HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sábado, 18 de novembro de 2017

OPINIÃO; O DERBY PAULISTANO

Perguntado que fui por um leitor sobre o Derby Paulista, fiz questão de ressaltar que não fizera uma análise fria sobre o mesmo, e que teria que me valer da opinião de quem o fizera e naquele momento afirmara ter sido uma sólida disputa. E citei quem, no caso o Adolpho Smith de Vanconcellos Crippa.

Em qualquer embate fica fácil se apontar a qualidade do mesmo, pelos competidores que o disputam. Isto quando temos uma carreira como o Arco, o King George, o Pellegrini e até o Brasil, que apresentam cavalos já testados. Tanto para o bem como para o mal. Mas quando pela primeira vez, os três anos atingem a distância da milha e meia, é necessátio uma analise mais detalhada. Pois, quem não estiver preparado para tal, poderá levar bugalhos ao invéz de alho.

O mesmo se reflete na análise da qualidade de um animal. Fica fácil, até para o senhor LuiZ, sacar a diferença que uma Enable tem sobre os demais. Porém a que patamar este nivel de qualidade vai atingir, comparativamente falando em relação aos outros de diferentes rincões e eras distintas, é que se torna a equação a ser debatida.

O que apresento a seguir, é uma análise do Adolpho, sobre o referido Derby que na minha opinião é lucida, embora tenha uma conclusão, que reflete uma opinião pessoal, que a meu ver é abalisada e consubstanciada em fatos, outossim, não deixa de ser um opinião pessoal.

Eu conheço bem a praça do Rio de Janeiro. Creiei-me nela. Por tradição na Gávea, só no final do ano - que se aproxima - os verdadeiros tigres saem de seus esconderijos e muitos dos gatinhos selvagens passam a seguir outros rumos. Como no caso, ano passado de Emperor Roderic e No Regrets. O ganhador do derby para mim, não pode não ter ganho sequer uma prova de grupo, até o prezado momento. 

Outrossim, pelo que foi exposto pelo Adolpho, no ano que vem, estes tigres necessitariam ser fortes e consistentes, pois, o que ele viu em Cidade Jardim no dia Derby assim o exige. Mas vamos aos fatos, agradecendo ao Adolpho por esta análise comparativa, a meu ver altamente necessária, para tentar se entender um pouco do que acontece em volta.

O DERBY PAULISTA SEGUNDO ADOLPHO 

Quando disse que foi de bom nível não quis dizer que de lá sairá qualquer craque e sim que estava o que de melhor temos hoje no Brasil.

Veja, no início da geração Dragão andou ganhando tudo, SP e RJ. Quando chegou na milha o Gibraltar Point encerrou sua hegemonia (Dragão depois quebrou), tornou-se o líder inconteste da geração. Após, o Cash do Jaguarete tomou a posição pra si, tendo ido até no Rio e ganho por abandono o páreo.

O cavalo que secundou portanto os dois melhores potros estava no páreo: fez segundo. O cavalo que vinha de 3 vitórias seguidas no Rj, inclusive grupo 1, também estava no páreo: fez terceiro

Assim, não vejo o que de melhor teríamos hoje aqui no Brasil.

Agora sobre o nível do Derby. Cash do Jaguarete ganhou a Taça de Prata no Rio em 1:32:7. Dois páreos depois Emperor Roderic entrou na Raia e ganhou a copa em 1:59:2

26:5 segundos pros últimos 400 metros. Isso não parece ser um tempo compatível. Na verdade o tempo da milha foi tremendamente melhor e o Cash provou nos 2.000 aqui colocando 2:00 numa raia lentíssima que pega e bem os 2.000

Agora vamos ao Derby, páreo corrido em 2:28:9. Páreos seguinte correu o Ministro da Agricultura, como de costume: 2:29:0.

No Ministros tínhamos inúmeros ganhadores clássicos, ganhadores de Grupo, de grupo 1 inclusive. Lembrando que se os potros enfrentassem os mais velhos hoje teria vantagem significativa no peso

Pra dar uma base, Olympic Google do Regina, que vinha de Ganhar grupo 3 e chegar antes a 3 corpos do Emperor Roderic, chegou a 5 corpos no Ministro que correu pra um tempo pior que o Derby


Resumindo, se que nada disso é uma ciência exata, mas sigo com a opinião de que tivemos um Derby sólido, onde os primeiros colocados estarão disputando os melhores páreos no RJ e SP em 2019