Vocês leram com a devida atenção o Aviso aos Navegantes de hoje? Deram a ele o devido respeito e tiveram a pachorra de voltar no blog de ontem, revendo o nosso Você Sabia sobre Dubai Millenium ? Pois bem, espero que sim.,
Tento dentro de minhas limitações, - que atualmente não são poucas -ressaltar coisas que acredito serem importantes, para seu conhecimento. A história se pega em alguns como Ribot, Frankel e Zenyatta e pouco citam outros grandes como eles, do quilate de Dubai Millenium, Shergar, Dancing Brave e Nashwan. Isto não é de maneira alguma uma reclamação, apenas uma mera constatação.
Conhecedores da história, fica mais simples de reconhecer o que fez de Dubawi ser o que é. Mas como justificar, por exemplo, Into Mischief ? O maior ganhador de estatísticas para reprodutores da era moderna, depois de Bold Ruler e seu pai Nasrullah. Eu tenho minhas teorias, que tem o direito de serem refutadas, mas mesmo assim, me sinto no direito de defende-las à luz dos fatos.
Como justificar este filho do acima da média Harlan´s Holiday numa égua, ganhadora de uma listed race - aos dois anos de idade em Hoosier Park no estado de Indiana - e por isto classificada pelo benevolentes como "classiqueira", capaz de produzir a four times Champion Beholder, ao seven times north-american leading sire Into Mischeif e o igualmente como os dois citados Group 1 winner Mendelssohn, sendo igualmente uma filha do obscuro Tricky Creek em um mãe Stop the Music x One for All, transformar-se no monstro em que se transformou no breeding-shed, inicialmente recebendo éguas de baixo calibre ?
Meus queridos navegantes, Leslie´s Lady teve que correr 29 carreiras, para ganhar este pobre clasicozinho em Indiana. Teve que gerar a 14 produtos registrados com 11 diustinros reprodutores, para chegar a gerar as estes três ganhadores de grupo 1 a n ão se o fato de ser neta de uma égua produto da junção de Sea-Bird na realmente clássica, Pantelin ? Mas espera ai, não poderia ser o fato dele ser descendente direto ee Storm Cat ou da prestimosa linha tronco 23-b, ou ainda por ostentar os imbreeds em Northern Dancer e Hail to Reason ? Não, pois tenho a louca convicção ser o fato de Sea-Bird, do qual Into Mischief tem muito a ver fisicamente, ser a razão principal de tal sucesso. Alucinógena, não ???
Pois é, o tempo faz nos criar em torno de nós mesmos, certezas, apavorantes aos olhos dos mais céticos. E esta que vos revê-lo, é uma delas. Teria a idade trazido a loucura do devaneio solitário capaz de ter "abrido" minha caixa de Pandora? Possivelmente sim, pois o sedentarismo aliado a falta do que fazer, criam fantasmas de proporções inimagináveis.
Querer saber as razões das coisas, o leva a uma categoria de curioso mor. Todavia mesmo tudo tendo uma razão de ser, isto não faz de você um professor pardal, na tentativa de justificar, aquilo que parece não ter justificativa alguma. Nunca escondi o fato de ser um cara de mais duvidas do que certezas e testo minhas convicções quase que diariamente.
Tomem nota... se você não quer se complicar, evite justificar.