HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: A VOLATILIDADE E A EFEMERIDADE

A volatilidade e a efemeridade de qualquer crônica é o espelho daquele que a escreve. A fixidez do impresso em contraponto a mobilidade da internet, determina que o meio de comunicação eletronico, tenha uma maior fluidez, contudo qualquer que seja a forma em que esta informação seja apresentada, o mais importante sempre será o assunto não apenas a crônica. Tanto no Jornal do Tufne - veiculo impresso - como no Ninho do Albatroz - filhote da internet - procuro me fixar no assunto e teço uma cronica sobre o mesmo.

Não existe assunto de maior interesse, do que aquele que verdadeiramente interessa ao leitor. Por isto, leio sempre minha caixa de emails, pois o que parece óbvio a você, nem sempre será para outros que leem, se interessam, mas não entendem. Quando o assunto é de interesse e você formalisa uma opinião, qualquer que seja a critica ao seu pensamento, não mais o atemorisa, pois, na verdade você se sente livre do incomodo de precisar ser compreendido, Faz-se um silêncio dentro do silêncio de sua própria solidão, o do dever cumprido, e bola para frente que atrás vem gente.

E o assunto de hoje, me faz pensar que a vida do agente de compra e venda de cavalos de corrida no Brasil, tem um prazo de validade. E da forma como estão sendo levadas as coisas em nossa atividade, este prazo está por se extinguir. Inescalável, assenção. 

Tenho noção que Drollig foi o melhor cavalo entre os vendidos de sua geração. Ai aparece um Daniel Boone que não foi colocado a venda e assume a liderança da geração. No ano seguinte, um igualmente reservado, ganha o derby. Faz um corrida de luxo no Brasil e agora ganha o Matias Machiline. Seu nome Emperor Roderic, Passa-se mais um ano e Gran Cru e Fillmore, provam terem sido os dois mais importantes potros entre os vendidos de sua geração. Ai vem o reservado Cash do Jaguarete, e mete 1'32" e uns quebrados. E quem tem duvidas que Jadir, outro reservado não possa voltar e reassumir a liderança? No sabado teria sido dificil de vencer.

O que isto lhe sugere? Que cuidados devem ser tomados na hora de se selecionar um potro entre aqueles que deverão ser colocados a venda. Ou você compra um barn inteiro de potros, ou tenta ser mais sintomático e então pesquisa, inspeciona e tenta dar tiros seguros sabendo qual o alvo a se atingir, pois no Brasil, a concorrência dos reservados, passa a ser bastante significativa.

Está cada vez mais dificil ser apenas proprietario no turfe brasileiro, pois, criar para vender é uma tarefa quae insana, o que torna criar para correr, uma tendência natural. Porisso caimos de quase 9,000 cavalos anos, para os ridiculos 2,000 que produzimos atualmente.

Muitos devem pensar que passa a ser inutil ser apenas proprietario e ai está estacionado o erro. Nosso sistema é que está errado. No mundo inteiro existe uma demanda que se adequa a oferta. Nós, talvez sejamos um dos únicos mercados, onde o número de criadores diminui e mesmo assim a oferta é bem maior que a demanda.

Volto a repetir, não existe uma verdade absoluta. O bom cavalo pode ser reservado ou vendido, apenas que os haras de media importância, não está encontrando mercado de venda para o seu produto e então, como única alternativa para se manter nela, o corre ou o pior, baixa o nivel de custo de sua criação. O que é salutar para a primeira instância, mas tremendamente arriscado em relação a segunda opção. Mas ainda é melhor do que desistir e comprar um barco. E como estamos cansados de saber, nesta atividade nem sempre o cavalo do mais importante criador impera e até o Corinthians pode ser o campeão.