HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

segunda-feira, 21 de maio de 2018

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS: ENCHERGAR COM CH

Prezado Renato,

Sou leitor do teu blog desde 2005 aproximadamente, e nestes anos todos te mandei apenas dois emails. Não por falta de vontade, mas porque sempre acabo deixando "para depois" e os assuntos acabam perdendo a relevância.
Um email que escrevi mentalmente diversas vezes e nunca mandei era sobre a égua Met Blade e seus descendentes, mas este assunto deixamos talvez para uma próxima oportunidade...
Sobre Justify, ia escrever ontem, antes do Preakness. Após o páreo, imagino que a tua caixa de entrada esteja sendo invadida por cornetas diversas... Não consigo ainda ter uma opinião formada sobre a grandeza deste cavalo e suas possiblidades de fazer ou não história. Entendo que você é mais passional, e destemido em manifestar admiração por determinados cavalos antes que eles tenham confirmado a grandeza que você enxerga nos primeiros momentos. Até agora não vi você errar feio em nenhuma dessas manifestações e não será desta vez, com ou sem tríplice coroa pra Justify.
Justify certamente tem um brilho diferente, e essa "maldição" de que animais que não correram aos dois anos não seriam capazes de ganhar o Derby é lenda, você foi muito feliz em afirmar que essa premissa considera 100 anos de história, mas os métodos de treinamento mudaram, os interesses comerciais também, então esta estatística não diz muita coisa. Mas tem um ponto que é muito relevante para quem não correu aos dois anos: a Road For The Derby fica curta. Justifiy estreou mostrando brilho, ganhou a segunda corrida e a terceira já era o Santa Anita Derby. Hoje ele chegou à quinta corrida em 13 semanas, e se correr o Belmont serão 6 atuações em 16 semanas. Cavalos não são robôs, e esta agenda acelerada certamente cobra um preço. Acho que hoje já cobrou, e ele só ganhou porque é diferenciado. Você mesmo fez esta afirmação quando American Pharoah perdeu o Travers (eu, aliás, colocaria um agravante, American Pharoah voltava, depois de cada atuação, a sua cocheira em Churchill Downs, sendo talvez o único cavalo que eu vi até hoje, sendo candidato a tríplice coroado, a não ir de Pimlico direto para Belmont, como todos fazem).
Enfim, sobre Justify, me parece um grande cavalo, mas talvez o rigor da tríplice coroa cobre um preço caro no seu futuro. Após o Preakness, duvido muito que ele consiga a sequência que você profetizou de Tríplice Coroa + Travers + BC Classic. Se ele for tríplice coroado, cairá no "graveyard of the champions", ou nem chegará a ir a Saratoga pra ter alguma chance na Classic.
Sobre American Pharoah, gostaria de levantar alguns pontos para tua relfexão. Em primeiro lugar, quero deixar claro que não pretendo discutir seu pedigree e muito menos suas possibilidade de sucesso na reprodução. Gostaria apenas de comparar a sua campanha com outros dois elementos que balançaram mais o teu coração (mais um parêntese, acho perfeitamente justo que qualquer turfista tenha uma predileção irracional por cavalos "ídolos"). American Pharoah foi eleito 2yo champion mesmo sem correr a BC Juvenile por problemas físicos, algo raro, e que só mostra o quanto de brilho ele mostrou aos dois anos. Foi tríplice coroado, ganhando o Derby em tempo fraco (talvez a pior vitória de toda a sua campanha), o Preakness em tempo horrível, mas com uma tranquilidade que Justify não teve hoje, e o Belmont no melhor tempo desde Secretariat. Importante lembrar que em duas das três provas da tríplice coroa ele derrotou com autoridade ao tordilho Frosted, que embora tenha tido uma campanha irregular, mostrou muito brilho em algumas oportunidades (você mesmo já elogiou bastante o Frosted, algo que concordo). Talvez o que tenha faltado para American Pharoah ser considerado um dos maiores de todos os tempos na América seja aquela mesma vitória na Classic, mas derrotando Beholder. Nunca saberemos como teria sido... Mas o fato é que American Pharoah teve uma campanha brilhante por aproximadamente um ano e meio, desde a metade dos seus dois anos até o final dos 3.
Comparando, Arrogate teve momentos de intenso brilho, mas que duraram menos de um ano. Um Travers em tempo espetacular (e cabe aqui a ressalva que alguns fazem - e eu discordo - do famoso "contra ninguém", não acho que a falta de adversários tire o brilho de uma vitória demolidora), uma Classic sensacional contra California Chrome, a Pegasus e outra vitória espetacular em Dubai. Certamente o fato de chegar "fresh" naquele momento do ano ajudou e muito... Arrogate está com certeza na história do turfe deste século, mas não o comparo com American Pharoah pelo simples fato que são campanhas com timings completamente diferentes. Se fosse obrigado a opinar, diria que o auge de Arrogate foi mais brilhante que o auge do American Pharoah, mas os feitos do tríplice coroado são maiores. Enfim, questão de opinião...
Quanto a Justify, por enquanto ele é apenas um "maybe". Está no mesmo patamar do I´ll Have Another, Big Brown, Real Quiet, etc. apenas lembrando os que ganharam com firmeza as duas primeiras coroas (para chegar no patamar do Californa Chrome, por exemplo, também vai ter que provar). Se ele não correr o Belmont, descansar e voltar ganhando tudo (é uma possiblidade), sua consagração estará garantida, mas nunca poderá ser comparado aos que foram tríplices coroados. A grandeza da tríplice coroa está também em superar o rigor desta sequência. American Pharoah foi o único que superou nos últimos 40 anos, e isto precisa ser valorizado.

