imediatamente publicada, no máximo 15 minutos após a passagem do animal, pelo palco. E se você quiser saber antes, basta se encaminhar para a secretaría, que fica a dez passos do tattersall e imediatamente a informação lhe será cedida. Isto implica na lisura e transparência da venda. Isto facilita a você ir lá e adquitir o lote antes que ele seja transferido para casa. Por isto, Keeneland talvez seja o mais concorrido leilão neste planeta.

Em Setembro último fui lance perdedor em uma potranca em Keeneland. Fui verificar e descobrir ser defesa. Passei a informação para o interessado que me autorizou a confirmar o ultimo lance. O fiz, e o vendedor agradeceu mas disse o valor de sua reserva, que era ainda um pouco acima do valor que a potranca viera a ser defendida. Ele não apenas me disse. Como é de praxe, mostrou o papel que tinha com o pedido de reserva. Passei a informação para o interessado e finalmente a transação foi concretizada, tendo Keeneland como avalista. Isto é lisura. Isto é transparência.

Infelizmente assisto ainda no Brasil, pedirem um lance minimo para determinado cavalo e depois de confirmado, este lance é batido por outro. E como este último não é rebatido, volta-se atrás, confirmando-se o anterior. Está claro neste tipo de ação, que alguém tentou inflar o preço final do cavalo. Todavia, isto acontece em Keeneland e em qualquer outro leilão. Faz parte do jogo. E as vezes até cola.

Concordo que ainda exista muita nebulosidade nas vendas de potros no Brasil. O que eu considero uma pena, pois, num mercado tão frágil, qualquer duvida sucitada, gera resultados negativos. O disse me disse pouco me importa. O que me apavora é a tal da ilação, palavra que esta tão em moda Brasil. São suposições que nada ajudam a veracidade dos fatos. A base de um mercado sólido é a certeza que está se pagando o preço de mercado, para aqiele loye que lhe despertou interesse. O que não sinto muito concreto nas insipidas vendas brasileiras. Mas nada que a tal da experiência que um comprador tem que ter, não possa contornar.

O que realmente um agente tem que ter em foco, é a qualidade do elemento que vai indicar a seu cliente. A compra é decisão do cliente. O fato do lote escolhido ser pretensamente defendido, não altera a transação, apenas determina que aquele que está vendendo, acha, que não foi dinheiro suficiente, o ofertado.

O errado é usar dois ou três lotes, como cerejas de bolo, para que o bolo em si, seja mais apreciado. É ai que entram aquilo que chamo de defesas camufladas e se como disse um dos leitores em desacordo, a mentira tem perna curta, e ela será imediatamente descoberta.