HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 24 de outubro de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: NO TURFE TAMB]EM SE ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS

Eu piamente acredito no que escrevo e pode ser que esteja errado algumas vezes. Tenho que admitir que sei de meu batente, mas longe de ser infalível. Outrossim, acredito também em coisas que o próprio mercado - num modo geral - não aceita, refuga e foge da cruz como o diabo o faria. As razões não sei porque. Uma delas são as transmissões lineares.

Como aqui já o disse, a transmissão linear se dá quando a prepotência de um elemento, apaga os demais. É o que chamo de dominância. Você pode usar outro nome, mas o conceito deve permanecer o mesmo: certos segmentos ajem de foma superior a outros e os subjulgam genéticamente- Quanto mais concentradas forem, estas raças, mais ela serão prepotentes perante outras. É o caso de japoneses, negros, indianos e escandinavos, em relação a outros povos.

Tudo hoje está se concentrando a volta de Northern Dancer e talvez por isto seu imbreed faça parte de quase todos os pedigrees clássicos modernos. Mas mesmo entre os Northern dancer, existem segmentos que predominam, com os de Sadlers Wells, Storm Cat e Danzig. Não existe o menor resquicio de dúvida, que Lyphard,  Nureyev, Nijinsky, Dixieland Band, Vice Regent e outros filhos de Northern Dancer estabeleceram-se como excepcionais garanhões. Outrpssim, ele nã conseguiram predominar sobre outras linhas, como o fizeram os três primeiramente citados. Há de se convir, que sempre existirá uma possivel volta, Try My best que sempre demonstrou uma tenue capacidade de fixação, voltou forte por seu mais fraco ramo, e hoje Dark Angel é uma realidade. Dixieland Band, que sempre foi menos atuante classicamente que Nijinsky, Nureyev e Lyphard, porém, tem hoje em Union Rags, um mais fidedigno mensageiro que os de seus três mais famosos irmãos. R os exemplo se multiplicam, provando inclusive, como foi o caso recente de ;pnsun, que renasceu por breve tempo, a luz de Blandford, e por seu veio menos produtivo, o estabelecido pelo invicto Bahram

Existe um ditado cristão que diz que Deus escreve certo, por linhas tortas.  Pois bem, no turfe estas linhas apresentam-se mais tortas ainda. mas certos segmentos, por sua capacidade de dominar, estabelecem aquilo que chamo de uma transmissão linear. Northern Dancer-Sadlers Wells-Galileo é um deles, assim como Northern Dancer-Danzig-Danehill. E a coisa é tão forte, que no primeiro caso já se nota a presença de Frankel e no segundo de Redoutes Choice.

Mas muita gente dúvida do porque isto pode acontecer. Outrossim, dificilmente as pessoas duvidam das linhas maternas. para com elas, mesmo os céticos se mostram mais condecendentes.

Existem linhas consagradas como a 9-c e a 14-c, estabelecidas pela grandiosidade de Mumtaz Mahal e Pretty Polly. Existem outras mais jovens,. como a 1-n, a 4-m, a 5-h e a 16-g. que afloram de uma forma nítida e indiscutivel. Refuta-las tornou-se perigoso, pois elas aparecem, quando menos se espera. 

A grande invicta ganhadora do Arco e já mãe graduada, Zarkava talvez seja o exemplo mais relevante de um segmento de Mumtaz Mahal, que parecia hibernar - durante decadas - a partir da grande Petit Etoile, e que de repente veio como uma força invulgar e atropelou a tudo e a todos.

A aqueles que me escutam sempre aconselho que deve-se selecionar linhas maternas consagradas e se possível, por veios proeminentes. Todavia, se o poder financeiro não torna possivel esta tomada de posição, que se selecione um veio consagrado, mesmo que por um segmento que se mantem em estado de hibernação. Um dia este segmento acorda e a coisa se verifica de forma positiva, pois, como sempre defendi, o atavismo é uma realidade, e o que faz parte de algo que se transmite linearmente nunca desaparece.

No turfe norte-americano, existem exemplos disto em abudância, pois, há um maior senso de oportunidades. O sete ano green Gratto vencedor esta temporada do importante Varter Handicap (Gr.1) de Aqueduct exemplifica de maineira contundente esta linha de raciocinio.

Imaginem que ele se trata de um filho de Heres Zealous, numa mãe Smokester, filha de uma égua Golden Eagle, numa outra por Delaware Chief. Logo, não se trata apenas de um mapa do inferno do avêsso. É o próprio inferno! Nenhuma de suas três primeiras mãe ganhou mais de US$85,000 em pista e igualmente nada de importante haviam produzido. Green Gratto não trás nenhuma duplicação, mas nota-se que descende da linha 4-m, para mim, uma das mais importantes do momento.

Acredito que em seu caso, este segmento da 4-m, estivesse em estado de hibernação, quando de repente acordou, não se pode precisar porque. Mas que acordou, acordou! Acordou e urrou, alto e de bom grado.

Não sou um cientista. Sou apenas um analista e não consigo vislumbrar, qualquer outro ponto que possa ter trazido classe a Green Gratto. Vejam o pedigree exposto abaixo, e me digam se estou errado.