Enfim, como falei acima, são apenas opiniões. 

Grande abraço.


Mauro Porto.

Mauro,

Contra a lógica qualquer raciocinio contrário, deveria ser imediatamente visto, no mínimo como ilógico. Sua narrativa Mauro, é lógica. Logo, nada a se subtrair, muito menos a somar. Apenas aplaudir. Parabens.

Sim minha caixa de emails ferveu, pois, o número de torce contra existentes em nossas lides turfisticas, você já sacou ser incomensurável. Aliás, um detalhe bem brasileiro, o de ser contra pelo simples fato de não querer ser a favor. Se é impossivel se ganhar que o vizinho, ou aqule que o fala que seja o último a fazê-lo. Mas acho que isto faz parte do game. Eu erro e acerto com a mesma naturalidade, pois, como diria o poeta popular, so erra e só faz gol em penalty quem bate. Não sou um Henrique Dourado, mas confesso que faço mais do que perco.

Eu sempre fui avêsso a idolatrias e principalmente a comparar divindades. Dou um exemplo recente: Arrogate e Gun Runner, em períodos distintos alcançaram o apix de suas respectivas carreiras, e por isto muitos podem vir a achar Arrogate superior a Gun Runner, pelo fato do placar ter sido mais favoravel ao primeiro, em confrontos diretos. Eu acho que a carreira de Arrogate foi apenas mais arrojada e gosto mais de seu pedigree, outrossim considero dois elementos que fazem juz ao rol dos diferenciaveis.

Já imaginou se na raça humana, comparacemos inteligências tendo como paramêtro único, Einstein? A grande maioria teria que ser considerada burra. Não que não o seja, mas...

Da mesma forma não acredito que ninguém, a princípio, pode querer se comparar a Frankel, Ribot ou mesmo Black Caviar, pois, além de diferenciados, foram invictos, e mantiveram suas respectivas invencibilidades por longos periodos. Mais eles poderiam ser elevados a um patamar maior que Zenyatta, Enable ou mesmo Winx, pela simples teoria que duas primeiras perderam uma carreira e a outra seis antes de iniciar uma sequência escandalosa? Eu acharia ridiculo. Mas vamos além. Cigar deixaria de ser o que foi, por ter se firmado apenas no dirt, depois de testado com maus resultados no turfe? Como seria visto Alydar se não tivesse nascido no mesmo ano de Affirmed?  Não teriam sido os dois invictos, triplices coroados? E no tocante a Easy Goer de Sunday Silence, a situação poderia ser considerada distinta?

Um dos cavalos que mais admiro é Nijinsky, e seu final não foi dos mais brilhantes. Agora imagina se por aquele focinho de Sassafras, o que seria de Nijinsky retirado invicto depois do Arco? Não poderia estar sendo cantado até hoje em prosa e verso, como o cavalo do século?

Se acertei com Frankel. Arrogate, Zarkava, Sea the Stars, Camelot o mérito na realidade não está em acertar e sim de pressentir. E pressentir sempre gera dois lados, Brinco que enchergo com CH, embora o certo seria fazê-lo com X. E senti que você sacou quão perigoso é se pressentir e mais ainda afirmar, numa mercado cercado de tanta desconfiança e inveja como o brasileiro.

O mais fácil é bater palmas para o êxito e se negar a arriscar uma opinião que pode se constituir num fracasso, produto de uma má largada ou de um dia infeliz. O problema é que quando você além de analista se intitula um agente de compra e venda de cavalos, o risco passa a ser parte de sua vida. Levantar o dedo, todos que tem dinheiro e vontade de pagar, o fazem. O problema é levantar na hora certa...

Mas falemos de Justify. Você está certo quando afirma que: Mas tem um ponto que é muito relevante para quem não correu aos dois anos: a Road For The Derby fica curta. Justifiy estreou mostrando brilho, ganhou a segunda corrida e a terceira já era o Santa Anita Derby. Este fato me levou a ver Justify com outros olhos. Diferentemente de Frankel ou Zarkava, que me convenceram no segundo seguinte de suas respectivas entréias. Justify fez algo, que acho muito dificil de ser repetido e creio que será muito dificil de ser repetido. Só depois do Santa Anita derby, notei seu diferenciamento. Bobeei. Olhe suas duas primeiras carreiras e sõ o fato de Baffert insceve-lo na prova máxima de potros do Estado da California, ainda verdinho, já era um indicio, que coisas sobrenaturais habitavam o universo deste individuo. Aliás destes dois individuos, pois, Baffert me parece também algo diferenciável. E não é de hoje.

