HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

quarta-feira, 22 de maio de 2019

PAPO DE BOTEQUIM: OS DOGMAS QUE NÃO ACEITO

É bastante interessante com cada um pensa sobre assuntos que granjeiam o turfe, principalmente no tocante a criação de cavalos de corrida. 

Nestas primeiras vendas, adquiri um potro, de fisico irrepreensível cuja mãe ostentava a idade de 21 anos quando o pariu. Sei que 21 anos não são oito, mas igualmente tenho conhecimento que a mãe de um cavalo chamado Secretariat tinha, 18 quando a ele deu a luz. Gosto muito deste termo dar a luz, pois, discorrer sobre uma um fato verdadeiro, é igualmente dar a luz a alguém que precisa de uma informação para solidificar suas convicções. E no turfe brasileiro, com a inexistência de uma bibliografia maior, dogmas e bolas de cristal, crescem de uma forma assustadora.

Em defesa dos idosos, como eu, escrevo esta defesa de posição.



Seria Somethingroyal uma exceção? Não, mas tenho que aceitar o fato que não são muitas as éguas de 18 anos que podem vir a produzir filhos com o fisico que SecretariaT exibia. Vejam acima. Existem outros casos? Certamente que sim.  E ai esta aquilo que considero o X da questão. Um elemento normal advindo de uma mãe de idade avançada é uma coisa. Um fisico privilegiado nas mesmas condições é outra.  E eu acredito no fisico privilegiado.

Ai um leitor me perguntou se o cruzamento entre elementos de idade avançada não seria um fator prejudicial ao potro?  Afinal o pai do citado potro que trás o sugestivo nome de Orange Juice, First American, tinha na época que cedeu seu sémen 20 anos de idade. Evidentemente que a primeiras vista, não seria a melhor solução. Outrossim lembrei a elste leitor, que Bold Ruler o pai de Secretariat ostentava a idade de 15 anos quando fez o mesmo em relação a Somethingroyal. Logo não poderia ser considerado um jovem.  

Mas vamos por partes pois, foi assim que Jack Estripador se manteve por bastante tempo exercendo sua atividade.

Tac de Boistrom, ganhador de dois Prix Royal Oak (Gr,1) tinha uma mãe de 25 anos. Rewilding, ganhador da Dubai Sheema e do Princeof Wales Stakes, ambas provas de graduação máxima e terceiro para Workforce no Derby, tinha uma mãe de 23 anos. Forever Young, ganhador do Singapore Guineas (Gr.1), tinha uma mãe que contava com 22 anos quando o pariu. Assim como Teaspoon, Willamina, Meu Chuck, Touriga e outros, foram gerados quando suas mãe ostentavam 21 anos de idade, como Orange Juice. São alguns exemplos que imediatamente vem a. minha cabeça. Desta forma, não quero dizer que sejam casos usuais, outrossim, que acontecem, quando o individuo excede em fisico.

Deixo claro, que éguas de cria são basicamente diferentes de reprodutores. Ela é que carrega o pesado, amamenta e os ensina a sobreviver. geralmente com um outro já na barriga. Reprodutores tem ate seis meses de descanso quando não ativos em dois hemisférios. Mas há de se convir que são poucos aqueles que funcionam bem nos dois hemisférios. Assim sendo, torna-se lógico observar que o desgaste fisico de uma égua. ao longo do tempo, é maior que de um reprodutor. Porém, o que deve ficar bastante claro, é que a qualidade de transmissão de um sémen, dificilmente decai com a idade do reprodutor, mas a do leite da mãe, sua parte interna onde o potro se desenvolve e a locomoção da mesma no pasto, sim, Evidente que na grande maioria das éguas. Logo, são pontos que devem ser avaliados pelos criadores. Mas ao selecionador, o que interessa, é o que está a sua frente. Se é um Secretariat ou um Orange Juice, não importa a idade dos pais. O que importa é o individuo em questão.



ORANGE JUICE



Para me ater a fatos recentes, Grand Cru que adquiri e não me arrependo de te-lo feito, é produto de um senhor chamado First American que na época contava com 17 anos, numa reprodutora que obtivera apenas um vitória em pista e que tinha 15 anos e se chamava Just Lucky quando o pariu. Da mesma forma que no mesmo ano selecionei a Fillmore, cujo pai era um senhor chamado Wild Event de 20 anos e a mãe uma senhora não corrida de 13 anos chamada Official Glory, quando o pariu. E para por um ponto final nesta questão, Einstein, um dos melhores inéditos que tive o privilégio de selecionar, tinha um pai de 21 anos quando contribuiu com seu sémen, e uma mãe de 18. Preciso dizer mais alguma coisa, ou um Santa Anita Handicap não responderia a qualquer dúvida?

Temer idade, seja no pai ou na mãe, é criar mais um dogma, que a meu ver não deveria ser sequer pensado, que dirá criado. E ademais, se em um ano você adquire um Hambúrger - e o turfe brasileiro há de vê-lo brilhar- porque no ano seguinte não um Orange Juice, para a refeição se tornar completa?

Tenham com o lema, que o individuo sempre será o centro da questão. Sei que o feio corre como o torto também. Da Hoss e Sea Girl foram rejeitados pelo mercado de Keeneland, por não serem corretos de aprumos, e deram a aqueles que confiaram em minhas crenças, duas Breeders Cup Mile e dois 25 de Mayo, pois, fisico tinham, e o equilíbrio prevaleceu. Mas dentro da regra fujo das exceções, que apenas confirmam o valor da regra. E procuro aquele elemento que poderá ser o atleta maior. 

Não aconselho a quem quer que seja, adquirir éguas de idade avançada e nem mante-las se nada de útil vieram a produzir. Todavia, na posição de selecionador de produtos para a pista, abstenho-me de dogmas, crendices e como não tenho bola de cristal e a mim foi negado o direito de ver o interior de um cavalo,  valho-me apenas do que vejo e preenche meus requisitos.

Até aqui em se tratando de provas de grupo, acerto na faixa dos 25%, o que me fez sobreviver profissionalmente. E, como disse, tenho a minha forma de ver as coisas. Respeito a dos outros, mas que uma coisa fique clara: não aceito dogmas.