HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO

HARAS SÃO PEDRO DO ALTO
HARAS SÃO PEDRO DO ALTO - Qualidade ao invés de Quantidade

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

JOCKEY CLUB BRASILEIRO

JOCKEY CLUB BRASILEIRO
JOCKEY CLUB BRASILEIRO

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

A COLUNA DE QUARTA-FEIRA

GP Paraná 2024

Neste próximo final de semana teremos a disputa do aguardado GP Paraná GIII, prova com R$ 100 mil de premiação ao ganhador a ser disputada em dois mil metros na areia do Tarumã. Nos principais festivais pelo mundo, Arco, Breeders Cup, Champions Day, etc, abrimos os pedigrees para uma avaliação de dominâncias. Seguidamente fazia a menção que nós brasileiros somos o país de todas as tribos, será que somos, em relação aos reprodutores?

Pegando os dez inscritos no GP Paraná GIII, encontramos que três deles tem como pai descendentes de Northern Dancer através de Deputy Minister (Jackson Pollock), Sadlers Wells (Rintintin) e Nureyev (Ritz). Temos dois inscritos com a linha paterna via Mr. Prospector, ambos via Fappiano com L'ente Supremo e Obataye. Outros dois via Halo, ambos através do americano Verrazano, falo de Fervoroso e Olympic Owner. Outras três tribos paternas com um representante cada um, Damascus com Apolo Dez, Seattle Slew com No Bien Ni Mal e In Reality com Novikov. Em uma prova com dez participantes, teremos a presença de seis tribos, diferente dos EUA e Europa onde Northern Dancer e Mr. Prospector praticamente não dá espaço para as demais tribos sequer participarem, quanto muito um Halo na Europa ou um Seattle Slew nos EUA. Brasil é ou não é o "paraíso de todas as tribos"?

Mas e quanto os avôs maternos? Será que no GP Paraná teremos este festival de tribos participando nas linhas altas das mães?

E a resposta é não, pois metade do campo tem mães descendentes de Mr. Prospector através de três Fappianos, um Kingmambo e um Machiavellian. Outros quatro com a mãe em linha alta de Northern Dancer via dois Sadlers Wells, um Nijinsky e um Storm Cat. E ainda teremos um competidor L'ente Supremo, onde sua mãe descende em linha alta de In Reality.

Continuando com L'ente Supremo ele é o único do campo com pedigree totalmente aberto, sem inbreedings. Ou seja, noventa por cento dos competidores a glória no Tarumã tem pelo menos um inbreeding até a quinta geração. Esse percentual entre 85% a 90% é o que se nota tanto nos campos das principais provas pelo mundo além do mesmo percentual de ganhadores de grupo pelo planeta, incrível a coincidência.... será? 

Outro dado importante, cem por cento dos competidores, ou seja TODOS, têm pai ou mãe descendente de Mr. Prospector ou Northern Dancer. Para que inventar cruzamentos sem os dois?

Entre os competidores, destaque para o cavalo da casa, convém sempre respeitar o cavalo da casa, de nome Obataye, um dos melhores animais em treinamento no Brasil, vem de segundo no GP São Paulo, vitória no GP Brasil e segundo no GP Matias Machline, todas provas de GI. Conta ainda com a ajuda do faixa Rintintin que vem de quarto lugar na Pegasus Brasil.

O duelo entre o potro No Bien Ni Mal, ganhador de forma fácil da última versão da Pegasus Brasil contra Apolo Dez apontado pelo público turfístico como o melhor animal em treinamento na areia no Brasil, vem de seis vitórias consecutivas, todas na areia da Gávea, sendo a última no GP Salgado filho GIII. Fala-se que na sequência deve ir ao Uruguai correr o GP Ramirez em janeiro, no dia dos Reis. Esse embate promete!!!

Temos três candidatos na espreita, na minha opinião, que trata-se de Olympic Owner do pé quente Cid Campelo, um dos proprietários, mudou a campanha da grama para areia, onde é invicto vindo de vitórias por longa distância no Clássico Ricardo Lara Vidigal e Prova Especial EU Também, ambas disputadas em Cidade Jardim. Jackson Pollock vem de duas vitórias convincentes em Pernambuco, nos GP Bento Magalhães e GP Manoel Medeiros, além de um segundo lugar para Apolo Dez no Delegações Turfísticas GIII na Gávea, terá sua revanche?

Além deles, o cavalo L'ente Supremo desafiando os percentuais do perfil dos cavalos que mais ganham no mundo, ele único pedigree aberto do campo, além de sua mãe não descender em linha alta de Mr. Prospector ou Northern Dancer, vem de vitória GP Presidente Antonio Correa Barbosa GIII Cidade Jardim, além de possuir uma quarta colocação no GP Latino Americano. Ele que no passado já surpreendeu Apolo Dez, será capaz de fazer novamente em terras desconhecidas para ambos?

Fica a pergunta, quem em sua opinião vai levar o Pix de R$ 100 mil para casa?

Até a próxima quarta, abraço virtual

Marcel Bacelo