HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

domingo, 24 de setembro de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: FUJAM DOS ELETRICISTAS

O que se escreve fica. Ontem um amigo meu lembrou de uma nota que publiquei a exatamente sete anos atrás. Ele a guardou e me passou um email com a mesma. Teve a pachorra de levantar quem foi o agente que trouxe, cada um deles. Só sete não foram identificados e pasmem, 18 destes eletricistas foram trazidos por um único agente. Que ainda está vivo e tremendamente atuante. Eu mesmo tenho a minha particula de culpa, pois, indiquei a Tap Shoes. E o restante, até que possam provar ao contrário, quem o comprou, é o culpado... Aqui vai o artigo, que me pareceu válido ser publicado novamente.

Dias atrás iniciei uma nota dizendo assim: Pedigree não é massa de bolo. Outrossim imediatamente conclui que há de se convir que quando todos os ingredientes são trazidos ao mesmo local e juntados da forma que a genética exige, se ela funcionar dentro de seus misteriosos mistérios, existirá uma razoável possibilidade do raio cair no mesmo lugar por uma segunda vez. Não será fácil, pois, mesmo no caso dos irmãos inteiros, não muito grandes são as chances da fórmula do sucesso funcionar por uma segunda vez.

Federico Tesio tinha uma forma de pensar. Ele tinha claro em sua mente, que um reprodutora selecionado pelos critérios por ele erigidos, podia - se coberta com o cavalo certo - produzir ao ser superior. Repetia o cruzamento, e quando este funcionava, sabedor que sua reprodutora, a partir daquele momento, tornara-se fashionable aos olhos do mercado, a vendia. E com o dinheiro adquiria a outra. Ademais que ele não era um homem de apenas um strike. Sabia como fazê-lo e repeti-lo em outra receita. 

Realmente, levando-se em consideração as estatísticas que mantenho por minha própria iniciativa, garanto-lhes que poucas são as reprodutoras que conseguem produzir dois ganhadores de grupo. Logo, dentro das leis das probabilidades o velho senador italiano, achava que uma nova fresh mare lhe daria percentualmente, mais chances de acesso a novo sucesso.

Mas para isto, têm que ser saber, exatamente o que está acontecendo em seu quintal. E no caso dele, ele sabia, como poucos.

O Príncipe Khaled Abdullah e H.H. Karim Aga Khan, para mim dos dois cinco mais importantes criadores da atualidade, usam outro método. Eles mantém certas linhas maternas ao seu limite máximo. Chegam ao cumulo de ter uma reprodutora que durante três , quatro, ou mais gerações nada tiveram de produzido de valor clássico por suas mães, avós, bisavós e tataravós, e ai um dia o milagre genético se conclui e pinta uma Zarkava, no pedaço. Todavia em minha opinião, para que isto aconteça, são necessários três fatores do qual não se pode s abrir mão:

Muito dinheiro e inesgotável paciência
O não uso dos chamados eletricistas. Aqueles reprodutores que cortam a linha de transmissão clássica.Ter completo discernimento que campanha em pista é um louvável componente, mas não aquele que deve ser levado a sério com o maior vigor. A linha materna é o boi!

O criador que tiver como premissa básica a utilização de tão somente éguas clássicas, ou aquelas que produziram elementos clássicos, normalmente vai dar com os burros d’água. E estará fadado a fechar seu estabelecimento de cria com percentuais de acerto clássico abaixo dos 2%. Isto não é uma opinião. Isto é um fato, consubstanciado em resultados.

Semanas atrás um excelente ganhador da Poule d’Essai de Poulains, desbancou a dois elementos considerados pela critica especializada e por mim, como os dois melhores milheiros do mundo, em atividade na pista de grama: Goldikova e Paco Boy. Seu nome Makfi.

Makfi, em termos estruturais tem um pedigree acima de qualquer suspeita, porém, que teve o ensejo de analisar a campanha de suas mãe verá que seu criador estava mais centrado em somar um bom números de chefes de raça no pedigree e provê-lo de imbreeds que consolida-se os pontos fortes do mesmo, do que elas fizeram em pista.

Pois bem, para se tornar uma história longa, curta, a mãe de Makfi não correu, sua segunda mão não conseguiu sequer se colocar em duas temporadas e sua terceira mão não correu. Mas elas descendem da linha 16-c, por um dos seus veios mais nítidos na produção de elementos clássicos. Makfi, pertencia - por assim dizer – à banda podre. Outrossim, sua segunda mãe produziu a dois ganhadores de grupo. Não tão boa como sua terceira mãe, que produziu sete black type horses, sendo quatro dos mesmos, ganhadores de grupo e três reprodutoras rotuladas de classic producers. Logo. Makfi, pertencia - por assim dizer – à banda podre. Aqueles chamados veios laterais.

Mas aqueles que montaram a estrutura do pedigree materno da mãe de Makfi, tomaram o cuidado de não se utilizar de eletricistas, sempre acreditando que um dia, o seu não ativo ramo, traria a tona o classicismo que Sly Pola imprimiu à sua descendência. Foram usados na consecução primeiramente Val de Loir, pai da não corrida Green Valley, depois nela Irish River o pai daquela que não conseguiu se colocar Irish Valley e finalmente Green Desert, o pai da também não corrida Dhelaal. E no momento máximo chegou-se a Makfi. O caso de Zarkava é ainda mais impressionante. E muitos outros podem ser relembrados à simples observação de seus respectivos pedigree.

Não sou nem nunca serei o apologista do cavalo que não correu ou que foi matungo, mas por ter um grande pedigree deve ser levado a cria. Mas nos casos das fêmeas, creio que devamos ser mais condescendentes, pois, os resultados estatísticos assim o tem provado. O problema é driblar os eletricistas, principalmente os irmãos dos irmãos. Lembram-se de Arizelos, Golden Swan, Foyt, Circinus, Un Etandart...

Se para uma reprodutora é difícil produzir a dois ganhadores de grupo, imaginem dois reprodutores de sucesso!


Imediatamente alguém poderá me perguntar qual seriam s maiores eletricistas que tive o ensejo de notar. E eu diria, que existem alguns que receberam chances enormes e se afundaram em sua total iniquidade reprodutiva. Quais? Que tal só entre os trazidos do hemisfério norte, que estejam já mortos ou abolidos do mapa, pois razões de não aumentar ainda mais meu quadro de inimigos. Nomes tais como os quatro acima citados e mais Adam’s Pet, Anatol, Arlequino, Bull Run, Bare Minimum, Battle Plan, Balzac, Benefice, Blue Stag, Basim, Capitain’s Gig, Crown Bowler, Capo Bon, Carnival Baby, Cavo d’Oro, Cut Above, Darda II, De Quest  Duke of Marmelade, Eastern Mystic, Fortunate Dancer, Frankly Perfect, Frenchman’s Creek, Filago, Ghazwan, Gordian, Head Table, Infamous Deed, Kings Catch, Last Light, Magnasco, Mo Bay, Major Green, My Style, Never Doubt, Nalanda, Norwegian, Patch, Passing Base, Reve Dorê,  Robamma, Regimen, Pardallo, Sirius, Sea Treck, Silver Supreme, Stouci, Shahranpour, Shangamuzzo, Sirius, Solstein, Siesmic Wave, Sillage, Sporting Yankee, Tournevant, Tom Playfair, Tap Shoes, Turville, Van houten, White Clover, Western… É mole ?