HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

PAPO DE BOTEQUIM: SE NETOS TIVESSE ...


Que triste deve ser para alguém, não ter historinhas para contar. O que dizer a seus netos, se em sua vida nada aconteceu? Eu não tenho netos, mas se os tivesse teria muitas historinhas para contar. Sobre as beedes Cups, e o King George que participei. Uma por exemplo que sempre me lembro, quando vejo Enable correr - ou melhor ganhar - remonta ao reprodutor Nathaniel.

Nathaniel era um muito bom cavalo de corrida que seu tempo veio a vencer entre outros o King George, batendo na oportunidade a Workforce e St. Nicholas Abbey, respectivamente ganhadores do Derby e do Arco, o primeiro, e por três vezes a Coronation Cup,  a Beeders Cup Classic e a Dubai Sheema Cup, o segundo. Logo, não seria de bom alvitre dividar de sua capacidade locomotora e que não tenha ganho de ninguém. Mas Nathaniel não pertencia aos grandes protetorados de reprodutores e assim nunca veio a ser badalado pela impensa especializada, e quando foi levado a sindicalização, pensei que seria uma excelente forma de investimento.

Avisei ao Aluízio Merlin Ribeiro que como hábil investidor, imediatamente topou. Gastei mais tempo, saliva e telefone, pois, a fila era grande e você como representante de um criador brasileiro, entra na última posição. Resumindo em miudos, sambamos. A razão de minha predileção por ele, era seu pedigree, que estava sujeito a uma infinidade de duplicações, tal o número de matiarcas e chefes de raças existentes no mesmo.

Abro um parenteses. Não basta a um pedigree, estar recheado de chefes de raça e matriarcas. Sempre será bom, mas não o ideal. Você tem que ter aqueles que realmente poderão fazer uma diferença quando duplicados, e para isto você tem que ter os dados que possam fortalecer esta sua crensa. Fecho parênteses

Pois bem, Nathaniel não demonstrou sorte desde a sua estréia. O fez  numa milha em Newmaket contra um tal de Frankel que aquele dia sucitou em mim, um ato de extrema loucura ao profeir - e fazendo-o por escito neste blog em letras garrafais - que poderia ser um novo Ribot. E assim, um cavalo que secunda aquele que em minha opinião iria se tornar um segundo Ribot, passou a ter igualmente a minha  total atenção. Foi segundo, na carreira seguinte numa milha em Doncaster e assim encerrou sua primeira temporada. Por sua forma de se comportar, pensei com meus butões que com mais idade e distância ele poderia vir a ser, não uma Sea-Bird, contudo, um bom cavalo de corrida.

Voltou em Abril, já aos três anos enfrentando a apenas dois adversários em Haydock Park, na distância de 2,400 metros e deu um vareio. Marquei-o, definitivamente, como algo a ser seguido, mas sua participação seguinte, foi em Chester, onde dificilmente algo é provado. Todavia, ele perdeu para um cavalo chamado Treasure Beach, que segundo o comentarista da carreira era o cavalo que Aiden O'Bien tinha como representante número um da Coolmore para os derbies. Pensei comigo, este cavalinho não tem sorte mesmo! Mas quem o seria carregando um nome como Nathaniel?????

Para tornar esta hirtorinha mais compreenssivel, Treasure Beach não só foi segundo no Derby de Epson, como ganhou o similar irlandês. Enquanto isto o não muito sortudo Nathaniel, ganhava minha afeição e também em Royal Ascot os 2,400m do King Edward VI Stakes - uma espécie de cosolação para aqueles que ficaram fora do Derby,. Vocês lembram daquela musica, vestiu azul e sua sorte então mudou? Pois bem, a seguir, na mesma pista e distância, mas no meeting seguinte, ganhou o King George. Eu que já havia me afeiçoado ao mesmo, simplesmente passei a ama-lo.

Retirou-se da pista com 10 corridas, quatro vitórias, cinco segundos e uma quinta colocação nos 2,000 metros do Champion Stakes. Provando ser um cavalo para a milha e meia e nem um centimeto a menos.

Como não consegui fazer parte do sindicato, acompanhei sua primeira fornada, nascida em 2014, com grande atenção. Éguas boas, mas muito aquem do que Galileo e outros seus filhos recebiam, mas a força dos imbreeds provou que aquela seria - como eu suspeitara - a sua grande arma no breeding-shed. E deste grupo, estava uma potranquinha com o sugestivo nome de Enable.



Não seria uma boa historinha para eu contar para os netos, se os tivesse?