HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

domingo, 9 de julho de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: OS PARADOXOS DO ZENON


Séculos atrás, mesmo antes do aparecimento de Cristo, o filósofo grego Zenon de Elea apresentou aqueles que foram os seus três paradoxos. Pai da dialética, segundo Aristotle ele prescreveu três estigmas que formavam, em sua visão, o grande mistério entre o espaço e o tempo. Fumança densa e pesada da ignorância de uma época. Einstein a dissipou...

Os estigmas colocados em forma de paradoxos, exploram a idéia que em situações diversas podem ser reduzidas a quantidades infinitas de momentos distintos. Situações diversas em momentos distintos podem lhe trazer um perfil, daquilo que você acredita ser o perfil de um futuro cavalo de corrida.

Meu caro Montenegro. Sinceramente sinto desapontá-lo, mas não juntei o dinheiro suficiente para adquirir uma bola de cristal. Não consegui nem mesmo o montante para a lampada de Aladim. Ou o necessário para fazer um curso por correspondencia, de quiromancia ou voodoo. Valho-me apenas de meu olho e do pouco conhecimento que armazenei durante os longos anos de labuta. Tenho dito, explico.

Ontem, pububliquei uma foto com o incrivel galão de Zarkava. Foi exatamente a visão do mesmo, que me fez afirmar, após sua estréia, que seria muito dificil alguém ganhar dela. E na verdade ninguém ganhou ou sequer chegou perto dela em sete oportunidades. O mesmo senti após a vitória sebsequente, a primeira derrota de Sea the Stars. E afirmei que ele seria o cavalo do ano, como foi em 2009. Com Frankel não foi o galão que me impressionou, mais sim a forma com que ele tocava o chão e a velocidade com que recolhia os membros e voltava a tocá-lo. Antes que ele viesse a correr na segunda oportunidade afirmei que ele poderia ser o novo Ribot. O timeforme, no final da carreira de Frankel em pista, achou ele superior. Esta velocidade notei em Seattle Slew, e mais recentemente em Arrogate, que tinham angulações de galão menores, mas uso dos membros, tremendamente eficaz.

Não existe uma formula que faça você distinguir o espetacular do apenas bom. Sua experiência em conseguir separar o joio do trigo e sua capacidade de ver aquilo que é olhado, criam a oxigenação perfeita dentro de uma opção ótica. Você pouco a pouco vai treinando a sua vista. A experiência apenas aguça este sentido. Porém, o tempo corroi a vista e as vezes, o trás de volta a estaca zero.

Apresentei meses atrás um estudo feito sobre a angulação do galão de grandes cavalos de corrida nos Estados Unidos. Que iam dos 110 de Secretariat aos 83 de Seattle Slew. Todos que participaram da pesquisa, foram considerados champions de alta qualidade. Logo eram outras caracteristicas, que fizeram deles animais de nivel superior. Estas caracteristicas sempre estiveram lá. Bastava a você, nota-las.

Os leilões de dois anos em treinamento, apenas facilitam o olho do expert. Afirmo, com convicção, que é mais fácil se distinguir o pretenso potencial de um cavalo de corrida, em movimento de exercicio, do que apenas andando. Por isto os preços de vez em quando extrapolam e muitos preferem não arriscar e vendem seus pupilos ainda inéditos. Esta tendência, criou nos Estados Unidos, uma nova atividade, a de pinhooker.

Nada impede que uma caracteristica diferente iniba a capacidade locomotora de um determinado cavalo. Afinal, não estamos a frente dos paradozos de Zenon. Transladando-nos ao futebol, chegaremos a conclusão que Nilton Santos, Junior, Roberto Carlos e Marcelo, foram grandes laterais esquerdos, de carectaristicas distintas. E o que dizer de Vavá, Coutinho, Tostão, Reinaldo, Ronaldo Fenômeno entre os centro avantes? Cada um não fez o seu trabalho, de forma perfeita, independentemente das características que possuíam?


Secretariat

Barbaro

Affirmed

Forego

Man O'War

Seattle Slew


O que considero importante é você afiar seus olhos e ter assim uma visão menos complacente do que possa ser uma grande estrela em ascenção e um bom cavalo já dando tudo de si. Na Inglaterra, nos leilões de dois anos em treinamento, não se procira o tempo e sim a forma com que o animal se movimenta. Seu galão, a molilidade de seus musculos em ir e voltar a posição inicial, a velocidade de armar-se em outro galão. Enfim, pequenos detlhes que fazem toda uma diferença para um par de olhos, treinado para tal.

Outro estudo mais recente notou que a grande maioria dos cavalos modernos tem uma expressiva altura. Zennyata e Rachel Alexandra eram éguas de grande porte, e há de se convir que dominaram as ações, mesmo contra os machos. Eram altas, como o foram Forego, Secretariat e Man O'War. Mas Arrogate não é. O que implica em dizer, que também tamanho não é documento. É o detalhe de uma caracteristica - das que considero fundamentais - que poderá vir a fazer a diferença. Outrossim, para isto não basta a você, olhar a carreira. Você tem que ve-la e dimensionar a forma de conduta de todo o vencedor. Quando não se aposta ou não há interesse particular em algum cavalo inscrito, o trabalho fica facilitado.

Antes de Cristo, qualquer filósofo tinha o direito de criar seus paradoxos. Hoje acho que não. Com a ajuda dos videos e da slow motion, o profissional só não ve, se for incapaz de enxergar o óbvio.