HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

PAPO DE BOTEQUIM: A IMPORTÂNCIA DE SE SABER LER PEDIGREES

Tiro as três últimas semanas do ano para uma reciclagem pessoal e para reunir forças para examinar potros no Brasil. A cabeça tem que estar descansada e o corpo preparado, pois, sempre é uma maratona. E a cada um ano que passa, mais complicada.

Muitas idéias vieram a ser trocadas neste interim, pois, o tempo vago, é abissal. E sempre respeitando a opinião alheia, mas mantendo a minha, descobri que realmente muita gente observa pedigrees de uma forma distinta. Isto não quer dizer que eles não estão aptos a le-lo, como eu me sinto estar. Mas sim o fazem de uma forma diferente que a minha. E diferente não é etrtradp,. é apenas diferente...

Eu por exemplo, tento detectar dominâncias de forma a duplica-las, ou identificar duplicações, que a meu ver irão contribuir para o melhor desempenho do referido animal. Dou imenso valor as linhas maternas, o que me faz portanto um crente nas transmissões diretas de alguns segmentos. Se ele, o elemento, tiver estrutura atlética, as chances de sucesso se tornam maiores. E por isto apresento aqui, uma mini-defesa de minha forma de pensar. Não é, nem pretende ser, uma defesa de tese. Mas é um pouco da experiência que adquiri depois de longos anos de estudo e constatações.

Talvez na única vez que seus dois principais mentores concordaram, Lord derby teve o ensejo de levar um champion sprinter chamado Phalaris para a reprodução Era uma ousadia inominável para a época, num turfe calcado da milha aos 4,000 metros, como fonte única de prova de classe. Pois bem, Phalaris, é com certeza o mais importante semental do século XX, pois dele descendem as tribos de Nearco, Fairway, Native Dancer e Buckpasser. o que deve lhe aquinhoar o rotulo de ser responsável  de cerca de 85% dos thoroughbreds no mundo.

Phalaris desenvolveu, como dito anteriormente importantes segmentos dos dois lados do Atlàntico, outrossim, nota-se que por seu filho feio, Pharos - já que o bonito era tanto para Lord derby como para o resto da humanidade - Fairway, que n algo se sucedeu.  Até Tesio admitiria isto se vivo estivesse hoje, afinal ele escolheu para Nogara, Fairway, mas problemas maiores  o fizeram ter qu3e desvia-la, para Pharos, algo chamado Nearco- Logo, mesmo o mais importante produto da genialidade de um criador italiano, que sabia como ninguém ler pedigrees, nasceu na verdade do acaso. Invicto nas pistas ele foi extremamente explorado por Martin Bensom e de três de seus filhos prosperaram outra seções de suma importância para o Turfe. Nasrullah, Nearctic e Royal Charger.

Atendo a um deles, o champion sprinter canadense Nearctic, veremos que todas as chances a ele foram dadas por Edward Taylor, e de uma delas, nasceu Northern Dancer que igualmente recebeu de Taylor e do mundo, uma atenção total. Como disse, dele e de toda a comunidade turística. A partir dai três segmentos se mantém tremendamente fortes nos atuais pedigrees clássicos: Sadlers Wells-Galileo, Storm Bird-Storm Cat e Danzig-Danehill. Diria, sem medo de estar cometendo um exagero, que justamente com os de Seattle Slew-A. P. Indy e Sunday Silence-Deep Impact, são hoje os cinco dos seis mais fortes sustentáculos do brilhantismo e classicismo do turfe moderno. Todos descendendo de uma única fonte, Phalaris. O sexto cabe a Native Dancer-Raise a Native-Mr. Prospector, igualmente um descendente de Phjalaris, livre da dominância de Nearco.

Estes são, sem sombra de duvidas, os maiores pilares de nossa história atual de provas de grupo.Todos neste patamar, por exercerem algo que classifico de dominância. Saber detecta-las, é um dos acervos que qualifica um leitor. Acreditar em uma transmissão linear, Evidentemente que é passível de dúvidas, mas quando você analisa a performance destes segmentos, imediatamente assimila que as outras linhas entram em composição, aceitando a dominância da raça mais forte. Elas não tem menor importância. Apenas uma importância relativa.

Ouvir de gente que trabalhou com cavalos diferenciados - treinadores, jóckeys e proprietários - ajuda muito, mas que isto aconteça, você tem que saber o que perguntar e estar pronto para ouvir.