Os estigmas colocados em forma de paradoxos, exploram a idéia que em situações diversas podem ser reduzidas a quantidades infinitas de momentos distintos. Situações diversas em momentos distintos podem lhe trazer um perfil, daquilo que você acredita ser o perfil de um futuro cavalo de corrida.
Meu caro Montenegro. Sinceramente sinto desapontá-lo, mas não juntei o dinheiro suficiente para adquirir uma bola de cristal. Não consegui nem mesmo o montante para a lampada de Aladim. Ou o necessário para fazer um curso por correspondencia, de quiromancia ou voodoo. Valho-me apenas de meu olho e do pouco conhecimento que armazenei durante os longos anos de labuta. Tenho dito, explico.
Ontem, pububliquei uma foto com o incrivel galão de Zarkava. Foi exatamente a visão do mesmo, que me fez afirmar, após sua estréia, que seria muito dificil alguém ganhar dela. E na verdade ninguém ganhou ou sequer chegou perto dela em sete oportunidades. O mesmo senti após a vitória sebsequente, a primeira derrota de Sea the Stars. E afirmei que ele seria o cavalo do ano, como foi em 2009. Com Frankel não foi o galão que me impressionou, mais sim a forma com que ele tocava o chão e a velocidade com que recolhia os membros e voltava a tocá-lo. Antes que ele viesse a correr na segunda oportunidade afirmei que ele poderia ser o novo Ribot. O timeforme, no final da carreira de Frankel em pista, achou ele superior. Esta velocidade notei em Seattle Slew, e mais recentemente em Arrogate, que tinham angulações de galão menores, mas uso dos membros, tremendamente eficaz.
Não existe uma formula que faça você distinguir o espetacular do apenas bom. Sua experiência em conseguir separar o joio do trigo e sua capacidade de ver aquilo que é olhado, criam a oxigenação perfeita dentro de uma opção ótica. Você pouco a pouco vai treinando a sua vista. A experiência apenas aguça este sentido. Porém, o tempo corroi a vista e as vezes, o trás de volta a estaca zero.
Apresentei meses atrás um estudo feito sobre a angulação do galão de grandes cavalos de corrida nos Estados Unidos. Que iam dos 110 de Secretariat aos 83 de Seattle Slew. Todos que participaram da pesquisa, foram considerados champions de alta qualidade. Logo eram outras caracteristicas, que fizeram deles animais de nivel superior. Estas caracteristicas sempre estiveram lá. Bastava a você, nota-las.
Os leilões de dois anos em treinamento, apenas facilitam o olho do expert. Afirmo, com convicção, que é mais fácil se distinguir o pretenso potencial de um cavalo de corrida, em movimento de exercicio, do que apenas andando. Por isto os preços de vez em quando extrapolam e muitos preferem não arriscar e vendem seus pupilos ainda inéditos. Esta tendência, criou nos Estados Unidos, uma nova atividade, a de pinhooker.
Nada impede que uma caracteristica diferente iniba a capacidade locomotora de um determinado cavalo. Afinal, não estamos a frente dos paradozos de Zenon. Transladando-nos ao futebol, chegaremos a conclusão que Nilton Santos, Junior, Roberto Carlos e Marcelo, foram grandes laterais esquerdos, de carectaristicas distintas. E o que dizer de Vavá, Coutinho, Tostão, Reinaldo, Ronaldo Fenômeno entre os centro avantes? Cada um não fez o seu trabalho, de forma perfeita, independentemente das características que possuíam?
Secretariat
Barbaro
Affirmed
Forego
Man O'War
Seattle Slew
Outro estudo mais recente notou que a grande maioria dos cavalos modernos tem uma expressiva altura. Zennyata e Rachel Alexandra eram éguas de grande porte, e há de se convir que dominaram as ações, mesmo contra os machos. Eram altas, como o foram Forego, Secretariat e Man O'War. Mas Arrogate não é. O que implica em dizer, que também tamanho não é documento. É o detalhe de uma caracteristica - das que considero fundamentais - que poderá vir a fazer a diferença. Outrossim, para isto não basta a você, olhar a carreira. Você tem que ve-la e dimensionar a forma de conduta de todo o vencedor. Quando não se aposta ou não há interesse particular em algum cavalo inscrito, o trabalho fica facilitado.
Antes de Cristo, qualquer filósofo tinha o direito de criar seus paradoxos. Hoje acho que não. Com a ajuda dos videos e da slow motion, o profissional só não ve, se for incapaz de enxergar o óbvio.