HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 18 de novembro de 2017

O CANTO DO CISNE DA BELAIR - PRIMEIRA PARTE

PRINCE SIMON 

Dez dias depois de Black Tarquin ter vindo a vencer o segundo St. Leger para o Belair Stud, adentrou nas lides de Cecil Boyd-Rochefort em Newmarket, vindo de Maryland, um potro por Princequillo e Dancing Dora, chamado Prince Simon. Desde o inicio Prince Simon mostrou ser algo de muito especial. Boyd-Rochefort sentiu no íntimo que tinha em suas mãos o ganhador do Derby, mas manteve sua convições reservadas e pouco a pouco veio tirando do descendente de St. Simon, tudo aquilo que ele poderia oferecer. Afinal ele era um St. Simon, que em outras palavras epresentava quanto mais tempo, melhor.

Newmarket passou a tomar conhecimento da existência de Prince Simon, num trabalho realizado pelo mesmo, onde ele veio a reduzir, o tordilho Donore a condição de claiming horseDonore, até então, era tido pelos experts como um dos melhores elementos de sua geração e num trabalho no heath um desconhecido elemento de Freemasson Lodge passou por ele deixando-o há mais de 12 corpos numa fração de segundos. Imediatamente Newmarket entrou em polvorosa. Quem seria aquele castanho exuberante, que nem sequer havia corrido aos 2 anos ?

Cecil Boyd-Rochefort deixou este mistério ser desvendado na disputa do Wood Ditton Stakes, uma milha reservada aos 3 anos nas mesmas condições do 2,000 Guineas. Prince Simon, em sua estréia, destruiu a oposição de forma tão instigante, tão contundente segundo os jornais da época, que passou a ser, agora na opinião dos bookmakers, o favorito da primeira prova da tríplice coroa britânica, com apenas uma saída as pistas. Era evidente sua qualidade. Imediatamente Freemassom Lodge passou a ser o ponto de encontro de jornalistas e fotógrafos que queriam saber tudo a respeito de Prince Simon, arrancando de Boyd-Rochefort o seguinte comentário; "Parece que Greta Garbo está em Freemassom Lodge vinda de Hollywood".

O terreno estava firme e uma forte brisa era soprada, o que em muito ajudariam aqueles com falta de staminaPalestine e Masked Light, os dois melhores dois anos da temporada anterior seriam os nomes a se respeitar. E os três se desprenderam dos demais nos bushes (400 metros do disco). Todavia, indo para o dipPalestine desvencilhu-se dos dois opositores, já que Prince Simon não parecia estar nada a vontade e Masked Light demonstrava não ter a stamina necessária para este grau de oposição. Com o pupilo de Aga Khan parecendo ter a vitoria assegurada, eis que na subida Prince Simon começa a se desprender e ferozmente vindo a encalço de ponteiro começou a diminuir a diferença então de dois corpos. E o fazia a olhos vistos. Mas o disco chegou milímetros antes e Prince Simon veio a perder por diferença mínima. No salto seguinte já tinha cabeça a seu favor e em três saltos meio corpo.

O que derrotou Prince Simon? Inexperiência? Ou  grande experiência de Palestine.

Torna-se válido ressaltar que Palestine sob a tutela de Frank Butters, havia ganho aos dois anos seis de suas sete saídas, entre as quais cinco clássicos em cinco distintos hipodrómos; o Coventry Stakes de Newmarket, o Gimcrack de York, o National Produce Stakes de Sandown Park, o Richmond Stakes de Goodwood e o Champagne Stakes de Doncaster, sendo apenas segundo para Masked Light em sua última apresentação em pista, no Middle Park Stakes de Newmarket, quando a coudelaria de Aga Khan passava por um sério problema. Antes desta última carreira Frank Butters teve um sério acidente automobilístico, que o fez ao final da temporada se retirar definitivamente de sua profissão, e que deixou o Stud no ultimo mês da temporada sem uma real liderança. 

Marsh assumiu em 1950 o treinamento dos cavalos de Aga Khan. Em sua primeira saida Palestine venceu por 3/4 de corpo ao pupilo de Cecil Boyd-Rochefort Donore nos 1,400m de Henry VIII Stakes de Hurst Park em 15 de Abril. Como este mesmo Donore era infinitamente inferior a Prince Simon e quando da disputa no ano anterior do Champagne Stakes havia sido flagorosamente batido por Premonition, acreditava-se que o pupilo de Aga Khan, ou deixara de ser o mesmo cavalo da temporada anterior, ou o simples aumento da distância havia posto à prova sua já duvidosa stamina. Ledo engano.

Palestine provou nas pistas aquilo o que seu pedigree exalava em termos de velocidade; um grande cavalo até a milha. Filho do extraordinário transmissor de velocidade Fair Trial em mãe ganhadora da milha do Lingfield Park Sprint Stakes pelo também extraordinário transmissor de velocidade Tetratema, após a primeira prova da tríplice coroa, igualmente veio a vencer, desta feita de forma fácil, os 1,200m do Red Rose Stakes de Manchester, a milha do St. James Palace Stakes de Royal Ascot e a milha do Sussex Stakes de Goodwood desta feita sobre o mesmo Donore por 1 1/2 corpo dando a este último nada menos que 12 libras de vantagem. Sua única derrota em seis saidas nesta temporada veio a se dar nos 2,000m do Eclipse Stakes, aonde terminou descolocado. Palestine retirou-se das pistas para o Gilltown Stud em County Kildare com dez vitorias em doze apresentações.

Prince Simon perdeu para um excelente cavalo nesta distância, mas garantiu o total favoritismo para Epson, já que Palestine visivelmente morria no final e Masked Light não era verdadeiramente um "Derby contender". A oposição teria que vir da França, então o maior deposiário da stamina do velho continente, e veio na forma de um fortissimo contigente. Mas a caminho do Derby, Cecil Boyd-Rochefort achou por bem dar mais uma carreira a seu ainda inexperiente pupilo e os 2,000 metros do Newmarket Stakes, foi novamente a carreira escolhida. Para garantir que o trem de carreira era fiel, Boyd-Rochefort escalou um "pacemaker" para a carreira. Salaise montado por Britt e defendendo as cores do Belair Stud teria que assumir a vanguarda e levar o trem de carreira até a milha, porem, na altura dos 1,000m Prince Simon já reclamava a ponta, vencendo a seguir, por larga margem. Ao ser arguido do porque não forçara o trem com Salaise, Britt respondeu; "ele simplesmente deu tudo de si, mas Prince Simon passou quando bem quiz".