Como você, igualmente não acredito que turma fraca desmerece a quem os bate, se a forma com que foram batidos for esmagadora. Não existem muitas gerações onde possa se pinçar dois ou três elementos de exceção. Tanto Secretariat quanto Seattle Slew também não ganharam de ninguém. Mas os tempos, estabelecidos pelo primeiro e a forma invicta com que Seattle Slew levantou a sua triplice coroa, demonstam do que eles dois eram feitos. Na geração de Affirmed, ninguém poderia lhe fazer frente a não ser Alydar e um prego solto na pista e a irresponsabilidade de um galopador, feito da noite para o dia jóckey. inviabilizaram que Spectacular Bid não viesse a ser triplice coroado. E sua geração era pífia. Assim sendo a fotma de esmagar a competência é que determina a grandeza da potencialidade. Gostei desta frase. A usarei mais vezes...

Eu acho que American Pharoah foi um grande cavalo, mas que só ,mostou real grandeza a partir do Belmont. Seu Derby e seu Prealness foram indiscutiveis, outrossim, pelo menos para mim, longe de serem negativos. Mas o considero mais cavalo que California Chrome, cujo desempenho em pista foi espetacular. Porém, para mim, menos significativo. Você se lembram de Shared Believe? Pois, acho que poucos lembram. Chamou-me mais atenção que California Chrome e quem me pova que ele não poderia até se triplice coroado?

Fui um pouco mais abusado. Afirmei que se Justify viesse a vencer a triplice coroa, não seriam apenas o Travers e a Breeders Cup Classic que poderia vir a vencer. Acrecentei a Jockey Club Gold Cup, como poderia ter acrecentado em troca o Pacific Classic e omitido uma destas carreiras. Mas aceito tratarem-se de ilações passionais que as vezes extrapolam a linha da realidade. Estou igualmente sujeito a elas e gostam quando me chamam  razão.

Porém, acredito que nas condições em que este Preakness foi realizado, levando-se em conta não apenas o clima, mas principalmente o estágio em carreira em que Justify se encontrava, este era o grande obstáculo que teria que transpor. E penso que ele o transpos sem levar lama e deixar a blusa de Mike Smith sequer manchada, não me importa que tenha deixado de ser da forma que todos desejavam 

Você disse com bastante popriedade: Hoje ele chegou à quinta corrida em 13 semanas, e se correr o Belmont serão 6 atuações em 16 semanas. Cavalos não são robôs, e esta agenda acelerada certamente cobra um preço. Acho que hoje já cobrou, e ele só ganhou porque é diferenciado.

Pois é. Nada mais pode ser somado ao que escreveste. Esta é a minha linha de raciocinio e que me faz acreditar que não existem desafios maiores que Justify não possa enfrentar e vencer. Isto, por si, só o diferencia dos demais. Até onde será este seu limite? O Belmont? O Travers? a Breeders Cup Classic? E se ele vencer todos estes desafios e ainda encarar com sucesso uma Pegasus e uma Dubai Cup? Serei considerado gênio? Até deveria, mas não absolutamente não o sou. Apenas fui um cara que encherguei com CH, uma situação que muitos preferem, - com todo direito diga-se de passagem - enxerga-la com um X. Agora não crucifiquem a mim, nem a este grande cavalo, imenso em espirito, capacidade locomotora e fisico, se ele fracassar em alguma delas ou nelas todas daqui para a frente. Mauro, o que Justify fez até aqui, em suas 13 primeiras semanas de vida atlética, para mim já basta para classifica-lo de algo sobnatural.

Sei que é quase desumano se pedir a um atleta o que está sendo proposto a Justify. Mas isto é a triplice coroa norte-americana e este foi o tempo que Baffert contou, a seu dispor, para acerta-lo e coloca-lo em rota. Valeria a pena abrir mão do Belmont Stakes e testar Ax Man? Teria baffert e Justify a capacidade de cumpir mais este desafio?

Quanto o aspecto reprodutivo, separo muito bem estas coisas. Não tenho por Gun Runner, American Pharoah e California Chrome, para citar apenas três exemplos recentes de monstros em pista, o apreço que o mercado demonstra por eles. Mas aceito que eles foram grandes cavalos de corrida.  Apaixonei-me por Seattle Slew e nunca por Affirmed, mas em compensação achei que Easy Goer seria melhor reprodutor que Sunday Silence. Aliás eu e todo o mercado norte-americano. Vivemos de acertos e erros. Sobrevivemos quando estes acertos vem em maior número e importância que os êrros. Gostei também, destas duas frases... devo usá-las com maior frequência.

Para mim como analista e selecionador de cavalos de corrida, as vejo como coisas completamente distintas. Pois, distintas são as minhas funções de escrever sobre corridas de cavalo e selecionar cavalos de corrida. Outrossim, uma coisa tenho que deixar claro a quem lê meus textos e adquire a aqueles que seleciono: minha opinião.

No mais, foi muito bom ouvir de você e volte outras vezes. Nao mantenha seus emails presos apenas a sua imaginação. Faça como o Montenrgro: Ripa na Xulipa!

Atenciosmente
Renato