Tudo tem um preço. O de minha profissão, é a instabilidade. Numa atividade que vive de resultados. Outrossim, diria que foram os profissionais para quem trabalhei que tinham um real objetivo, que não fosse apenas o de ganhar suas carreiras. E estes, sem exceção chegaram onde queriam. Não é fácil ser segundo em um King George com um cavalo brasileiro de meia distância. Mais dificil ainda é ganhar o Santa Anita Hcp, com um cavalo brasileiro que chegou ao solo norte-americano inédito sem se quer, ter sido domado. E o que dizer de ser segundo e ganhar np ano seguinte uma Dubai Cup com o mesmo cavalo, também brasileiro? Tdos foram produtos de um real objetivo, objetivo este alcançado por um projeto e muito trabalho. mas todos exigiram tempo e consequentemente paciência.
É bastante dificil se chega a lugar algum, na primeira tentativa. Mas depois que se consegue, o prazer da conquista é imensa e a recompensa por todo esforço, inigualável. Tem que ralar e o inicio de qualquer projeto no turfe, é a pesquisa.
Para pesquisar você antes de tudo tem que ter o objetivo e saber criar o universo que melhor caracterize este seu objetivo, Ai coleta os dados, os compila e os analisa. Outrossim, você tem que ter um minimo de senso estatistico, pois, nem sempre as conclusões o levam ao caminho, dentro de uma determinada pesquisa. Ai você vai mais um ano, e outro mais, até ser difinitiva em seu psyque o conhecimento da causa e o teor do efeito.
Em meu caso são anos de pesquisa e isto de maneira alguma ativa em mim qualquer senso de infabilidade. São estas as armas que luto para conseguir os meus 20 a 25% de acerto em ganhadores de provas graduadas. Você sabe qual é o seu percentual? Facil, relacione todos os cavalos de sua propriedade - sejam ele comprados ou criados - e divida pelo número daqueles que chegaram lá. Se você chegar aos 10%, se de por muito satisfeito, pois lhe garanto que está na trilha certa,
Ontem lancei um desafio. Pesquisar os ganhadores daquele que é o mais importante meeting no mundo. O de Royal Ascot. Fiz a pesquisa e publiquei os dados para se chegar aos resultados ansiados. Quantos de vocês arregaçaram as mangas e fizeram o dever de casa? Faço isto com todas os meetings, de relevo no mundo e compilo todo e qualquer resultado de prova de grupo disputada no planeta terra. Dos Estados Unidos a India. De Macau a Europa. E confesso a vocês que TODAS, acabam por trazer um minimo de subsidios, pois, a genética trabalha em percentuais. Não é uma ciência exata. Porém, não se cruza uma beterraba com uma alface, e a salada já será servida. A coisa é bem mais complexa do que parece a primeira vista.
Uma resposta dada ao anseio de um cliente, na verdade está sedimentada numa solidez de conceitos. Conceitos estes constituídos das análises das pesquisas. Para cada projeto um universo e por isto Hard Buck, Einstein e Gloria de Campeão atingiram um patamar que todo e qualquer investidor do mercado brasileiro achava impossivel de se atingir. Confesso, que não houve bola de cristal, voodoo, ou quiromancia. Houve sim muito trabalho, paciência e resiliência. Muito mais facil é se ganhar uma breeders Cup - ou duas - com um cavalo que custou US$6,000 ou dois 25 de Mayos, com uma égua que não passou de US$1,000. Pois, que para isto venha a acontecer, basta o mercado não nota-los, por n razões. E você tem que estar preparado para assimilar a responsabilidade e agir no momento certo.
Você pode adquirir um Bal a Bali, pelo simples fato de estar no leilão em que ele foi apresentado, e comprado outra duzia. As chances são grandes. Todavia, o dificil é se apontar um Einstein, no meio de uma geração de 3000 cavalos e adquirir apenas ele, e ter a coragem de o levar inédito para além de nossas fronteiras, sem sequer domá-lo.
Este é uma outra questão. A coragem de bancar algo que não tem "aparentemente" base alguma e utilizar-se apenas de sua intuição e conhecimento para erigir tão importante empreitada. Outra, é correr o cavalo pelo menos duas vezes e sabendo o que tem em mãos exporta-lo. Eu acho que a primeira solução, embora mais arriscada é que há de estar fadada aos melhores resultados. Porque? Isto fica para amanhã.