HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sexta-feira, 23 de março de 2018

PEQUENO PAPO DE BOTEQUIM: O RAIO PODE CAI MAIS DE UMA VEZ NO MESMO LUGAR

Você acredita que um raio possa cair no mesmo lugar? Se não acredita aconselho a mudar de idéia, porque se não fosse possível, nós não teriamos na criação de cavalos de corridas os chamados nicks.

Creio que o mais reconhecido da era moderna, a nivel internacional, foi Nasrullah e seus filhos com Princequillo e seus filhos, do qual o exemplo mais eloquente foi indubitavelmente Secretariat.

Eu acredito, primeiramente que no turfe, e principalmente na criação de seus protagonistas, que as coisas muito poucas vezes são produto do acaso. O que em outras palavras quer dizer que se um nick se forma, é por alguma razão. Um dos nicks mais badalados do história do turfe brasileiro, foi certamente Fort Napoleon e Formasterus. Como não tenho também nenhum resquicio de dúvida que não foi apenas o fato de Fort Napoleon ser um filho de Tourbillon, e Formasterus, um de Asterus, - nick consagrado por Boussac - houve também o fato de tanto Formasterus quanto Fort Napoleon terem em seus pedigrees uma égua chamada Basse Terre.

A duplicação de uma matriarca em um cruzamento pode propiciar um nick. Isto é o que realmente entendi, quando me dei conta a algumas decadas atrás, do que poderia formar um cruzamento a ser repetido. È de dominio publico que sou um apaixonado por Singspiel, do qual tive a chnce de trazer duas de suas filhas para o haras Regina. Infelizmente uma morreu.

Porque sou apaixonado por Singspiel? Porque ele corria muito, - principalmente na distância que mais respeito - tinha um equilibrio que me agradava e um pedigree que sempre vi como de primeira linha. Adoro igualmente Dubawi, pelas mesmas razões expostas em relaçaõ a Singspiel, logo, se torna evidente que um cruzamento do primeiro com as filhas do segundo, já me agradaria em primeira instância. Outrossim, o fato de toda vez que este cruzamento é colocado em prática uma duplicação na matriarca Sunbittern se faz presente, me deixa ainda mais impressionado. E isto acredito que seja o sucesso deste nick, que já conta com seis individuais ganhadores de grupo, somente nesta década, e cujos pedigrees são expostos a seguir.








Como pode ser notado, em distintas linhas maternas e com éguas de estruturas genéticas diferentes, o cruzamento funcionou, o que me propicia a pensar que esta duplicação em Sunbittern seja a razão principal da formação desta "coincidência" genética. "Coincidências" como estas existem várias e as cataloguei durante estas ultimas décadas e sempre que detecto uma delas num catalogo, vou lá e examino o portador da mesma, pois, se ele for um elemento que agrade fisicamente com este aditivo, tem poucas chances de fracassar.

E se o raio caiu até aqui seis vezes no mesmo lugar, num período menor que uma década, porque dividarei que em outros casos isto não possa voltar a se repetir?