HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: DO ÚTERO AO AGRADÁVEL

Existem três times de futebol que investiram forte para o mercado sulamericano. Todos do Brasil. O Palmeiras que gastou 10 vezes a mais que o Flamengo, que por sua vez gastou três vezes a mais do que Atletico e este com um investimento bem acima do resto dos times sulamericanos. Os três dificilmente ganharão o campeonato brasileiro. Isto não é uma opinião. isto é um fato.

Quiz o destino que os três chegassem nesta quarta feira a disputar no Brasil, suas chances de continuidade na na Libertadores e na sul-americana. O Flamengo que fizera cinco goals na primeira partida, repetiu a dose, na ilha do Urubu. O Palmeiras, que perdeu seu encontro no Equador, conseguiu empatar em um jogo, que muitas chances foram perdidas pelo adversário. E nos penaltys demonstrou nervosismo. Logo, perdeu em casa para um time, que toda a sua folha de pagamento, é menor do que o salário do Borja. E o Atletico que periga a descer pela segunda vez para a segundona, não conseguiu furar o bloqueio de um modesto time boliviano. Assim sendo, o Flamengo - um dos unicos cinco times grandes que não cairam para a segunda divisão - luta para conseguir seu segundo titulo do ano. O Atletico parece que vai ficar mesmo no conseguido no estadual. E o Palmeiras, que já caiu duas vezes, não cai este ano, mas também não leva absolutamente nada. Nem um pobrezinho estadual. Resumindo o agradável não encontrou o útero. 

Pois bem, existem também três linhas básicas que hoje nutrem o mercado clássico norte-americano. Mas não por investimento e sim por merecimento: Mr. Prospector, Seattle Slew e Deputy Minister. Man OWar infelizmente já não demonstra tanta força. Dominó parece que virou história e outras tribos - menos votadas - praticamente já se foram. 

Quero deixar bastante claro que ninguém contribui, seja por negligência ou má intenção, para o desaparecimento de uma tribo. Elas se formam pela força de uma genética. Como também é muito raro, que uma, a caminho da extinção, volte a luzir. Monsum e Holy Bull são fenomenoa inexplicáveis, mas que se tomarmos como base a participação de seus filhos na reprodução, será como o Paulinho da Viola cantava... foi um rio que passou em minha vida...  Da mesma maneira que elas se cristalizam, também se desmilhinguem, pois, tribos diminuem seu poderio de transmissão, gradativamente com as mudanças de mercado ou então vitimas e prisioneiras, da dominância alheia.

A tribo de Nasrullah, por seu veio de maior importância nos Estados Unidos, o de Bold Ruler, parecia fadado ao desaparecimento, até o alvorecer de Seattle Slew no breeding-shed, cujo pedigree era considerado tão mambembe, que foi adquirido por US$17,500. O que com a evolução do mercado, no dinheiro de hoje, seriam menos de US$80,000. E isto com os filhos e netos de Bold Ruler bombando na pista e no breeding-shed. Ele foi um fenomeno na pista, mas Spectacular Bid também o foi como Foolish Pleasure e tantos outros, outrossim, só ele deu continuidade a linha. Ele, e uma ramo instituido por seu pai, com ótima partcipação na Alemanha, mas de sucesso apenas local.

Juntar Seattle Slew com Mr. Prospector e possivelmente com pitadas de Deputy Minister sempre me pareceu a situação lógica. Creio que a mais importante reprodutora que adquiri - quando ainda yearling - talvez tenha sido Cara Rafaela. Com Seattle Slew ela deu um potro muito pesado, mas com A. P. Indy a Bernardini. E como corria Bernardini...

Duas derrotas em apenas 8 apresentações, US Champion 3yo, ganhador do Preakness, do Travers, da Jockey Club Gold Cup e segundo colocado para Invasor na Breeders Cup Classic. Considero-o um dos mais importantes cavalos que vi correr aqui nos Estados Unidos. Sua mecanica, quando era exigida a máxima velocidade, era muito parecida a de seu pai.

Outro descendente de A. P. Indy, que mantida as devidas proporções, quando estava em seus dias, exorbitava, foi o tordilho Frosted. Filho do fenomeno Tapit, uma feliz união dos sangues de A. P. Indy e Unbridled, logo Seattle Slew x Mr. Prospector, ele tem como avô materno a Deputy Minister, o que em outras palavras, seria um cruzamento de meus sonhos.

Mas sonho mesmo seria cobrir Frosted com a égua do ano no Uruguay, Giulia, que hoje está nos Estados Unidos. Não havendo no Brasil, um garanhão que possa ser utilizado com este mesmo potencial genético, e como se tornou imperioso sua ida para a terra onde nasceu, quem sabe não teremos a união do útero ao agradável.




É mole ??????????????