HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: OS SALTOS ATAVICOS

Poucas são as unamidades no futebol e no turfe. No futebol diria que Tite. No turfe ficaria com Galileo. Pois bem, seu filho Teofilo,  - filho do Galileo não do Tite - até o aparecimento de Frankel, o tinha como o mais instigante 2 anos que vi correr na Europa. Como ele, apenas Wollow e Diesis, ambos treinados por Sir Henry Cecil.

Pois bem, Teofilo é um bom garanhão, mas longe de ser um diferenciado. Gosto mais dele do que verdadeiro o admiro e a razão é simples, sua irregularidade. Mas seu filho Havana Gold, ganhador aos três anos da milha do Jean Prat (Gr.1) em Chantilly, vem com o seu primeiro vencedor de grupo, o tordilho Havana Grey.

Havana Grey é imbreed em Green Desert, no pai deste Danzig e no avô Northern Dancer. Isto não parece a vocês um reforço substancial naquele que é considerado o mais importante chefe de raça, do segundo semestre do século passado? Eu penso que sim.

Havana Gold conta em seus linebreeds com aquela formula que considero especial, o binômio mágico de imbreeds em Northern Dancer e Mr. Prospector. E descende por linha baixa de um dos meios mais importantes da 9-e, o de General Store, através de sua filha, Chain Store,

Tenho uma teoria que herdei do senhor Atualpa Soares. Um cavalo dificilmente poderá criar aquilo que não foi. Pode produzir até algo melhor do que ele, mas poucos, são aqueles que não foram na pista e assim mesmo, luziram na reprodução. A não ser que sua mãe tenha sido a causadora ou a possibilidade de um salto atavico. Por isto, as duplicações são importantes. Elas criam uma maior possibilidade de um salto atavico, principalmente em centros de criação limitados em seus recursos de investimentos, como o nosso.




Evidente, que nesta atividade, a paixão nos cega e cria um mecanismo dentro do celebro capaz de imaginar coisas mirabolantes. E o salto atavico, é um indutor a grandes ilações. Tem gente que vê Hyperion no lóbulo da orelha esquerda e Nearco na circunferência das narinas. Eu, infelizmente, não tenho ainda este gráu de imaginação...

Porque digo isto? Por que Havana Grey possui 18 linhas de Nearco e 11 de Hyperion, e imediatamente aparecerão alguns a dizer que esta é a razão dele ser bem sucedido em pista. E pode. Mas também não pode. Para isto ser manifestado, não estariamos nos referindo a um salto atávico, e sim um tremendo canyon de oito a nove gerações.

Mas em contrapartida, os imbreeds em Green Desert, seu pai Danzig e seu avô Northern Dancer podem sucitar ilações bem mais realisticas.

Eu acredito em saltos atavicos, não em travessia de canyons. E como explicarei ainda esta semana, Green desert foi o rei do meeting Glorious Goodwood