HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
AEROSOL, MESMO DEVOLVIDO PROVOU SER CRAQUE: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO

HARAS SANTA TEREZA DO BOM RETIRO
ONDE A VELOCIDADE IMPERA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA

HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA
HARAS SANTA LUZIA DA ÁGUA BRANCA: VENCEDORES INTERNACIONAIS EM TRÊS CONTINENTES

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS: CRIADO PELA AVÓ


Que maravilha se pensar que Irma, foi apenas um rio que passou em minha vida... 

OUTRO DIA ME VEIO A MENTE 
UM PENSAMENTO.
 O QUE ME CAUSOU MAIS CHOQUE
A SEGUNDA COLOCAÇÃO DE HARD BUCK
NO KING GEORGE VI & QUEEN ELIZABETH
OU TER VIVIDO IRMA? 

Acho que em ambos os casos, foram cronicas  anunciadas. Eu sabia que Hard Buck estaria entre os três primeiros e que o Irma seria desastroso. Outrossim, vistas por prismas distintos. Do primeiro caso, pouca gente suspeitava, do segundo havia um alarmismo brutal, generalizado. E foi ai que eu me lembrei de vó Adelina, que em situações como estas dizia: nem tanto ao mar, nem tanto ao vento.

Tomei conhecimento que falo demais de vó Adelina. Não havia notado e teve alguém que insinuou que talvez eu tenha sido criado por minha vó. Aos navegantes uma informação, fui criado por meus pais, dona Elza e senhor Renato, na capitania de Ipanema, no Rio de Janeiro. Mas vó Adelina, morava em Copacabana .

Nada tenho contra a ser criado por vó, mas tenho a impressão que a maioria que o foi, na verdade ficou meio estragado, pois, avós deixam netos fazer o que não deixavam seus filhos fazer. Vó Adelina era uma exceção, como beque central que foi da estação da Leopoldina, sempre marcou em cima e tinha como lema, se existe uma bola e um atacante, só um irá passar. Mas cito vó Adelina, em muitos de meus textos, por tratar-se de uma senhora prenhe em sabedoria, transbordante de conhecimento e altamente opinativa, mesmo em assuntos que não lhe diziam respeito.

Respondo aqui uma dúvida, levantada por um leitor que assim a ele se referiu

Senhor Renato, 
Gostaria de uma resposta direta. Nos dois pedigrees que lhe apresento na sequência, o que é para o senhor o mais importante termos genéticos.
Roberto Alves




Roberto,

Você me mandou pedigrees de recentes vencedores de grupo. Uma em Del Mar e outro em Chantilly, logo em hipódromos de primeira linha. Não quero dizer com isto que sejam corredores de mesmo nivel. O imbreed em Northern Dancer açucarado pela duplicação em South Ocean de um lado e os imbreeds em Machiavellian e Northern Dancer de outro, apenas me induz a pensar, que talvez sejam eles as grandes forças motrizes dos mesmos.

Não gosto de comparar grandiosidades e muito menos estruturas genéticas. Outrossim, o fato destes dois netos maternos de Derby winners europeus, serem filhos, um de Dark Angel e outro de After Market, fazem-me pensar que a primeira estrutura pode ter sido mais importante na feitura de um provavel sucesso. Porque? Pelo simples fato, que Dark Angel já provou ser um reprodutor de primeira e After Market não conseguiu levantar voô. E somando-se a isto o fato - meramente particular - de achar Storm Bird mais consistente que Machiavellian e o fato desta duplicação em South Ocean ter mais de oito exemplos, nestes últimos cinco anos.

Outrossim, qualquer que seja o raciocinio, lógico ou ilógico, é apenas uma ilação. Não há como provar qual a opções mais perto da verdade. O que posso garantir, que eu nenhum dos casos, as estruturas escolhidas, nada de mal fizeram e creio que podem se alguma forma terem contribuído para uma melhoria substancial de performance. Mas sempre existirão controversias...

Um abraço,
Renato Gameiro