HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 27 de junho de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: SEM BOLA DE CRISTAL


Vocês já devem ter ouvido de mim, pelo menos umas quinhentas vezes: Faço o que gosto, mas nem sempre gosto do que faço. E acredito que isto igualmente aconteça com outros profissionais de outros mercados. Não são muitos que fazem o que realmente gostam. A maioria dos desgostosos, são dirigidos ou se deixam levar pelas correntezas do destino. E este geralmente são os mais ferrenhos criticos â aquilo que amam, mas por isto ou por aquilo, se viram impedidos de fazer.

Tudo tem um preço. O de minha profissão, é a instabilidade. Numa atividade que vive de resultados. Outrossim, diria que foram os profissionais para quem trabalhei que tinham um real objetivo, que não fosse apenas o de ganhar suas carreiras. E estes, sem exceção chegaram onde queriam. Não é fácil ser segundo em um King George com um cavalo brasileiro de meia distância. Mais dificil ainda é ganhar o Santa Anita Hcp, com um cavalo brasileiro que chegou ao solo norte-americano inédito sem se quer, ter sido domado. E o que dizer de ser segundo e ganhar np ano seguinte uma Dubai Cup com o mesmo cavalo, também brasileiro? Tdos foram produtos de um real objetivo, objetivo este alcançado por um projeto e muito trabalho. mas todos exigiram tempo e consequentemente paciência.

É bastante dificil se chega a lugar algum, na primeira tentativa.  Mas depois que se consegue, o prazer da conquista é imensa e a recompensa por todo esforço, inigualável. Tem que ralar e o inicio de qualquer projeto no turfe, é a pesquisa.

Para pesquisar você antes de tudo tem que ter o objetivo e saber criar o universo que melhor caracterize este seu objetivo, Ai coleta os dados, os compila e os analisa. Outrossim, você tem que ter um minimo de senso estatistico, pois, nem sempre as conclusões o levam ao caminho, dentro de uma determinada pesquisa. Ai você vai mais um ano, e outro mais, até ser difinitiva em seu psyque o conhecimento da causa e o teor do efeito.

Em meu caso são anos de pesquisa e isto de maneira alguma ativa em mim qualquer senso de infabilidade. São estas as armas que luto para conseguir os meus 20 a 25% de acerto em ganhadores de provas graduadas. Você sabe qual é o seu percentual? Facil, relacione todos os cavalos de sua propriedade - sejam ele comprados ou criados - e divida pelo número daqueles que chegaram lá. Se você chegar aos 10%, se de por muito satisfeito, pois lhe garanto que está na trilha certa,

Ontem lancei um desafio. Pesquisar os ganhadores daquele que é o mais importante meeting no mundo. O de Royal Ascot. Fiz a pesquisa e publiquei os dados para se chegar aos resultados ansiados. Quantos de vocês arregaçaram as mangas e fizeram o dever de casa? Faço isto com todas os meetings, de relevo no mundo e compilo todo e qualquer resultado de prova de grupo disputada no planeta terra. Dos Estados Unidos a India. De Macau a Europa. E confesso a vocês que TODAS, acabam por trazer um minimo de subsidios, pois, a genética trabalha em percentuais. Não é uma ciência exata. Porém, não se cruza uma beterraba com uma alface, e a salada já será servida. A coisa é bem mais complexa do que parece a primeira vista. 

Uma resposta dada ao anseio de um cliente, na verdade está sedimentada numa solidez de conceitos. Conceitos estes constituídos das análises das pesquisas. Para cada projeto um universo e por isto Hard Buck, Einstein e Gloria de Campeão atingiram um patamar que todo e qualquer investidor do mercado brasileiro achava impossivel de se atingir. Confesso, que não houve bola de cristal, voodoo, ou quiromancia. Houve sim muito trabalho, paciência e resiliência. Muito mais facil é se ganhar uma breeders Cup - ou duas - com um cavalo que custou US$6,000 ou dois 25 de Mayos, com uma égua que não passou de US$1,000. Pois, que para isto venha a acontecer, basta o mercado não nota-los, por n razões. E você tem que estar preparado para assimilar a responsabilidade e agir no momento certo.

Você pode adquirir um Bal a Bali, pelo simples fato de estar no leilão em que ele foi apresentado, e comprado  outra duzia. As chances são grandes. Todavia, o dificil é se apontar um Einstein, no meio de uma geração de 3000 cavalos e adquirir apenas ele, e ter a coragem de o levar inédito para além de nossas fronteiras, sem sequer domá-lo.

Este é uma outra questão. A coragem de bancar algo que não tem "aparentemente" base alguma e utilizar-se apenas de sua intuição e conhecimento para erigir tão importante empreitada. Outra, é correr o cavalo pelo menos duas vezes e sabendo o que tem em mãos exporta-lo. Eu acho que a primeira solução, embora mais arriscada é que há de estar fadada aos melhores resultados. Porque? Isto fica para amanhã.