HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL

HARAS SANTA RITA DA SERRA - BRASIL
HARAS SANTA RITA DA SERRA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS REGINA

HARAS REGINA
JOLIE OLIMPICA BRAZILIAN CHAMPION 2YO - HARAS REGINA - CLIQUE NA FOTO PARA CONHECER NOSSO PROJETO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO

HARAS FIGUEIRA DO LAGO
NEPAL GAVEA´S CHAMPION 2YO - HARAS FIGUEIRA DO LAGO - São Miguel, São Paulo

ESTAMOS A SUA ESPERA

ESTAMOS A SUA ESPERA
Renato Gameiro

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS

HARAS SANTA MARIA DE ARARAS
Santa Maria DE ARARAS: TOQUE NA FOTOGRAFIA E VENHA CONHECER O BERÇO DE CAMPEÕES

HARAS ESTRELA NOVA

HARAS ESTRELA NOVA
Venha nos conhecer melhor no Instagram @haras.estrelanova.

HARAS NIJU

HARAS NIJU
toque na foto para conhecer nosso projeto

HARAS FRONTEIRA

HARAS FRONTEIRA
HARAS Fronteira

HARAS ERALDO PALMERINI

HARAS ERALDO PALMERINI
HARAS ERALDO PALMERINI a casa de Lionel the Best (foto de Paula Bezerra Jr), Jet Lag, Estupenda de Mais, Hotaru, etc...

STUD MY DAD HERO

STUD MY DAD HERO
Objetivo Maior - Winner's Circle

HARAS CIFRA

HARAS CIFRA
HARAS CIFRA - HALSTON POR MARILIA LEMOS

HARAS RIO IGUASSU

HARAS RIO IGUASSU
HARAS RIO IGUASSU A PROCURA DA VELOCIDADE CLÁSSICA - Foto de Karol Loureiro

HARAS OLD FRIENDS

HARAS OLD FRIENDS
HARAS OLD FRIENDS, vendendo diretamente toda a sua geração

HARAS PARAISO DA LAGOA

HARAS PARAISO DA LAGOA
HARAS PARAÍSO DA LAGOA, UMA ESTRELA A MAIS NO UNIVERSO

STUD YELLOW RIVER

STUD YELLOW RIVER
STUD YELLOW RIVER - Criando para correr

terça-feira, 13 de abril de 2021

PONTO CEGO: CHEGA DE COMPARAÇÕES

Temos que ser racionais, mesmo quando as sensações tomam conta de seu ser. O Flamengo a meu ver é melhor time que o Palmeiras, neste exato momento, mas isto não o garante de ganhar todos os embates que terá com o time de São Paulo daqui para a frente.  O fez nas últimas disputas, mas o Palmeiras de hoje não é mais aquele Galleto ao Primo Canto de Felipão, Mano Meneses e Luxemburgo. Things change ! No turfe, acontece a mesmíssima coisa. E diria até que por ser um esporte onde a aferição do tempo, é de suma importância há de se ter ainda mais cuidado quando o assunto recair em comparações.

Confesso não ser fácil, qualquer tipo de comparação, mesmo para os analistas mais experientes. Quanto mais em cavalos de corrida. Evidentemente, quando houver honestidade de princípios, as dificuldades se tornam ainda mais gigantes. Porque estou me atendo a isto? Pela simples razão que alguns leitores mais observadores imediatamente compararam os tempos das corridas de George Washington e Olympic Kremilin, que diferiram em quase dois segundos a favor do potro, mas em corridas levadas a efeito com. mais de 24 horas de transcurso. Isto de maneira alguma pode requerer uma comparação direta, embora distâncias e cenários tenham vindo a acontecer num espaço não muito grande. Mas há de convir que a pista secava. Pois se assim o fosse teríamos que assumir, que o potro bateria ao cavalo mais velho por uma diferença de 10 a 12 corpos.  E acredito que em sã consciência não seriam muitos a coadunar com ela opinião? Eu, por exemplo, não.

Quando você levanta uma comparação entre dois cavalos que correram no mesmo dia e cenário, com diferença de minutos, pelo menos estará comparando laranjas lima, com laranjas peras, que embora possuem sabores distintos, pertencem a mesma nomenclatura frutífera.  Quando se trata de situações mesmo com apenas 24 horas de diferença - mas com um pista modificando-se segundo a medição do perittômetro - você estará no mínimo sendo obrigado a comparar laranjas com maças. Ambas deliciosas mas com sabores diferentes e nomenclaturas disintas.

Não interessa que George Washington, possa vir a correr mais na grama irregular. Continuam a ser situações distintas. Hoje reparo Pimpers Paradise, Olympic Kremlin e George Washington, os cavalos que no momento apresentam maior competitividade para a distância de 2,400 metros, numa grama normal. E além do que apresentaram até aqui, os três apresentam fundamentos genéricos que os garantem staminicamente falando.

Eu acho Janelle Monae, uma égua extraordinária, mas que para esta distância, e com mesmas condições de temperatura e pressão  não teria a mesma desenvoltura para bater aos três acima citados, neste exato momento. Todavia, como sempre me reservo ao direito de afirmar, isto é apenas um questão de opinião.

Valeria a pena pela idade, se transladar Olympic Kremlin para os Estados Unidos? Para um cavalo que parece até aqui mais afeito a milha e meia, é perigoso, pois, além do enfrentamento com europeus - mesmo sendo estes europeus elementos de segunda e terceira linha - há o problema de poucas corridas na distância. O cavalo tem que se provar pelo menos nos 2,000 metros com a mesma habilidade e talvez a Copa ABCPCC possa dirimir esta questão.

Não sou eu que traço, muito menos que decido sobre a vida atlética de Olympic Kremlin, Janelle Monae, Pimper´s Paradise e George Washington, mas confesso qu gostaria de vê-los em um Grande Prêmio Brasil, numa pista normal. Ou mesmo numa ANCPCC. E ai então poder-se-ia traçar um paralelo sobre suas qualidades. Até lá, que cada um siga o seu caminho, sem comparações.