HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 16 de abril de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: HUSSONET

Nada é impossivel. Mesmo você duvidando que o Lula possa ser culpado, há uma brecha para se achar que ele possa ser inocente. Principalmente se você não tiver nada entre as orelhas, ou for conivente com ele em crime. 

Sempre me postei contra a anomalia de se acreditar que Nero fosse um poeta incompreendido, ou Caligula apenas um menino travesso que tinha paixão por cavalos. Os dois foram ovelhas negras mesmo advindo de grandes famílias. 

Paa pouco ou absolutamente nada, ovelhas negras servirão. Isto se aplica a cavalos de corrida, outrossim, de vez em quando aparece uma exceção a desconfirmar a regra. Não considero Ghadeer neste patamar. Ele pelo menos ganhou um grupo 3 na Itália e como potro foi preço recorde mundial de leilão. Isto ameniza o rotulo de ovelha negra. Creio que possa apenas ser taxado de primo feio...

Tudo na vida é uma questão de percentuais. A exceção não consegue atingir a um percentual que possa ser considerado como significativo. Por isto, é considerado uma exceção. Todavia, algo deve ser dito em relação a Hussonet. Primeiro no Chile e a seguir na Australia, para onde foi transferido após seu grande sucesso no Chile.

Abro um parênteses. Primeiro por ser de meu feitio e segundo por se tornar necessário. O Chile sempe primou em trazer cavalos de grande pedigree e pouca campanha e como durante muitos anos foi também a terra que alguém tinha que ganhar, criou verdadeiros monstros que só funcionaram em terreno próprio, mas que tiveram o beneplácido de mercados maiores. Mr. Long (Sea-Bird) dominou as ações de 1982 a 1986. Roy assumiu o controle em 1991 e reinou até 1999, E Hussonet fez o mesmo de 2000 a 2006. Em 25 anos, três elementos dominaram as ações em 2o distintas temporadas. E todos - em vista do sucesso alcançado - foram exportados para os Estados Unidos - os dois primeiros - e para a Austrália - o último - e a exceção deste último, os demais se constituíram em redondos fracassos. Assim como Seattlement Day. Talvez por portarem grandes pedigrees, mas igualmente por serem completamente destituídos de classe em pista. Fecho parênteses.

Hussonet ganhador de sete estatísticas por prêmios ganhos e seis para produtos de dois anos, e por esta razão, foi adquiido pela poderosa Arrofield, fez um ano de shuttle em Lexington - cujos resultados foram inexpressivos - e em seu novo ambiênte de trabalho, a Australia,  se saiu acima da média. Tanto como reprodutor e mais ainda como avô materno.

Analisando-se o pedigee de Hussonet, nota-se tratar-se de um filho de Mr. Prospector numa égua de alto calibre em pista, Sacauísta, ganhadora de provas de graduação máxima aos 2 e 3 anos de idade hipica. Sacauísta deve te sido a razão de Hussonet captar o interesse dos criadores chilenos, além do que ser um filho de Mr. Prospector sempre ajuda. Pois afinal em pista, ganhou duas carreiras das sete que disputou, sem nunca demonstrar classe.

Hoje que se estabilizou reprodutivamente de forma, ameu ver,  convincente, há de se convir que outros fatores passam a aflorar de uma análise genética. Porém, creio licito de frisar que o fato dele ser imbreed em Nashua, em seu pai Nasrullah e em Discovery, e pertencer a linha 9-f, por seu pródigo veio estabelecido por Bourtai podem, ter "ajudado" em seu desempenho no breeding-shed.



Da mesma forma que não acredito em bruxas e elas existem. Não acredito em ovelhas negras, mas elas também existem, evidentemente num percentual irrelevante mas longe de poder ser consoderado zero.