Quem acompanha meu trabalho, sabe de minha ojeriza em tecer comparações, entre elementos que nunca se defrontaram. E a coisa não fica apenas restrita na seara do turfe. Ontem mesmo, um bem mais jovem rubro-negro perguntou-me qual o time que jogava mais bola, o de 81 do Zico, o de 19 de Gabigol ou o de 25 de de Arrascaeta?
Realidades completamente distintas, respondi eu.
Imaginem que a turma do Zico treinava na Gávea, com uma salinha de musculação ridicula e um campo com gramado deficiente e sem iluminação. Hoje as de Gabigol e de Arrascaeta, gozam das vantagens de um centro de treinamento do quilate do Ninho do Urubu, dotado do que há de mais moderno e provado no âmbito preparatório. E o que dizer das viagens, onde nos anos 80, a aéreas eram feitas em vôos comerciais, na classe turística, com as agruras que existem nestes translados. Foi assim, que Zico e Cia, seguiram para Tokio. Hoje enquanto estou escrevendo esta, o time do Flamengo está viajando para Doha, em voo fretado, numa aeronave com 96 assentos de primeira classe. Atualmente paga-se aos jogadores salários milionários e em dia. No tempo de Zico, salários módicos e a receber quando dava...
Farwell tinha condições de treinamento e viagens inferiores as de Much Better, Não havia controle de medicações e só assim Atlas pode suplanta-lo em San Isidro. Much Better perdeu um de seus Pellegrinis, para o peruano Laredo, por uma infeliz decisão de Jorge Ricardo, na entrada da reta. O transporte no tempo de Fartwell era um. No de Much Better, outro.
Logo, até há espaço, para se arriscar a afirmar que Farwell possa ter sio mais cavalo que Much Better, assim como Zico melhor jogador que Gabigol e de Arrascaeta. Outrossim, me recuso a fazê-lo e acho inútil quaisquer tipos de comparações.
Teria Secretariat mais carreira em 2,000 metros que Flightline ? Gostaria de ter mais certezas do que duvidas.
Um bom dia para todos.