HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

STUD H & R

STUD H & R
STUD H & R - TOQUE NA FOTO PARA VER UM UM GP. BRASIL QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS IGUASSU

HARAS IGUASSU
HARAS IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

albatroz bloodstock agency, Inc.

albatroz bloodstock agency, Inc.
albatrozusa@yahoo.com

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

PAPO DE BOTEQUIM: QUEM VAI CEDO AO POTE...

A vida é um eterno projeto. Uma verdadeira passagem de uma coisa a outra. Você aprende aqui, testa ali e com o tempo ensina acolá. E este que recebe seu ensinamento, passa pelo mesmo processo até entregar a outrem seu legado intelectual. É deste forma que difundiu-se a cultura e nosso "modus vivendi".

Para mim, Federico Tesio disse tudo, sem perder o seu tempo de dizer absolutamente nada. Seus atos demonstravam seu saber, e os captava quem assim o merecesse. Ia de uma coisa para outra, apalpando, assustando, absorvendo o aprendizado de cada dia. Por isto dizia falar cos as estrelas. Como sempre trabalhou com linebreeds, e com nove gerações, ficava difícil, principalmente para alguém de sua época captar como ele tinha chegado a aquela solução. Hoje, é fácil se chegar a elas, com o auxilio da tecnologia. Imaginem um homem que criou Nearco, Ribot, Donatello, não descenderiam destes três elementos pelo menos mais de 80% dos cavalos atuais?

Dentro de suas cartas de monta, que décadas atrás tive o prazer de ver, notam-se duas coisas. Observação e paciência. E e é esta paciência que sinto não haver mais, no turfe moderno, onde os resultados tem que vir imediatamente, ou então muda-se o rumo.

A venda de News Years Day, foi prematura. Criadores brasileiros prevaleceram-se e ganharam um bom dinheiro, pois o adquiriram antes de Maximum Security, aparecer e o venderam depois dele tornar-se o favorito do Kentucky Derby, ao vencer o Florida Derby. E vender talvez tenha sido não só a melhor situação financeira, mas técnica também, jºa que ele veio a produzir outros importantes ganhadores, mas nada de real impacto. Que tenha boa sorte no Japão.

Recentemente comentei que a venda para a Turquia de Daredevil foi prematura. Antes mesmo de seus filhos estrearem. E eis que hoje com sua primeira geração atingindo os três anos, consegue a vencedora do Preakness stakes e do Kentucky Oaks. Quanto vale ele agora? E também para a Turqy+uia, vendido pela mesma Winstar foi Super Saber.

Super Saver foi vendido depois de seis gerações estreadas, dos quais vieram a ganhar provas de grupo, 11 de seus filhos. Quatro dos quais em instâncias máximas, sendo um deles o bem concorrido reprodutor Runhappy. Sábado, Happy Saver conquistou em Belmont Park, o Jockey Club Gold Cup e me fez ver que se este reprodutor fosse melhor administrado em termos de seleção de éguas, suas chances de suceder no mercado seriam enormes.

Happy Saver tem um dos pedigrees mais bem elaborados que tive o ensejo de ver nos ganhadores de grupo da atual temporada. 

Mas houveram outros filhos de Super Saver que a meu ver, eram igualmente bem dotados em termos geneticamente. Analisem as estruturas montadas nos pedigrees abaixo, e sintam que um pouco de ajuda das mães, Super Saver, conseguia demonstrar sua capacidade de transmissão. Não teriam ido cedo demais ao pote se desvencilhando de Super Save, também?

Competitive Edge (2012) - G2
Embellish the Lace (2012) - G1
High Dolar Woman (2012) - G3
I Spend It (2012) - G2
Runhappy (2012) - G1
Super Majesty (2012) - G3
Insight Strike (2013) - G3