HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

sexta-feira, 20 de julho de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: O REINO DOS IDIOTAS

Os dois maiores gênios do século XIX que na minha opinião revolucionaram a literatura e o jornalismo brasileiro, foram Machado de Assis e Apparicio Torelly, o Barão de Itararé. 

Gosto de ambos estilos e foi com excessivo prazer que descobri, que Machado de Assis finalmente acaba de ser "descoberto" pelos norte-americanos, aqueles que são reconhecidos como o povo que mais lê no mundo. 

Já era hora, deste conhecimento e creio que em muito pouco tempo do merecido reconhecimento que Machado de Assis, que em minha opinião, nada deve em termos do que escreveu, aos prêmios Nobel sul-americanos Gabriel Garcia Marques e Mario Vargas Llosa. 

Faço minhas, as palavras do Barão de Itararé ao responder a um leitor, que não se conforma com as besteiras escritas em um site - recém criado - de mercadologia do turfe brasileiro. Se há um idiota no turfe, é porque os que os escutam e seguem, estão bem representados.

Na vida brasileira muito se diz, pouco se prova e nada se escuta. Mas como para falar precisa-se apenas de cordas vocais, o besterômetro está liberado. E muita gente fica solta na buraqueira. Principalmente profissionais a procura de clientes. Você tem que ter o seu próprio filtro, de modo a poder sepaar o joio do trigo e aceitar o fato que qualquer um tem o direito de emitir sua opinião. Por mais idiota que possa ser. O que se fazer em situações como estas? Entra-se por um ouvido e sai pelo outro, se você tiver paciência e retruca-se se não houver paciência de sua parte. Agora a pergunta? Você acha que quem é capaz de dizer tantas asneiras cederá as suas ponderações? Duvido muito.

Eu diria que os mais importantes reprodutores em termos de lideranças, no mundo moderno, foram, Southern Halo, Ghadeer e Roy na América do Sul. Sunday Silence, Deep Impact e Northern Taste no Japão. Sadlers Wells e Galileo, na Europa. Danehill e Sir Tristram na Australia, Mr. Prospector, Nasullah, Danzig e Northern Dancer nos Estados Unidos. e Foveros na África. Com difeenças de opinião em um ou outro, creio que estes 14 elementos podem ser considerados, entre a maioria dos experts, os mais importantes chefes de raça da era moderna do turfe mundial. 

Apenas Sadlers Wells, seu filho Galileo e Mr. Prospector não tem em seu pedigree, nenhuma influência de duplicações em matriarcas. Os demais 11 (79%), o tem. E assim, em meu modo de ver, fica bem dificil, mesmo para os detratores do óbvio, estabelecer uma barreira lógica contra quase 80% de qualquer coisa que seja.

Southern Halo
   Almahmoud 4x5, Selene 5x6 e Mumtaz Begum 6x6
   
Ghadeer
   pai - Scapa Flow 5x5
   mãe - Plucky Liege 5x5

Roy
   Myrtlewood 6x6

Sunday Silence
   Selene 5x6

Deep Impact
   Almahmoud 4x6

Northern Taste
   Lady Angela 3x2

Danehill
   Natalma 3x3

Northern Dancer
   Selene 4x6

Danzig
   Scapa Flow 5x6

Nasrullah
   Canterbury Pilgrim 5x5

Foveros
   Scapa Flow 5x6 e Lady Juror 5x6x5

Acredito que esta simples amostragem, vem a provar da importância que uma duplicação feminina tem em um pedigree. Principalmente se houver uma responsabilidade de transmitir caracteristicas gerações a frente. Você não pode discutir se os citados foram ou não elementos de exceção no breeding-shed. Não estamos nos reportando a apenas bons reprodutores. Estamos nos referindo a chefes de raça. A leading sires. Tata-se da excelência reprodutiva. Como a excelência reprodutiva está a meu ver embutida, nas matriarcas citadas. Éguas capazes de gerar reprodutores que juntos em um mesmo pedigree, são capazes de fazer a diferença.

A duplicação de matriarcas não é impressíndivel. O foi neste caso em 80%. Mas ela faz uma indiscutivelmente diferença. Todavia, que os idiotas tenham o direito de discordar e preferivelmente se mantenham na atividade, para tornar as coisas ainda mais simples para aqueles que pensam de uma maneira lógica