HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

PAPO DE BOTEQUIM: O COMPLEXO DE VIRALATAS

Uma das mais significativas características dos povos de terceiro mundo é glorificar, aqueles que de alguma foma se mostram diferenciados. Seja para o bem. Seja para o mal. Nelson Rodrigues batizou esta tendência, em se tratando de brasileiros, de complexo de viralatas. Aquilo que vem de fora tem sempre um valor maior que o similar nacional e quanto mais desconhecida é a questão, com mais respeito ela é reverenciada. Outrossim, digo que esta forma de ser, não é uma caracteristica apenas brasileira. Ela se mostrou em diversas outras civilizações, hoje consideradas desenvolvidas, apenas que em séculos anteriores.

A mais importante personagem feminina do seculo XVI, a italiana Catherine de Medici, é vista pela história, pelo poder que exerceu na França, como mãe do rei Francis II e regente de mais dois de seus filhos, igualmente reis, Charles IX e Henry III, na corte francesa, bem como pelo terror que imprimiu a seus inimigos com seus venenos letais. Eu não tiro o valor de alguém que produziu a três reis, sobreviveu na era das guerras religiosas entre católicos e Huguenots e ainda por cima soube subjulgar a extensa lide de inimigos, inclusive a mais poderosa reinante na Arqui-inimiga Inglaterra, Elizabeth, a raínha virgem, apenas com seu alto senso politico, a força de sua intriga e com seu poder de envenenar a quem a desagradasse. 

Outrossim, vejo como ponto de maior importância do legado de Catherine de Medici, o fato dela ter introduzido na atrasada França, o garfo, a faca, as colheres e também o gosto pela culinária. Há de se notar, que consigo além dos utencilios citados, trouxe aos 15 anos para a França de Henry II, os cozinheiros, as especiarias e estabeleceu aquilo que hoje é visto com bom olhos na civilização francesa: a etiqueta e a chamade french cuisine.

Todo ser, seja humano ou equino, possui qualidades e defeitos, Os que se destacam na história normalmente tem mais qualidades do que defeitos. Southern Halo, um dos maiores chefes de raça da criação platina, transmitia uma fragilidade de capilares. Cigal, um dos bons garanhões que tivemos no século passado, era conhecido por transmitir a seus filhos, aquilo que o impossibilou de sequer correr, fragilidade nos tendões. O maior ganhador de estatísticas norte-americanas, Bold Ruler, era reconhecido por transmitir problemas em joelhos. Cabe a cada um detectar as caracteristicas de cada individuo, explorar as boas e tentar anular as más. Esta é uma das maiores importâncias do cruzamento, pois, embora muitos ainda duvidem, por ignorância, birra ou desconhecimento, o cavalo de corrida é produto de um pai e de uma mãe, e de toda a herança genética de ambos. Dai a importância de um pedigree.

E como fica a tal da transmição linear? Ela se manifesta quando existe dominância, seja pela tribo paterna, ou a familia materna.

Nelson Rodrigues, dentro daquele que foi o seu maior legado deixado, caracterizava os viralatas, como aqueles que seguiam qualquer banda, e se negavam a agir como cães de raça. Não somos inferiores no turfe a despeito da suspeita qualidade de nossa genética em relação, a dos principais centros turfísticos do mundo. No entanto, isto seria uma problema contornável se não adorassemos seguir a banda, qualquer que seja a qualidade da mesma. Se a moda é hoje Galileo, trazemos vários, os mais exdruxulos independentente da campanha ou da inexistência da mesma, como fizemos anos atrás com os Storm Cats, e em décadas anteriores com Northern Dancer. Simplesmente seguimos a banda. E qual foram os resultados das experiências anteriores? Diria que os mais funestos possiveis...

Sei que qualquer opinião é algo pessoal e sujeita a ser derrubada no momento seguinte. Não tenho dúvidas que Graciliano Ramos foi um dos maiores escritores do Brasil. Mas como comentarista de futebol, acho que falhou quando em 1922, foi enfático sobre o futebol: este tal de futebol não vai pegar no Brasil. Como também penso que o Renato Portalupe, evoluiu bastante como técnico de futebol, mas foi infeliz quando afirmou que o Corinthians ia despencar... Opinar é direito de cada um. Errar de todos.

Porém, vou dar uma opinião. Mesmo trazendo filhos médios em termos de campanha, nosso sucesso com filhos de Mr. Prospector, excederam até as mais otimistas expectativas. E isto se estendeu por transmissão direta por mais de uma década.

Northern Afleet, First American, Signal Type, Dodge, Choctaw Ridge, Fast Gold, Elusive Quality e Torrential, pertencem a seleta casta dos reprodutores que vieram a gerar mais de 10 individuais ganhadores de grupo. Não haveria a oportunidade de utilizarmos, um filho ao menos de um deles, reprodutivamente?

Continuamos amanhã.